1 - BeNAC promove série de encontros sobre caminhos da corrupção

 
O Barômetro da Aplicação das Estratégias Nacionais AntiCorrupção (BeNAC) promove, a partir do dia 09 de setembro, o Seminário Portugal, um país de Corrupção?! Com o objetivo de promover a discussão pública em torno das múltiplas dimensões que envolvem os fenômenos ligados à corrupção e, em particular no caso português, este é o primeiro de uma série de encontros interdisciplinares.
 
As inscrições são gratuitas e obrigatórias. Aos interessados, o formulário se encontra disponível aqui.
 
Resumo
 
Este tema constitui um importante desafio à reflexão sobre o fenómeno da corrupção entre nós. Em primeiro lugar, não se conhecendo a criminalidade real, mas apenas a criminalidade registada, isto é, a criminalidade que de algum modo chega ao conhecimento das instâncias formais de controlo e relativamente à qual é aberto um processo, as percepções ganham relevância, confundindo-se, muitas vezes, no discurso e na reflexão com a criminalidade real. É, por isso, importante desconstruir essa associação refletindo, por um lado, sobre os fatores que devem ser tidos em conta na aproximação à criminalidade real e, por outro, sobre aqueles que mais contribuem para a formação das percepções neste campo. Em segundo lugar, consideramos igualmente importante revisitar as políticas e medidas legais, organizacionais ou de outra natureza nesta matéria, levadas a cabo num passado recente, e refletir sobre as razões pelas quais elas não terão sido eficientes. Resgatar essa memória é importante para ajudar a que não se repitam caminhos errados ou ineficazes do passado.
 
Para mais informações, acesse o site do BeNAC.
 

2 - Resultado da Chamada PCRH já está disponível

 
A Fapemig divulgou hoje (20) o resultado da chamada 06/2021 - Seleção pública de credenciamento no Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH). O objetivo foi cadastrar instituições que ainda não eram beneficiadas, de forma que pudessem concorrer às modalidades de apoio previstas nesse Programa.
 
Foram apresentadas duas propostas, mas uma não foi enquadrada na chamada. Dessa forma, a única contemplada foi a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). É necessário que a instituição atualize seu credenciamento na Fapemig em até dez dias corridos após a publicação desse resultado. A situação cadastral pode ser verificada aqui.
 
O credenciamento será válido para quatro anos, contados a partir de 1º de outubro de 2021. O resultado completo pode ser conferido aqui. Outras informações podem ser obtidas por meio do Fale Conosco da Fapemig.
 
PCRH
 
O objetivo do PCRH é capacitar os profissionais das instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs MG) e dos demais órgãos e entidades da Administração Pública estadual que tenham atividades voltadas para a ciência, tecnologia e inovação, ensino superior ou prestação de serviços técnicos-científicos, de forma a contribuir para o alcance dos propósitos estratégicos de suas instituições.
 
Clique aqui para conhecer informações sobre público alvo e impactos esperados. 
 
*Com informações de Fapemig
 

3 - Alteração do cronograma da Chamada Tecnova II

 
A Fapemig comunica uma alteração no cronograma inicialmente previsto para a chamada 03/2021 – Programa Tecnova II: subvenção econômica à inovação. A conclusão da fase de “divulgação do resultado preliminar da etapa de avaliação de requisitos formais”, antes prevista para 17/8, foi adiada para 27/8.
 
Com isso, as fases seguintes também tiveram alteração, como pode ser conferido na Nota de Retificação n. 2, disponível aqui.
 
Dúvidas e outras informações podem ser obtidas por meio do Fale Conosco.
 
*Com informações de Fapemig
 

4 - Edital oferece 199 vagas para mestrado em Filosofia

 
Público-alvo é composto por professores de educação básica atuantes na disciplina, que devem se inscrever até 27 de setembro
 
Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo). O edital traz 199 vagas para professores da educação básica atuantes na disciplina, com preferência para a rede pública de ensino. Serão distribuídas bolsas da CAPES para até 30% dos selecionados.
 
A seleção é para o período de 2022 a 2024. O curso é predominantemente presencial e tem duração média de dois anos (30 meses, no máximo). O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2022. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) coordena o Programa, que é ofertado na própria instituição e em outras 15 universidades.
 
O Prof-Filo é um dos Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (Proeb), da CAPES. A iniciativa pretende oferecer uma formação continuada, qualificada e atualizada em Filosofia para professores da educação básica.
 
Sobre o Proeb
 
O Proeb segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada stricto sensu de professores ativos, além de apoiar instituições de ensino superior e a rede de instituições associadas. No seu âmbito são oferecidos, atualmente, 12 programas de pós-graduação de mestrado profissional que contam com mais de 15 mil alunos matriculados, em 317 unidades de ensino em todo o País.
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES

Última atualização: 20/08/2021