1 - CCO faz consulta à sua comunidade

 
A presidente da Comissão Eleitoral torna pública a pesquisa para levantamento de candidatos aos cargos de diretor e vice-diretor do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). A inscrição acontece no período de 23 a 27 de agosto, das 8h às 17h, pelo e-mail pesquisa_direcaocco2021@ufsj.edu.br.
 
Mais informações no site da Comissão Eleitoral.
 

2 - Laboratório da Filosofia promove estudos sobre Mitologia Grega

 
O Laboratório Ártemis, do Curso de Filosofia da UFSJ, promove, a partir de setembro, o Grupo de Estudos sobre Mitologia Grega. Com encontros semanais, o coletivo irá discutir os 3 volumes d'O Caos aos Heróis, de Junito de Souza Brandão.
 
Aos interessados, as inscrições podem ser feitas neste formulário. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail artemis@ufsj.edu.br.
 

3 - Seminários do FQMat debate propriedades ópticas nesta sexta (06/08)

 
A disciplina Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) debate, nesta sexta-feira (06/08), a partir das 10h, Propriedades ópticas não lineares de derivados de chalconas, dibenzalacetonas, hidrazonas, pirazolinas e tiossemicarbazonas. O convidado é o professor Márcio André Rodrigues Cavalcanti de Alencar, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
 
A transmissão será realizada no canal do FQMat no Youtube.
 
Resumo
 
A Óptica não Linear é a área da Física que investiga os efeitos associados às alterações das propriedades ópticas de um meio material devido à sua interação com a luz. Essa área engloba desde pesquisa básica, que busca identificar novos fenômenos ou materiais, à pesquisa aplicada, na qual efeitos ópticos não lineares, tais como geração de segundo harmônico, absorção e refração não lineares, são explorados para o desenvolvimento de aplicações fotônicas. Nesta seminários, faremos uma breve introdução à Óptica não Linear e apresentaremos resultados de nossos estudos sobre caracterização óptica de compostos orgânicos derivados de chalconas, dibenzalacetonas, hidrazonas, pirazolinas e tiossemicarbazonas. Nesses estudos, investigamos teoricamente e experimentalmente as propriedades ópticas não lineares de segunda e terceira ordem de substâncias pertencentes a estas classes. O estudo computacional foi realizado empregando a teoria de Hartree-Fock dependente do tempo e o hamiltoniano PM-7 disponível no programa MOPAC 2016. As propriedades ópticas não lineares de geração de segundo harmônico e absorção não linear foram caracterizadas usando o método do pó de Kurtz e Perry e a técnica de varredura-Z, respectivamente. Os resultados obtidos sugerem que essas classes de moléculas orgânicas são promissoras para o desenvolvimento de aplicações fotônicas.
 
Lattes Pesquisador
 
*Com informações do FQMat
 

4 - PPGEQ convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSJ, Campus Alto Paraopeba, convida toda a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de mestrado, intitulada INCORPORAÇÃO DE NANOPROTEÍNA α-LACTOALBUMINA ENCAPSULADA COM BIOATIVOS EM QUEIJO MINAS FRESCAL PARA A REDUÇÃO DE SÓDIO E MELHORAMENTO FUNCIONAL, do aluno Jhonatan Rafael de Oliveira Bianchi.
 
Quando: 06 de agosto, às 14, pelo Google Meet.
Banca examinadora: professores doutores Ígor José Boggione Santos (UFSJ/DQBIO - PPGEQ), Cristiane Medina Finzi Quintão (UFSJ/DEQUI - PPGEQ), Edson Romano Nucci (UFSJ/DQBIO - PPGEQ), Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior (UFV/DTA), Jane Sélia dos Reis Coimbra – (UFV/DTA), Delaine Meireles Gouvêa Boggione – Suplente.

Última atualização: 04/08/2021