1 - Servidor aposentado: já fez sua prova de vida?

 
Como informado pela Divisão de Administração de Pessoal, servidores aposentados da UFSJ têm até o dia 31 de julho para realizarem a prova de vida anual.
 
A prova de vida é o recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis, de que trata a Portaria ME nº 244, de 15 de junho de 2020, e a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 45, de 15 de junho de 2020.
 
Confira o cronograma para a realização dos procedimentos:
 
1) Os aniversariantes de janeiro de 2020 a junho de 2021 que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizá-la até o dia 31 de julho de 2021. Esta comprovação regularizará os anos de 2020 e 2021.
 
2) Os aniversariantes de agosto e setembro de 2021 que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizá-la no mês de aniversário. Esta comprovação regularizará os anos de 2020 e 2021. Caso esses aniversariantes façam a prova de vida até 31/07/2021, este procedimento regularizará apenas a situação de 2020, devendo o aposentado/pensionista refazê-lo no mês de aniversário ainda em 2021.
 
3) Os aniversariantes de outubro a dezembro de 2021 que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizá-la até 31/07/2021, para regularização do ano de 2020, e novamente a partir do primeiro dia do mês de aniversário para regularização do ano de 2021.
 
Além do habitual recadastramento nas agências bancárias, os aposentados e pensionistas poderão consultar no aplicativo SouGov.br a situação da comprovação de vida, o prazo para a sua realização e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel, caso tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
 
Mais informações sobre os procedimentos necessários poderão ser solicitadas no Setor de Aposentadorias e Pensões, pelo email seape@ufsj.edu.br.
 

2 - SESEG/DIPRE comunica alteração da data para desinsetização/desratização na UFSJ/Sede

 
O Setor de Serviços Gerais (Seseg/Dipre) comunica alteração das datas de execução de serviços de desinsetização/desratização das instalações da UFSJ/Sede, pela Dedetizadora BIOPRAGAS CONTROLE DE VETORES LTDA.
 
As novas datas serão: 23 de julho, sexta-feira (exceto no Pavilhão de salas de aula do CSA) e 24 de julho, sábado.  
 
Os responsáveis pelos ambientes devem informar, pelo e-mail seseg@ufsj.edu.br, as especificidades ou objeções dos locais  para receber os serviços, que serão acompanhados pela equipe de limpeza e manutenção.
 

3 -  Promel convida para bancas

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida toda a comunidade acadêmica para as bancas de qualificação:
 
Título: REAL MARAVILHOSO ou FANTÁSTICO? UMA LEITURA DE LA FURIA Y OTROS CUENTOS, DE SILVINA OCAMPO, da mestranda  Polyanna Riná Santos.
Quando: 21 de julho, às 15h, pelo Google Meet.
Linha de pesquisa: Literatura e Memória Cultural
 
Título: Canthos e Incantare: uma dialética da função social do cancionista na obra de Belchior, do mestrando Marco Aurélio Afonso Costa. 
Quando: 23 de julho, às 14h. Os interessados em assistir devem enviar um e-mail para markoaureliocosta@gmail.com até o dia 22.
Linha de pesquisa: Literatura e Memória Cultural
 
Título: Segunda Chamada: representações e identidades de professores e alunos na EJA na mídia, da mestranda Mônica Trindade Dias.
Quando: 23 de julho, às 14:30, via Google Meet.
Linha de pesquisa: Discurso e Representação Social
 

4 - PPGEQ convida para defesa

 
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSJ, Campus Alto Paraopeba, convida toda a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de Mestrado, intitulada SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ESPUMAS DE POLIURETANO A PARTIR DA MISTURA DE POLIÓIS PROVENIENTES DOS ÓLEOS DE SOJA RESIDUAL E MORINGA, da aluna Mariana Simões Gualberto.
 
Quando: 23 de julho, às 19h, via Meet.
Banca examinadora: professores doutores Eduardo Prado Baston (UFSJ/DEQUI- PPGEQ), Cristiane Medina Finzi Quintão (UFSJ/DEQUI-PPGEQ), Jorge David Alguiar Bellido (UFSJ/DEQUI - PPGEQ), Ígor José Boggione Santos - Suplente (UFSJ/DQBIO- PPGEQ), Kátia Monteiro Novack (UFOP/DEQUI).
 

5 - PROFMAT convida para bancas

 
O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional convida a todos para as seguintes defesas:
 
Título: Cálculo Diferencial e Integral: aspectos da disciplina na formação do professor de Matemática e propostas de sequências didáticas para alunos de Ensino Médio, do mestrando Ricardo Vieira Lima.
Quando: 21 de julho, às 14h, pelo Google Meet.
Banca de defesa: 
Orientadora: Andréia Malacarne
Membra interna: Andréa Cristiane dos Santos Delfino - UFSJ
Membro externo: Francis Félix Córdova Puma - UFSC
 
Título: Introdução ao conteúdo de séries temporais por meio de ensino remoto: relato de uma experiência, da mestranda Adriana Marta de Souza
Quando: 22 de julho, às 14h, pelo Google Meet
Banca de defesa: 
Orientadora: Luciane Teixeira Passos Giarola
Membra interna: Viviane Pardini Valério  - UFSJ
Membra externa ao PROFMAT: Rejane Corrêa da Rocha - UFSJ
Membra externa à UFSJ: Graziela Rocha Dutra Gouvêa - UFOP
 
Título: Desempenho de estudantes do estado de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 considerando variações socioeconômicas, do mestrando Cayo César Viana de Lima
Quando: 26 de julho, às 14h, via Google Meet.
Banca de defesa: 
Orientadora: Carla Regina Guimarães Brighenti
Membra interna: Viviane Pardini Valério  - UFSJ
Membro externo: Everton Luiz de Paula - UFVJM
 
Título: Uma década de questões de estatística e probabilidade no ENEM: análise das provas e das práticas de ensino, do mestrando Marco Aurélio Nogueira Leão
Quando: 28 de julho, às 14:30, via Google Meet.
Banca de defesa: 
Orientadora: Carla Regina Guimarães Brighenti
Membra interna: Luciane Teixeira Passos Giarola - UFSJ
Membro externo: Everton Luiz de Paula - UFVJM
 
Título: Percepções dos professores de matemática e alunos do ensino médio relacionadas ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de apoio no ensino de tópicos de estatística, analisadas em uma Escola Pública Estadual do Município de Divinópolis-MG, da mestranda Ana Paula Souza.
Quando: 30 de julho, às 14h, via Google Meet.
Banca de defesa: 
Orientadora: Andréa Cristiane dos Santos Delfino
Membra interna: Andréia Malacarne - UFSJ
Membro externo: Alessandra Querino da Silva - UFGD
 

6 - Divulgado edital para a V Mostra Vestígios

 
O Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS), convida a todos para a V Mostra Vestígios: Vestígios do Futuro, que se realizará entre os dias 20 e 24 de setembro de 2021, em plataforma digital. 
 
O Edital encontra-se disponível aqui. Já as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho, por meio deste link.
 
Mais informações pelo email mostravestigiospipaus@ufsj.edu.br.
 

7 - Aberto edital para o Programa de recepção de professores visitantes no Instituto Politécnico de Bragança

 
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal) partilha a visão de diferenciação através da promoção da internacionalização, da inovação formativa e da investigação aplicada. Reforçando o seu historial de internacionalização, o IPB promove a abertura do Edital 2022 para a receção de professores visitantes, com as condições apresentadas no documento anexo.
 
Os professores interessados deverão submeter candidatura até à data limite de 31/08/2021.
 
Para mais informações, acesse o site da Assin.
 
*Com informações de IPB
 

8 - [CONVITE] Unifei convida para Ciclo de Palestras PRG 

 
A Universidade Federal de Itajubá convida a todos para o Ciclo de Palestras da PRG. Com o tema A Engenharia e as novas DCNs: Desafios e Perspectivas, a conversa de hoje será ministrada pelo professor Vandeli Fava de Oliveira.
 
A palestra acontece às 14h, com transmissão pelo canal da Unifei no YouTube.

Última atualização: 21/07/2021