1 - Retorno presencial na UFSJ: veja as regras

 
Com o retorno às atividades presenciais na UFSJ, nossas redes sociais estão compartilhando as regras do Protocolo de Conduta e Biossegurança da instituição para a pandemia de covid-19. Seguir as regras é fundamental para que o trabalho presencial seja mais seguro para servidores, alunos, colaboradores, famílias e comunidades. Fique por dentro
 

2 - Fapemig e Igam promovem chamada de apoio à pesquisa em recursos hídricos

 
A Fapemig divulgou a Chamada 03/2022 - Projeto Aprimoramento da Gestão de Recursos Hídricos no Estado de Minas Gerais, disponível neste link, que tem como objetivo induzir e fomentar projetos de pesquisa científica e tecnológica e/ou de inovação que pensem estudos para desenvolvimento e implementação de instrumentos de aprimoração para gestão de recursos hídricos no contexto do projeto no Estado. O prazo para submissão de propostas vai até o dia 14/03/22. 
 

3 - Dúvidas sobre a Chamada Universal da Fapemig?

 
Na próxima sexta-feira, 18 de fevereiro, às 10h, a Fapemig promove encontro virtual para tirar as dúvidas mais frequentes acerca da chamada Demanda Universal. O Tira dúvidas Fapemig será transmitido pelo YouTube
 

4 - Capes irá conceder 1.400 bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

 
A Capes publicou, na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União, o Edital nº 10/2022 do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). O processo de seleção interno dos doutorandos vai até 31 de março. O investimento previsto pela Capes é de até R$ 81,8 milhões para financiamento de até 1.400 bolsas. Os benefícios durarão de seis a dez meses.
 
*Com informações de CCS/Capes
 

5 - Fapemig promove seminário de avaliação de pesquisas para o SUS

 
A Fapemig iniciou, em 9 de fevereiro, o Seminário de Avaliação Parcial das pesquisas aprovadas no Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) em Minas Gerais. Realizada de forma virtual, a iniciativa envolve a apresentação dos projetos de pesquisa contemplados na chamada Fapemig 03/2020 para uma banca de avaliadores, que examinam os objetivos pretendidos e os resultados alcançados até o momento. Confira a íntegra na página da Fundação. 
 

6 - [Oportunidade] Bolsa internacional na Argentina

 
A Universidad Nacional del Litoral (UNL) torna público a Convocatória 2022 para pesquisas do Instituto de Estudos Avançados do Litoral. A chamada é destinada a pesquisadores de instituições estrangeiras que não residem na Argentina, para estadia na cidade de Santa Fé, durante o ano letivo de 2022, com foco no tema Habitar el humedal: cidades à beira do rio e cidades pantanosas. As bolsas têm vigência de 1° de setembro a 15 de dezembro de 2022, e as inscrições on-line podem ser feitas até 21 de março, até às 15h, horário da Argentina. As informações sobre a convocação e os formulários de inscrição (disponíveis em espanhol e inglês) podem ser encontrados neste link. Mais informações aqui.

Última atualização: 16/02/2022