1 - Reitor quer discussão coletiva sobre a PEC da reforma administrativa

 
Quais serão os reflexos da PEC 32, em tramitação na Câmara Federal, na vida dos servidores e na execução dos serviços públicos? O assunto voltou à pauta de reunião dos Conselhos Superiores da UFSJ, depois que o projeto foi votado pela comissão especial da Câmara e aguarda, agora, a deliberação do plenário. 
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Apoio psicológico a servidores: "estamos aqui para escutar e acolher"

 
Pode ser que você, servidor da UFSJ, já tenha se perguntado alguma vez: quais os caminhos institucionais para acolhimento em caso de sofrimento mental? Existe algum atendimento destinado aos servidores? E se eu me sentir angustiado? E se isso levar a ideações suicidas? A quem devo recorrer?
 
Quem responde a essas e a muitas outras perguntas é o psicólogo do trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progp/Didep), Ráfel Maciel.
 
Confira a entrevista completa.
 

3 - Aluno de Telecomunicações faz iniciação científica no Inpe

 
Há um mês, o estudante do 5° período de Engenharia de Telecomunicações, João Pedro Polito Braga, está participando de projeto de iniciação científica desenvolvido no renomado Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
 
A oportunidade surgiu por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto (Pibic-Inpe), que faz seleções anuais.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Grupo PET-Mecânica edita e lança e-book sobre ciclo da água

 
O Grupo PET – Materiais e Inovação Tecnológica, do curso de Engenharia Mecânica da UFSJ (Demec), está lançando um e-book educativo, produzido pela equipe, que trata do tema Água – o ciclo fundamental da vida, disponível na web. A intenção do Grupo é, após essa edição, produzir outros e-books abordando temas de interesse científico.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - Professor do CAP entrevistado no podcast CienciON

 
O professor do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades (Dtech), Marconi de Arruda Pereira, foi entrevistado pelo podcast CienciON, falando sobre o tema Nas ondas do rádio, do espaço à Terra.
 
O CienciON é um projeto de extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC) focado em discussões de ciências, com especial atenção a aspectos humanos de seu desenvolvimento.
 
Confira a matéria completa.
 

6 - Divulgado edital de seleção para Mestrado em Física e Química de Materiais

 
Está no ar o Edital para seleção de novos alunos do Mestrado em Física e Química de Materiais. As inscrições estarão abertas até 28 de outubro, e os interessados deverão enviar, junto ao formulário eletrônico, os arquivos da planilha preenchida e dos documentos comprobatórios, em formato pdf, de acordo com o cronograma apresentado no Anexo I.
 
Mais informações podem ser obtidas no site do Programa.
 

7 - SIAUS: novo prazo para envio de trabalhos

 
Acontece, entre os dias 22 e 25 de novembro, a segunda edição do Simpósio Internacional Artes, Urbanidades e Sustentabilidades. O evento é uma realização do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ, com apoio de instituições parceiras, como UFES e UNIFAL.
 
Com o tema O design do futuro hoje, o Simpósio recebe trabalhos que apresentem reflexões relacionadas ao tema e às artes, urbanidades e sustentabilidade. As submissões foram prorrogadas até 11 de outubro.
 
Serão oferecidas 4 categorias de projetos para os participantes:
 
 
Para mais informações, acesse o site do evento ou entre em contato pelo e-mail siaus2@ufsj.edu.br
 

8 - PROGP abre inscrições para o curso Prevenção de Incêndios

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), abre inscrições para o curso Prevenção de Incêndios, que acontece via Google Meet,  entre 13 e 20 de outubro, de 14h às 16h.
 
O curso visa capacitar servidores quanto às noções básicas sobre prevenção e extinção de princípio de incêndio, bem como sobre procedimentos adequados em situações de emergência.
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

9 - Último dia para se inscrever no Seminário de Iniciação Científica

 
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Prope) informa que hoje, 30 de setembro, é o último dia das inscrições para o XXVII Seminário de Iniciação Científica. É válido lembrar que a inscrição e inserção do resumo são obrigatórios para os alunos e egressos que constam na listagem divulgada. Já a submissão do trabalho completo e apresentação oral no evento são facultativos.
 
Para mais informações, acesse o site do SIC.
 

10 - [Convite] Uneac promove live sobre deficiência intelectual

 
A União Administrativa e Educacional de cursos (Uneac) promove nesta quarta, 06, a partir das 18h, a palestra Deficiência intelectual: da compreensão à prática em sala de aula. A live será gratuita e contará com emissão de certificados. Aos interessados, o formulário de inscrição se encontra disponível aqui

Última atualização: 30/09/2021