1 - Ciência sem Censura promove live sobre plantas do Cerrado

 
O Ciência sem Censura traz nesta quinta, 07, uma palestra com a vice-reitora Rosy Maciel Ribeiro. Intitulado Plantas do Cerrado brasileiro como fontes de agentes antitumorais, o evento faz parte do projeto Meta Um Por Mês e será transmitido pelo canal da TV UFSJ no YouTube, às 19h30, com emissão de certificado aos inscritos.
 
O grupo de divulgação científica Ciência sem Censura é uma associação de alunos filiada ao Diretório Acadêmico do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, cujo objetivo é disseminar o conhecimento acadêmico-científico dentro e fora do ambiente universitário. O Meta Um Por Mês tem como objetivo trazer mensalmente um pesquisador que irá apresentar um trabalho de sua autoria para a comunidade acadêmica e a população geral.
 
As inscrições poderão ser feitas neste link.
 

2 - Seminários do FQMat debate armazenamento de energia nesta sexta (8/10)

 
A disciplina Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) debate, nesta sexta-feira (8/10), a partir das 10h, Energy Storage at the Molecular Scale: From Sensors to Metabolic Respiration Processes. O convidado é o professor Paulo R. Bueno, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
 
A transmissão será realizada no canal do FQMat no Youtube.
 

3 - Docentes do DMusi participam no SiMN 2021 

 
Os professores do Departamento de Música (DMusi) da UFSJ, Sofia Leandro e Bruno Santos,  participam esta semana do Simpósio de Música Nova (SiMN). Com um recital-palestra e uma comunicação oral, os trabalhos apresentam resultados dos projetos artísticos e pesquisas sobre música contemporânea para o duo de violino e percussão. O recital-palestra foi realizado com o apoio do Edital de Circulação Artística da UFSJ.
 
O evento dedica-se à música contemporânea e é organizado pelos grupos de pesquisa Núcleo Música Nova, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e Laboratório de Criação Sonora e Interação Artística, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
 
Para esta edição, o Simpósio conta com diversas atividades gratuitas, online e abertas ao público, como: concertos, comunicações orais, palestras e publicações.
 
O SiMN 2021 será realizado entre os dias 4 a 7 de outubro. A programação completa pode ser acessada aqui.
 

4 - Congresso de Música submete trabalhos

 
A 7º edição do Congresso de Música Nas Nuvens, que acontece nos dias 01 a 08 de dezembro, está com chamada aberta para submissão de trabalhos até o dia 15 de outubro. O evento está aberto a pesquisas cuja temática contemple especificamente a música e diálogos com suas áreas afins e intermídias. Os interessados podem se inscrever gratuitamente neste link.
 

5 - Quintas Tecnológicas discute oportunidades para engenheiros

 
No dia 7 de outubro, às 17h30, o gerente no Centro de Controle Operacional da Azul Linhas Aéreas, Diogo Youssef, responsável por toda a operação da empresa, traz a palestra Oportunidades para Engenheiros no mercado de trabalho.
 
A conversa, que acontece pelo Zoom, irá falar sobre o programa de Trainee da Azul e terá o apoio de outros colaboradores da empresa. Todos os participantes receberão um certificado com carga horária de 2 horas.
 
Idealizado pelo Grupo de Ensino e Pesquisa do Laboratório de Sistemas Dinâmicos em parceria com o Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânica e com o Grupo PET – Materiais e Inovação Tecnológica, o evento tem como objetivo contribuir e inspirar a formação de alunos de Engenharia por meio do contato com palestrantes experientes na solução de diferentes desafios do Setor Industrial Brasileiro.
 
O palestrante do dia, Diogo Youssef, é Engenheiro mecânico pela Escola de Engenharia Mauá, MBA em Gestão Empresarial pela FIA e Pós em Aviation Management pela Embry-Riddle Aeronautical University. Diogo está há 14 anos na aviação, e já passou pelas áreas de Engenharia de Manutenção, de Operações, dentre outras atividades técnico-operacionais.
 
Para se inscrever, clique aqui.
 

6 - Prorrogadas inscrições para pós em Biotecnologia

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSJ (PPGBiotec) está com inscrições abertas para a seleção de discentes para os cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de outubro, exclusivamente por meio do SIGAA.
 
Para mais informações, acesse o site do PPGBiotec.
 

7 - [Oportunidade] Estão abertas as inscrições para o Pareto Internship Program

 
A Pareto, empresa de inteligência artificial e focada em automação de processos robóticos (RPA), está com vagas abertas para a seleção de estagiários. As funções são 100% remotas e são permitidas as inscrições de qualquer lugar do Brasil.
 
Para mais informações, acesse o site.
 

8 - [Convite] ACS promove curso sobre escrita científica

 
A Divisão de Publicações da American Chemical Society (ACS) promove a partir desta quinta, 07, o curso Comunicação e Escrita Científica. A formação se dividirá em três aulas, virtuais e gratuitas, que irão abordar os aspectos mais relevantes para a escrita científica, incluindo a estruturação de uma publicação, com recomendações sobre pontos essenciais considerados por editores, e a necessidade do aprendizado de inglês para o trabalho acadêmico. 
 
O curso será ministrado pelo professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, editor executivo do Journal ACS Applied Materials & Interfaces e professor titular do Instituto de Física da USP – São Carlos.
 
As aulas serão em português, com materiais de apoio também em inglês. A sala on-line tem capacidade para até três mil participantes ao vivo. Ao atingir esse número, os demais participantes poderão acompanhar o curso nas redes sociais da ACS Publications. Os certificados de participação serão emitidos após 28 de outubro a todos que participarem integralmente dos três módulos. A gravação e demais anexos serão enviados a todos os inscritos após esta data.
 
Para mais informações, acesse o site da ACS.

Última atualização: 06/10/2021