1 - Governo Federal abre consulta pública para plano de inovação

 
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações abre consulta pública, com prazo de 30 dias, para colher sugestões da sociedade para o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para Materiais Avançados (PCTIMA), com vigência de quatro anos. A iniciativa visa orientar o planejamento, as ações e as atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo na cadeia de Materiais Avançados no país, para agregação de valor a produtos, serviços e processos, com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico. A consulta pública está disponível na plataforma Participa+Brasil. As contribuições e sugestões devem ser encaminhadas até 6 de março. 
 
Eventuais dúvidas podem ser enviadas à Coordenação Geral de Tecnologias Habilitadoras (CGTH), do Departamento de Tecnologias Aplicadas (DETAP), da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), por meio do telefone (61) 2033-7424 e do e-mail cgth@mcti.gov.br.
 

2 - Contágio de covid-19 em SJDR tem redução de 58%

 
São João del-Rei registrou, nesta semana, uma queda no contágio da covid-19. Os dados são do Informativo Covid-19, do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (Nepe). A média móvel nesta última quarta, 9 de fevereiro, foi de 123,9 casos/dia, contra 298,0 casos/dia em 26 de janeiro. Confira aqui
 

3 - Sinais de depressão e ansiedade: como reconhecer?

 
O Brasil é considerado, pela Organização Mundial da Saúde, como o país mais ansioso do mundo: o transtorno acomete cerca de 9,3% de nossa população. A ansiedade é uma característica presente nos humanos, que aparece de forma pontual, em situações incertas ou de risco; contudo, quando há prevalência de um estado de angústia, é necessário procurar ajuda. Os sintomas mais característicos do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) incluem inquietação, insônia, dificuldade de concentração, incapacidade de relaxar, sensação de estar “no limite”, preocupações com desgraças futuras, sudorese, falta de ar, hiperventilação, boca seca, formigamento, náusea, tensão muscular, dor no peito, taquicardia, sensação de desmaio, tonturas e urgência para ir ao banheiro, entre muitas outras manifestações.
 
Ao lado da ansiedade, é comum que outro transtorno se manifeste: a depressão, uma doença incapacitante que afeta por volta de 350 milhões de pessoas no mundo, incluindo crianças e adolescentes. Nos quadros de depressão, a tristeza é constante, mesmo sem causas aparentes, levando o sujeito a se sentir angustiado, desanimado, incapaz de sentir alegria e prazer em atividades das quais gostava; com sentimentos de medo, insegurança, desespero e vazio; pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, insônia, excesso de sono e perda de libido, entre outros.
 
Ambos transtornos merecem ser tratados com respeito e com a devida seriedade. Não, não é frescura: é uma condição mental que afeta milhões de pessoas, especialmente no Brasil, e que exige tratamento, acompanhamento, escuta e, principalmente, apoio. Para investigar como o transtorno se apresenta em estudantes de nível superior, o Projeto sobre Ansiedade e Depressão em Universitários criou uma pesquisa on-line: você pode participar acessando este link – o processo é completamente sigiloso.
 

4 - Embaixada da Espanha convida para seminário gratuito sobre ensino de Matemática

 
Está aberto o prazo para inscrições no seminário on-line Ferramentas para ensino de Matemática Brasil-Espanha, organizado pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha. O evento, gratuito e bilíngue, abordará o uso de ferramentas para o ensino da disciplina, como o Geogebra, o Wiris ou o Smartick, e suas aplicações didáticas em sala de aula. Será ministrado por professores brasileiros e espanhóis, assim como desenvolvedores originais de algumas das ferramentas. O encontro ocorre em 19 de fevereiro, de 9h às 12h, com inscrição prévia obrigatória. Haverá emissão de diploma aos participantes pelo Escritório de Educação da Embaixada de Espanha. Mais informações acesse o link
 

5 - E-book sobre ensino de línguas disponível para acesso gratuito

 
Fruto de parceria entre quatro pesquisadoras de diferentes universidades federais – Camila Saldanha (UFSC), Maria José Laiño (UFFS), Noemi Teles (UFJF) e Valdecy Pontes (UFC) –, o e-book Tradução pedagógica e o ensino de línguas se encontra disponível para acesso gratuito. Publicada pela Editora Pimenta Cultural (SP), a obra apresenta sete atividades didáticas a partir do uso da tradução no ensino de línguas estrangeiras. 
 

6 - Profnit convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) convida para a defesa da dissertação Indicadores para economia solidária: um estudo de caso no município Santa Cruz de Minas (MG), da mestranda Tânia Marília Resende Meireles. Os interessados devem solicitar o link da apresentação pelo e-mail: profnit@ufsj.edu.br.
 
Quando: 15 de fevereiro, às 10h
Banca: Prof. Bezamat de Souza Neto (orientador)
Prof. João Inácio Soletti (UFAL)
Prof. Jean Carlos Machado Alves (UFOP)
Prof. Fabrício Molica de Mendonça (Coorientador-UFSJ)
 

7 - [Oportunidade] Crea Jr. abre processo seletivo em SJDR

 
Com inscrições até 18 de fevereiro, o Crea Jr., núcleo São João del-Rei, abre vagas para processo seletivo nas áreas de Comunicação e Marketing; Documentos; Financeiro; Gestão de Pessoas e Projetos e Eventos. O link para inscrição pode ser acessado aqui. Mais informações disponíveis via Instagram.

Última atualização: 11/02/2022