1 - NTInf informa: desligamento dos sistemas SIG nesta sexta, 11

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) informa que os sistemas SIG (SIPAC, SIGRH e SIGAA) terão os acessos interrompidos das 8h de 11 de fevereiro, sexta, até às 13h30min de segunda-feira, 14. Essa interrupção é necessária para o processamento da migração do Postgres (atualização de versão e separação das bases em servidores distintos). Considerando que as bases são extensas, justifica-se o tempo de interrupção do acesso para fazer o dump e o restore.
 

2 - Nota explicativa sobre a Demanda Universal da Fapemig

 
A Chamada 01/2022 da Fapemig, lançada em 5 de janeiro, já está recebendo propostas para o financiamento de projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. A fim de esclarecer uma dúvida que tem sido apresentada de forma recorrente, foi publicada a Nota Explicativa nº 1, que busca esclarecer o item 3.3.8. Esse item estabelece que os pesquisadores contemplados nas chamadas 01/2017 e 01/2018 (Demanda Universal) ou 02/2017 e 02/2018 (Programa Pesquisador Mineiro), desde que não tenham recebido recursos financeiros, podem concorrer à Chamada. No caso de terem os projetos aprovados, precisam optar pelo projeto anteriormente contratado ou por aquele aprovado na edição 2022. Confira a íntegra na página da instituição. 
 

3 - Terceira semana de monitoramento dos casos de covid-19 na UFSJ

 
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e as comissões locais divulgaram os números da terceira semana de monitoramento das notificações da covid-19 na UFSJ, que vem retomando o trabalho presencial de forma gradual desde 3 de janeiro. Leia mais.
 

4 - UFSJ participa do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Ferroviário

 
Minas Gerais acaba de ganhar um Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário (NDF). A unidade, que fica na Universidade Federal de Viçosa (UFV), terá como objetivo desenvolver pesquisas na área de transporte ferroviário, além de buscar a atualização permanente dessa tecnologia, a fim de garantir parcerias com empresas e instituições que atuam no setor. O NDF é fruto de convênio firmado entre Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), UFV, UFSJ e Instituto Federal de Educação de Minas Gerais (IF-MG). Saiba mais no site da Fapemig.
 

5 - FQMAT convida para defesa

 
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais convida a comunidade acadêmica para a defesa de tese, intitulada Desenvolvimento de eletrodos impressos em papel para determinação do biomarcador de câncer CA 15-3 em amostras biológicas, da discente Ana Elisa Ferreira de Oliveira.
 
Quando: 9 de fevereiro, às 13h, via Google Meet.
Banca: Prof. Arnaldo César Pereira (orientador/presidente)
Prof. Lucas Franco Ferreira (UFVJM)
Prof. César Ricardo Teixeira Tarley (UEL)
Profa. Maria Del Pilar Taboada Sotomayor (UNESP)
Prof. Luiz Gustavo de Lima Guimarães (DCNAT/UFSJ)
 

6 - Inscrições abertas para o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

 
Até 18 de março, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) recebe inscrições para o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, edição 2022. O objetivo do Prêmio é reconhecer e estimular a realização de pesquisas científicas e tecnológicas que produzam impacto no desenvolvimento da cultura de inovação no Brasil, reconhecendo os esforços e comprometimento de profissionais que contribuem com benefícios significativos para a sociedade. Confira o cronograma: 
 
*Regulamento e inscrições: www.premiocbmm.com.br
*Prazo para indicações e inscrições: até 18 de março
*Envio de currículos e textos descritivos: até 15 de abril
*Análise dos trabalhos pela Comissão Julgadora: de 2 de maio a 1º de julho 
*Comunicação dos vencedores: até 15 de julho 
*Cerimônia de Premiação: agosto 
 
Veja a matéria completa. 
 

7 - E-Sports dos Jogos Universitários Mineiros: inscreva-se

 
Estudantes interessados em participar dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) – E-Sports têm até 28 de fevereiro para se inscrever. O evento, que ocorre entre os dias 1º e 30 de março, de maneira remota e virtual, contempla as seguintes modalidades: Fifa, Free Fire, CS:GO, Class Royale, League of Legends (LOL) e Poker. Mais informações aqui.

Última atualização: 07/02/2022