1 - Capes divulga parceria entre Brasil e Alemanha

 
A Capes e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) vão financiar até cinco projetos conjuntos entre pesquisadores de instituições brasileiras e alemãs na área de Engenharia, para os temas Digitalização Avançada e Indústria 4.0. As propostas devem ser apresentadas até as 17h de 11 de fevereiro de 2022, por meio do Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). A Fundação concederá até 40 bolsas, todas de doutorado-sanduíche.
 
*Com informações de CCS/Capes
 

2 - Embaixada do Cazaquistão abre oportunidade para estudantes estrangeiros

 
A Embaixada do Cazaquistão convida a comunidade acadêmica a participar de um fórum on-line, em inglês, de orientação profissional para cidadãos estrangeiros que consideram a possibilidade de estudar no Cazaquistão. O encontro, organizado pelo Ministério da Educação e Ciência da República do Cazaquistão, juntamente com as instituições de ensino superior do Cazaquistão, está previsto para acontecer dia 14 de janeiro.
 
As inscrições individuais dos alunos devem ser realizadas neste link: https://www.bilim.expert/welcome-to-kazakhstan, até o dia da realização do evento. 
 
Mais informações, acesse: https://ufsj.edu.br/assin/editais_e_chamadas_externas.php.
 
*Com informações da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ
 

3 - [Oportunidade] USP abre vagas de mestrado e doutorado para Bioengenharia

 
O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia (PPGIB) da Escola de Engenharia de São Carlos, do Instituto de Química de São Carlos, e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, vinculadas à Universidade de São Paulo, está com inscrições abertas até o dia 13 de janeiro (para o mestrado) e até 31 de janeiro de 2022 (doutorado) em Bioengenharia.
 
Informações detalhadas sobre as inscrições encontram-se na página bioeng.eesc.usp.br, aba “Processo Seletivo”. 
 

4 - [Colaboração em Pesquisa] Aluna da UFAL solicita participação discente

 
A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) convida a comunidade acadêmica a participar do projeto de pesquisa Ansiedade como mediador do risco de transtornos alimentares em universitários: uma comparação entre estudantes LGBTQIA+ e não LGBTQIA+, orientado pela professora Glaucevane da Silva Guedes e pelo professor Nassib Bezerra Bueno. Esse estudo, desenvolvido pela graduanda Lauricy Santos Flôres, é importante para melhor compreender o risco de transtornos alimentares, bem como outros fatores relacionados à saúde mental dos graduandos de universidades federais brasileiras. 
 
A participação é totalmente virtual, por meio de formulário. Não é necessário se identificar para responder.

Última atualização: 04/01/2022