1 - Seminários do FQMat debatem economia circular e ciência de materiais nesta sexta (20/8)

 
A disciplina Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) debate, nesta sexta-feira (20/08), a partir das 10h, Economia Circular e a Ciência de Materiais: Em busca de uma sociedade moderna e sustentável. O convidado é Luis Antonio Sanchez de Almeida Prado da Capgemini Engineering.
 
A transmissão será realizada no canal do FQMat no Youtube.
 
Resumo
 
Com a industrialização iniciada nos meados do século XVIII no Reino Unido, o uso e consumo dos recursos naturais tem acelerado consideravelmente, gerando um impacto ambiental sem precedentes. Atualmente, cerca de dois séculos e meio após a revolução industrial, observa-se o impacto da emissão de poluentes no solo, atmosfera e hidrosfera, além do efeito estufa, degradação da camada de ozônio. Nesse sentido, a economia circular, ao contrário da economia linear, visa reduzir o impacto ambiental causado pela sociedade moderna, sem abrir mão da comodidade. Neste seminário, serão apresentados conceitos de como tecnologias podem ser desenvolvidas para a geração de uma sociedade moderna, porém sem emissão de poluentes ou utilizando-se métodos, materiais de partida e precursores com menor potencial poluente. As atividades na área de produção e uso de hidrogênio também serão abordadas.
 
E-mail contato: luis.prado@capgemini.com
 
*Com informações do FQMat
 

2 - PPGEQ convida para defesa

 
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSJ, Campus Alto Paraopeba, convida para o exame de defesa, intitulado MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIO-ÓLEO A PARTIR DE EMBALAGENS DE POLIPROPILENO, do aluno Heráclito Alexandre dos Santos.
 
Quando: 20 de agosto, às 19h, pelo Google Meet.
Banca examinadora: Fabiano Luiz Naves (UFSJ/DEQUI - PPGEQ)
Cristiane Medina Finzi Quintão (UFSJ/DEQUI - PPGEQ)
Mariana Arruda Pereira (UFSJ/DTECH)
Mateus de Souza Amaral (UFOP/DEQUI)
Alexandre Bôscaro França – Suplente (UFSJ/DEQUI - PPGEQ)
 

3 - Está chegando a 1ª Semana de Inovação da AMG Brasil

 
A AMG Brasil realizará a 1ª Semana de Inovação entre os dias 23 a 27 de agosto. O objetivo do evento virtual é promover ações voltadas ao valor da inovação da empresa. A programação contará com diversas palestras e rodas de conversa com convidados especialistas na área.
 
Um dos palestrantes da semana será Guilherme Massa, fundador e diretor na Liga Ventures, a maior promotora de inovação aberta na América Latina. Ele abordará, no dia 26, às 09h, o tema Inovação Aberta.
 
Para participar, os interessados devem realizar a inscrição neste link. É válido dizer que as vagas são limitadas.
 
AMG Brasil
 
A AMG Brasil atua em três segmentos: minerais críticos, materiais especiais e energia. Comprometida com a qualidade máxima de seus produtos, a empresa produz e comercializa globalmente materiais de origem certificada, que já estão revolucionando o presente e que formatarão o futuro.
 
Entre os minerais críticos, ou seja, minerais disponíveis na natureza em quantidade limitada, estão os concentrados de espodumênio e tântalo, estanho em lingotes e feldspato. Já os materiais especiais incluem ligas de alumínio de alto desempenho, desoxidantes e refinadores de grãos, enquanto a planta química é dedicada à produção de óxidos de tântalo e nióbio, Altab, criolita, fluxos e sais.
 
No segmento de energia, possui uma usina hidrelétrica que alimenta as atividades da empresa no município de São João del-Rei (Minas Gerais, Brasil).
 
Inovação Aberta e a Indústria Inteligente
 
A Inovação Aberta pode ser descrita como o processo de inovação no qual indústrias e organizações promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. A ação de inovação aberta é apoiada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e pela ACI del-Rei, a Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei.
 
Os professores Dárlinton Carvalho (DCOMP/UFSJ) e Paula Salume (DECAC/UFSJ) irão apresentar a mentalidade (intra)empreendedora para geração de inovação no contexto da indústria 4.0. Será apresentado um roteiro, como um mapa do tesouro, para discutir sobre cultura, processos e ações para desenvolvimento de uma indústria inteligente (Smart Manufactoring).

Última atualização: 20/08/2021