1- Prope publica chamada interna para seleção de propostas de cursos de mestrado e doutorado

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) publicou a Chamada Interna nº 001/2021/PROPE, que trata da seleção de propostas de cursos de mestrado e doutorado a serem submetidas no Apresentação de Proposta de Cursos Novos (APCN) de 2022. A Chamada Interna está disponível em: https://ufsj.edu.br/pos_graduacao/propostas_apcn.php
 

2 - SBPC realiza evento em defesa do Arquivo Nacional

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta quarta-feira, 15 de dezembro, às 19h, um evento em defesa do Arquivo Nacional. Acompanhe a transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.
 

3 - Capes autoriza seleção de bolsistas para o ProEB

 
A Capes autorizou as coordenações nacionais dos Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) a publicarem editais para seleção de bolsistas. As 5.186 vagas do conjunto de programas são voltadas para professores concursados, com estágio probatório cumprido e atuantes nas salas de aula das redes públicas de Educação Básica, nas cinco regiões do país.
 
Mais informações na página do ProEB.
 
*Com informações de CSS/Capes. 
 

4 - PGDPLAT convida para defesa de mestrado

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território convida para defesa da dissertação Formação urbano-regional e estrutura produtiva da Região Alto Paraopeba: um estudo de caso dos municípios de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, da discente Bathyelly Juncal Batista.
 
Quando: 15 de dezembro, às 10h.
Banca: Renan Pereira Almeida (Orientador)
João B. Tonucci (Co-orientador)
Nicole Rennó Castro (Membro interno)
Igor Santos Tupy (Membro externo)
 
Interessados deverão solicitar o link de acesso pelo email: pgdplat@ufsj.edu.br.  
 

5 - Profnit convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) convida para defesa de Mapeamento da inovação desenvolvida nas instituições de ensino superior públicas e privadas da região Centro-Oeste de Minas Gerais, da discente Michelly Morato Damasceno Gonçalves.
 
Quando: 17 de dezembro, às 9h, via Google Meet.
Banca: Paulo Afonso Granjeiro (Presidente)
João Inácio Soletti (Membro externo/UFAL)
Edílson Hélio Santana (Membro externo/Cefet-MG)
 

6 - Pós em Ciências da Computação convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação convida para defesa do título de mestre pelo aluno Rogers Ricardo de Avelar Carvalho, com o trabalho Redes Bayesianas aplicadas à Base de Conhecimento de um Sistema de Aprendizado Sem-Fim, do discente. 
 
Quando: 17 de dezembro, às 15h, via Google Meet
Banca: Edimilson Batista dos Santos (Orientador)
Diego Roberto Colombo Dias (Membro Interno)
Lúcia Helena de Magalhães (Membro externo/IF Sudeste -MG)
 

7 - [Colaboração em pesquisa] Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão (GEPDI) solicita contribuição

 
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão (GEPDI) realiza pesquisa que envolve aplicação da Escala Intercultural de Concepções de Deficiência (EICD), em território nacional. O objetivo é compreender as concepções de deficiência que circulam no contexto universitário de diversos países. 
 
Clique aqui para responder ao questionário.
 
Mais informações: eicd.unesp@gmail.com.
 

8 - [Colaboração em pesquisa] Aluna do curso de Administração pede cooperação

 
A aluna do curso de Administração, Fabiana Dias, vem desenvolvendo pesquisa de iniciação científica em que o objetivo geral é analisar o perfil comportamental de discentes e servidores (técnicos, terceirizados e professores) da UFSJ para a tomada de decisões em finanças pessoais e investimentos. 
 
Para participar, acesse o questionário on-line, cujo tempo de resposta estimado é de 10 a 15 minutos.

Última atualização: 14/12/2021