1 - PROGP abre inscrições para o curso Google Forms

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), abrem inscrições para o curso Google Forms, que acontece pelo Google Meet, no dia 25 de agosto, das 13:30 às 16:30.
 
O curso visa capacitar servidores nas funcionalidades do Google Forms através da criação de formulários e  geração de respostas em planilhas.
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

2 - Pós em Ciência da Computação: abertas inscrições em disciplinas isoladas

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) está com inscrições abertas, até a próxima quarta, 18, para disciplinas isoladas. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail ppgcc@ufsj.edu.br, anexando à solicitação de inscrição cópia digitalizada simples (sem necessidade de autenticação em Cartório de Notas) dos seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido, diploma de graduação, identidade e CPF.
 
Para mais informações, acesse o site do Programa.
 

3 - PPMEC convida para banca

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica convida para a defesa de dissertação de mestrado, intitulada Desenvolvimento e caracterização de argamassas geopoliméricas a base de metacaulim com adição de resina epóxi, do discente João Vitor Mendonça Castro.
 
Quando: 17 de agosto, às 09 horas, pelo Google Meet.
Banca: Kurt Strecker - UFSJ
Roseli Marins Balestra – UFSJ
Simone Pereira Taguchi Borges – UFRRJ
Leandro José da Silva - UFSJ
 

4 - PPEDU promove Seminário

 
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPEDU) promove, entre os dias 22 e 26 de novembro, o II Seminário de Pesquisa e Avaliação. O evento é resultado de uma organização entre os discentes do Programa  e conta com o apoio de docentes vinculados ao mesmo. 
 
Com o objetivo de promover a constituição de um espaço de debate e troca de experiências sobre as pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento na área de Educação, o seminário recebe trabalhos até o dia 11 de setembro.
 
Para mais informações sobre normas de submissão ou inscrições, clique aqui.
 

5 - IF Sudeste MG divulga edital de seleção para professor substituto

 
A reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, torna público o Edital para o processo seletivo de contratação de professor substituto na área de História, no Campus São João del-Rei. 
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de agosto. A habilitação mínima exigida é a de graduação em História.
 
Para mais informações, acesse o site do IF Sudeste MG.  
 

6 - Universidade de Concepción convida para Escola de Inverno

 
A Universidade de Concepción, Chile, convida para a 3ª edição da Escola de Inverno. Com o tema Fortalecendo a Liderança do Cuidado, as conferências acontecem nos dias 13, 16, 19 e 23 de agosto.
 
As inscrições podem ser realizadas, de forma gratuita, neste link. A programação completa pode ser conferida aqui.
 

7 - [Colaboração em pesquisa] Estudante da UFSCar solicita colaboração em pesquisa

 
A pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Érika Bedin, juntamente com outros pesquisadores, solicita colaboração no estudo DESEMPENHO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS NA PROMOÇÃO E APLICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 33448820.7.0000.5504).
 
A pesquisa tem como objetivo validar um instrumento de coleta de dados para avaliação da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior. O questionário tem duração de 5 a 10 minutos e pode ser respondido neste link.
 

8 - [Convite] UFSM convida para Jornada Acadêmica Integrada

 
A Universidade Federal de Santa Maria convida para a 36ª Jornada Acadêmica Integrada, que acontece entre os dias 22 e 26 de novembro. O evento busca estimular a iniciação dos alunos de graduação e de pós-graduação no meio acadêmico, promovendo a troca de experiências por meio da divulgação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.
 
As inscrições para a Jornada estão abertas até 20 de agosto e podem ser feitas no Portal UFSM.
 
Mais informações no site.
 

9 - Alteração no Calendário da Chamada 01/2021 - Demanda Universal

 
A Fapemig comunica uma alteração no calendário da chamada 01/2021 – Demanda Universal. A divulgação do resultado, antes prevista para 18/8, foi adiada para 21/9, como é possível conferir no arquivo disponível para consultas aqui.
 
O adiamento foi necessário devido à grande quantidade de propostas recebidas. Ao todo, foram 2.192 propostas de pesquisadores de todas as regiões de Minas Gerais. Com essa alteração, também foram adiados os prazos para interposição de recursos (até 1/10) e para contratação das propostas aprovadas (a partir de 22/10/21).
 
Os documentos associados a essa chamada podem ser conferidos aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas via Fale Conosco.
 
*Com informações de Fapemig
 

10 - Atenção ao prazo da chamada para apoio a eventos

 
Encerra-se na próxima terça-feira, 17/8, o prazo para submissão de propostas na primeira entrada da chamada FAPEMIG 04/2021 – Organização de Eventos. Lançada em junho, a chamada tem como objetivo incentivar a divulgação de resultados de pesquisas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
 
As submissões devem ser feitas de acordo com o período de realização dos eventos. A primeira entrada refere-se a encontros que acontecerão ainda em 2021, especificamente entre 1/10/21 e 30/12/21. Estão previstos R$860 mil para as propostas aprovadas nessa etapa.
 
A chamada pode ser conferida aqui. A matéria publicada na época do lançamento da chamada traz outros detalhes. Em caso de dúvidas, basta encaminha mensagem para o Fale Conosco da Fapemig.
 
*Com informações de Fapemig

Última atualização: 13/08/2021