1 - Nota de esclarecimento sobre possível surto de covid-19 em SJDR

 
No dia 27 de janeiro de 2022, a Reitoria da UFSJ tomou conhecimento, pela mídia de São João del-Rei, da Nota Técnica 01/2022/SMS/Superintendência de Serviços e Programas em Saúde/Vigilância Sanitária que, em seus preâmbulos, considerando o relato da superintendente de Serviços e Programas em Saúde, situa a UFSJ, entre outras instituições, como foco de surto de covid-19. Como a UFSJ não foi informada sobre essa situação em momento algum, a Reitoria entrou em contato com a responsável pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de São João del-Rei e foi informada que a citação foi indevida, uma vez que se tratava de documento interno. Segundo a responsável, foi feita uma denúncia de que a UFSJ teria um surto, a qual não foi apurada por falta de servidores, motivo pelo qual a UFSJ também não foi informada. Leia a nota completa.
 

2 - Janeiro Branco e a saúde mental dos servidores

 
Transtornos depressivos, síndrome de esgotamento profissional, transtorno de estresse pós-traumático, alcoolismo. A saúde mental dos servidores públicos é um assunto complexo e passa por diversos desses transtornos relacionados ao trabalho. É o que explica o psicólogo da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFSJ (Progp), Ráfel Maciel Ribeiro, que destaca, ainda, o assédio moral no trabalho. “A Progp lida diariamente com esse assunto de alguma forma”, reforçando a preocupação com o tema. Confira o texto
 

3 - UFSJ na luta pela visibilidade trans

 
Em 29 de janeiro, refletimos sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Sabemos que a realidade das pessoas que não se identificam com o gênero a que foram designadas ao nascer não é nem um pouco fácil no Brasil. Na UFSJ procuramos tratar a tod@s em pé de igualdade e fazemos questão de assegurar que os direitos dos membros da nossa comunidade interna sejam devidamente exercidos. O direito ao nome social é assegurado pelo artigo 2º da Portaria nº 233 do Poder Executivo, de 18 de maio de 2010 e, na UFSJ, pela Resolução CONSU Nº 004/2015, que garante o nome social como “o único exibido em todos os documentos de uso interno (...), substituindo o nome civil”. Leia a resolução completa aqui: https://ufsj.edu.br/dicon/nome_social.php
 

4 - PUC-MG abre edital para Residência Médica

 
O Curso de Medicina da PUC Minas Contagem abre edital para processo seletivo de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM / MEC), o Programa contempla candidatos com graduação em Medicina concluída até 28 de fevereiro de 2022. Os interessados devem se inscrever pela internet, no período de 4 a 8 de fevereiro, neste site, menu Processo Seletivo. O processo seletivo envolve duas etapas: prova no dia 17, e posterior análise curricular dos selecionados. Os aprovados para as seis vagas disponíveis iniciarão seus programas de residência a partir de 1º de março de 2022. Outras informações: medicinacontagem@pucminas.br | (31) 3399-5920.
 
*Com informações da Assessoria de Imprensa PUC-MG
 

5 - [Oportunidade] Programa KPMG Ideation Challenge

 
A KPMG, empresa global de firmas independentes que prestam serviços profissionais nas áreas de Audit, Tax e Advisory, presente em mais de 146 países, abre vagas para propostas que abordem a neutralidade de carbono. O objetivo é levar ao grupo de sócios da KPMG o resultado de um case especial do programa, concorrendo a diversos prêmios. Os requisitos são estar matriculado em um curso de graduação de acordo com a vaga escolhida, com formação entre dezembro/2019 a julho/2025 e inglês avançado ou fluente. As inscrições vão até 20 de fevereiro. 

Última atualização: 31/01/2022