1 - Desligamento de energia elétrica no CTan

 
Para a continuidade da obra da piscina do CTan, a empresa Assertiva precisará de um desligamento do transformador que alimenta o prédio da Música, prédio Principal (antigo) e portaria. Portanto, haverá o desligamento de energia na sexta-feira, 08 de outubro, no período de 12h às 18h. 
 

2 - Pianista formada na UFSJ conquista prêmio nacional de música

 
A pianista formada pela UFSJ, Gabriela Vieira, conquistou o 1º lugar no Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba-MG. Além desta classificação, a jovem recebeu os prêmios de melhor interpretação da música Cascata de Rodrigo Lima, melhor interpretação de Prelúdio e Fuga de J. S. Bach e foi a melhor intérprete do compositor homenageado do concurso este ano, Rodrigo Lima.
 
O Concurso Nacional de Piano Prof. Abrão Calil Neto de Ituiutaba acontece anualmente com o objetivo de promover a música e o piano, incentivar e descobrir jovens talentos e valorizar compositores nacionais. Devido à pandemia, a 28ª edição do concurso aconteceu de maneira virtual.
 
"Fiquei muito feliz com a oportunidade de fazer música, por ter meu trabalho reconhecido e pelo resultado tão positivo. O aprendizado e a preparação para o concurso também foi um grande prêmio!", afirma Gabriela Vieira, que está em sua segunda graduação na área.
 
Natural de Araçuaí-MG, Gabriela iniciou os estudos de piano aos 16 anos e, desde então, participou de diversos festivais com pianistas do cenário nacional e internacional.
 
Graduou-se em licenciatura em Música, com habilitação em Piano, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na classe de piano da professora Carla Reis.
 
Atualmente, cursa o bacharelado em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na classe de piano da professora Laura Boaventura, cuja orientação mostrou-se fundamental para a conquista dos prêmios.
 
"Os concursos de piano são extremamente importantes, pois promovem os compositores brasileiros, a música clássica internacional e servem como grande incentivo aos estudos e preparação profissional dos jovens pianistas", comenta a jovem.
 
O resultado do concurso saiu no último sábado, 2 de outubro de 2021, e pode ser conferido no site oficial do concurso e no Instagram.
 

3 - Abertas inscrições para seminário internacional 

 
O Consulado-Geral do Brasil em Mumbai, Índia, juntamente com a Lusophone Society of Goa (LSG) e University of Goa, também da Índia, e o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) promovem, no dia 14 de outubro, o Seminário Online Brazil and Goa relations: a shared history and current linkages
 
O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até às 17h do dia 13 de outubro. A transmissão será ao vivo, em inglês, no canal do GCUB no Youtube.
 
Para mais informações, acesse o site da Assessoria Internacional.
 

4 - FUNDEP lança ação INTEC+ para seleção de projetos

 
O Governo Federal instituiu o programa nacional Rota 2030, que tem por objetivo apoiar e promover o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a inovação, a segurança veicular, o uso de biocombustíveis, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade de automóveis, motocicletas, comerciais leves, ônibus, caminhões, reboques e semirreboques, tratores, máquinas agrícolas e rodoviárias autopropulsadas e autopeças. A Fundep é credenciada como instituição coordenadora e celebrou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Economia, com a finalidade de coordenar o programa prioritário de bioenergia eficiente aplicada ao setor dos transportes, condução segura e eficiente de veículos e propulsão alternativa à combustão.
 
A Fundep e o comitê técnico do programa Rota 2030 – Linha V, divulgam a ação INTEC+ para a seleção de projetos de inovação tecnológica, a serem propostos por ICTs públicas ou privadas, sem fins lucrativos, associadas a empresas ou por startups localizadas no território nacional. Os interessados devem submeter as propostas com foco no desenvolvimento de tecnologias (relacionadas à oferta ao mercado de opções de eletrificação do powertrain veicular) com alta eficiência energética, e utilizar biocombustíveis para a geração de energia que se adequem ao contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento. Devem promover, desta forma, o desenvolvimento da indústria nacional, com menor custo ao consumidor e a redução da emissão dos gases do efeito estufa.
 
Grupos de pesquisa podem submeter propostas no âmbito do Grupo A - INTEC+ICT.
A submissão da proposta pode ser feita até o dia 13 de outubro, às 17h, por meio de sistema online de submissão, cujo link foi disponibilizado no site do programa Rota 2030.
 
A chamada pública, o cronograma e o sistema de submissão de propostas, além de todas as informações, estão disponíveis aqui.
 
*Com informações de Prope
 

5 - Divulgado edital de seleção para Mestrado em Geografia

 
Está no ar o Edital para seleção de novos alunos do Mestrado em Geografia. As inscrições estarão abertas até 31 de outubro, e os interessados deverão enviar, junto com a documentação, uma cópia do pré-projeto de pesquisa, conforme instruções no item 4.2.1.
 
Mais informações podem ser obtidas no site do programa.
 

6 -  PPGEQ convida para qualificação

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química convida para o exame de qualificação de dissertação de mestrado, intitulado PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOPOLÍMERO DERIVADO DE ALGINATO E VANILINA, da aluna Letícia Silveira.
 
Data: 08 de outubro, às 14h, via Google Meet.
Banca: Renata Carolina Zanetti Lofrano - presidente (UFSJ/PPGEQ)
Cristiane Medina Finzi Quintão - titular (UFSJ/PPGEQ)
Fabiano Luiz Naves - titular (UFSJ/PPGEQ)
Eduardo Prado Baston - suplente (UFSJ/PPGEQ)
 

7 - [Oportunidade] Inscrições abertas para terceira edição do Concurso Audiovisual da Andifes

 
Os estudantes das instituições federais de ensino superior associadas à Andifes podem fazer suas inscrições na terceira edição do Concurso Audiovisual da Andifes, coordenada pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom).
 
Com o tema Universidade: Conhecimento e Cidadania, o concurso tem como objetivo incentivar a produção de conteúdos audiovisuais que tenham como cerne narrativo o fortalecimento das Universidades Federais por meio de perspectivas diferentes e criativas.
 
Assim como nas edições anteriores, os vídeos devem ter cerca de um minuto e podem ser enviados por estudantes de qualquer estado da Federação e do Distrito Federal, desde que matriculados em uma das instituições federais de ensino superior associadas à Andifes. A técnica para criação do vídeo é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de animação, filtros especiais, entre outros.
 
Serão premiados os três primeiros colocados, que concorrem a prêmios oferecidos que variam entre R$ 1.000 e R$ 3.000. A terceira edição do Concurso Audiovisual da Andifes foi lançada no último dia do encontro anual do Cogecom, realizado em 30 de setembro.
 
Para a diretora do Cogecom, professora Rose Mara Pinheiro, a iniciativa é muito importante para ressaltar a força das universidades, por meio do olhar do estudante, promovendo a interação com as diversas regiões e alcançando toda a comunidade universitária e a sociedade. “É uma oportunidade para os estudantes mostrarem toda a criatividade para enfatizar as várias frentes e realizações das instituições”, disse.
 
Confira a matéria completa.
 
*Com informações de Andifes
 

8 - [Convite] Techstars promove evento sobre startups

 
A Techstars, plataforma global de investimento e inovação, promove, entre os dias 29 e 30 de outubro, a Startup Weekend Youth National Brazil. O evento é voltado para o  desenvolvimento da educação experiencial para empreendedores técnicos e não técnicos.
 
Debatendo sobre a juventude e suas questões, como evasão escolar e saúde mental, as palestras e mentorias promovem uma imersão, onde os participantes podem experimentar a vida de startup em centenas de cidades ao redor do mundo.
 
Para mais informações, acesse o site ou Instagram.

Última atualização: 07/10/2021