1 - Edital Proinfra: Prope agenda reunião para a próxima sexta, 11

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação irá realizar reunião virtual interna, no dia 11 de fevereiro, às 10h, para discutir as propostas referentes à Chamada Pública Proinfra 2021, destinada ao financiamento de infraestrutura de pesquisa em áreas prioritárias, por meio da seleção de propostas institucionais para apoio financeiro à aquisição de equipamentos multiusuários de médio e grande porte. O encontro acontece na plataforma Google Meet e o link será enviado aos pesquisadores que manifestaram interesse em participar do edital Proinfra. Lembrando que o não comparecimento à reunião significará desistência da submissão. Em caso de dúvidas, ou para mais informações, entre em contato com a Pró-Reitoria, por e-mail: prope@ufsj.edu.br.
 

2 - Prazo para propostas de cursos novos está aberto

 
Capes informa: as instituições de ensino superior e pesquisa que pretendem criar cursos de pós-graduação stricto sensu podem apresentar seus projetos até 29 de abril. As regras e o calendário para a elaboração das Propostas de Cursos Novos (APCN) constam das Portarias 195 e 196, de 2021. Poderão ser apresentados projetos para a criação de cursos de mestrado ou doutorado, nas modalidades presencial ou a distância, acadêmicos ou profissionais, de acordo com a legislação específica. É essencial que sejam observados os parâmetros e orientações da área de avaliação, a partir dos Documentos de Área e Documentos Orientadores de APCN. Todo o procedimento de submissão de propostas é feito dentro da Plataforma Sucupira. Confira a íntegra.
 
*Com informações de CCS/Capes
 

3 - Calendário Sisu: acompanhe as datas na UFSJ

 
Fevereiro chegou, e com ele as inscrições para o Sisu 2022/1. Confira o calendário da UFSJ:
*Inscrições: 15/02 a 18/02/2022
*Resultado da chamada regular: 22/02
*Matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular: 23/02 a 08/03
*Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22/02 a 08/03
*Disponibilização da lista de espera pela UFSJ: 10/03
*Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 10/03
 
Mais informações, acompanhe a página https://ufsj.edu.br/vestibular/sisu_20221.php.
 

4 - Capes: seleção aberta concede R$ 20 milhões

 
A Capes divulgou o Edital nº 6/2022, referente ao Programa de Apoio a Eventos no País (Paep). Publicado nesta quarta-feira, 2, o documento trata da concessão de apoio financeiro a eventos científicos e tecnológicos no Brasil, de curta duração, com abrangência internacional ou nacional, planejados a ocorrer entre 1º de julho de 2022 e 28 de fevereiro de 2023. Leia mais
 
*Com informações de CCS/Capes
 

5 - Atenção, servidor: cadastre seu veículo para acesso aos campi

 
Para cadastro dos veículos e retirada do crachá de estacionamento ou adesivo de identificação, o usuário deve se dirigir ao Setor de Segurança Institucional, sala 1.03E, no antigo prédio do Depel. Quem já possui crachá de estacionamento e optar pelo adesivo de identificação deve também se dirigir ao Setor para a troca dos identificadores. Sempre que houver qualquer alteração nos dados pessoais do usuário ou do veículo, é obrigatório informar ao Setor de Segurança Institucional. Para tanto, basta preencher o formulário eletrônico ou entrar na página do Setor de Segurança Institucional. 
 

6 - Inscrições abertas para Concurso de Artigos Científicos

 
Estão abertas, até 31 de março, as inscrições para o Concurso de Artigos Científicos sobre o Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia. Realizada pela Capes em parceria com a Secretaria Nacional da Família (SNF) do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a premiação pretende dar visibilidade à produção de artigos científicos voltados para a temática de família. Saiba mais.
 
*Com informações de CCS/Capes
 

7 - [Oportunidade] Divulgação científica no Brasil

 
A Rede Com Ciência vem promovendo o SemanaEmRede, evento que trata de questões relativas ao jornalismo científico e à divulgação científica no Brasil, demanda que tem surgido nos últimos anos, dentro e fora da Academia. Em mesa-redonda, os convidados discutiram algumas iniciativas desenvolvidas por organizações como Agência Bori, Labjor (Unicamp) e Amerek (UFMG). A íntegra do debate pode ser assistida no YouTube, a qualquer momento.

Última atualização: 03/02/2022