1 - Pesquisa sobre alfabetização na pandemia mostra realidade de alunos e professores

 
O desafio de aprender e ensinar a ler e a escrever, durante a pandemia, recebeu atenção especial de pesquisadores de todo o Brasil, que buscaram compreender de forma aprofundada a situação da alfabetização de crianças neste período. Coordenado pela professora do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ, Socorro Alencar Nunes Macedo, o grupo promoveu a pesquisa Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia da covid-19.
 
Confira a matéria completa.
 

2 - É amanhã o workshop sobre patentes

 
Nesta quarta, 4, a partir das 10h30, a UFSJ recebe, numa promoção do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec) e das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), o Workshop Construção de patentes relevantes, ministrado por Henry Suzuki, fundador da Axonal Consultoria Tecnológica, empresa prestadora de serviços de prospecção, indução e suporte ao desenvolvimento e comercialização de novos produtos e plataformas tecnológicas, com foco em atividades que envolvem geração e proteção de capital intelectual, financiamento de projetos e transferência de tecnologia.
 
 
Podem se inscrever servidores e alunos da UFSJ, bem como interessados da comunidade externa, bastando preencher o formulário disponível neste link. A transmissão será via Google Meet, o endereço da sala enviado por e-mail aos inscritos.
 

3 - Conversando Agroecologia recebe Panadés Rubió

 
O encontro desta terça, 3, às 20h, na agenda do Conversando Agroecologia, tem como tema Bioprospecção da flora, com o professor Francisco Panadés Rubió, médico que atua no Internato Rural da UFMG e na equipe de Mobilização Social e Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas). O debate será mediado pelo professor Walter Matrangolo, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.
 
Com transmissão pelo Google Meet, o evento virtual é gratuito, realizado quinzenalmente pelo Grupo Guayi de Agroecologia, do Campus Sete Lagoas. Seu acervo está disponível no YouTube. A mais recente atualização, a palestra da professora Leila de Castro Louback Ferraz (UFSJ Sete Lagoas) sobre manejo agroecológico de doenças em plantas, pode ser assistida aqui.
 
Mais informações: guayi@ufsj.edu.br
 

4 - PPGCS convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde convida a comunidade acadêmica para a defesa de tese, intitulada PERFIL CLÍNICO E LABORATORIAL DE PACIENTES COM DISTÚRBIO MINERAL E ÓSSEO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA NÃO DIALÍTICA, da doutoranda Karla Amaral Nogueira Quadros.
 
Quando: 04 de agosto, às 14h, pelo Google Meet.
Banca examinadora: Alba Otoni (presidente), André de Oliveira Baldoni (membro interno), Flávio Mendonça Pinto - SCBH (externo à Instituição), Márcia Christina Caetano Romano (externa ao Programa), Mery Natali Silva Abreu - UFMG (externa à Instituição). 
 

5 - Promel convida para banca

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras convida toda a comunidade para banca de qualificação, intitulada Narrativas de vida de imigrantes e(m) discurso: representações sobre a Língua Portuguesa e sua aprendizagem, do mestrando Hiago Higor de Lima.
 
Quando: 05 de agosto, às 14h, via Meet.
Linha de pesquisa: Discurso e Representação Social

Última atualização: 03/08/2021