1 - Desligamento de energia no CTAN nesta terça, 22

 
A Divisão de Prefeitura de Campus da UFSJ (Dipre) informa que será desligada a energia elétrica do Campus Tancredo Neves (CTAN) na terça-feira, dia 22 de fevereiro, das 8h às 16h. A interrupção se deve à ligação de nova subestação pela Cemig, mais moderna e com maior capacidade, passando de 280KW para 350KW. Trata-se de uma antiga demanda da Universidade, que garante maior oferta de energia elétrica e fornecimento adequado para as necessidades da instituição.
 

2 - CPA: inscrições até amanhã, 22

 
Estão abertas até esta terça, 22, as inscrições para composição da Comissão Própria de Autoavaliação, referente à eleição de servidores docentes e técnicos-administrativos do quadro efetivo da UFSJ. Não deixe de participar! 
 

3 - Finep lança chamada para ensaios de vacina

 
A Finep divulga a seleção pública 02/2022 MCTI/Finep/FNDCT, que vai conceder recursos de subvenção econômica a empresas para apoio financeiro à execução dos Ensaios Clínicos de Fase III de vacinas contra o SARS-CoV-2, cujo Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) tenha sido desenvolvido por pesquisadores brasileiros em Instituição Científica e Tecnológica (ICT) brasileira ou em parceria internacional com transferência de tecnologia para ICTs nacionais. O prazo para envio de propostas vai até 3 de setembro. Confira a chamada completa.
 

4 - Parfor: aberto prazo para envio de propostas

 
Começa nesta segunda-feira, 21, a inscrição das instituições de ensino superior no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Instituições interessadas têm até as 18h do dia 25 de março para se candidatarem; o prazo vale tanto para a oferta de cursos em 2022 quanto em 2023. Segundo o edital, cada instituição – pública e privada sem fins lucrativos – deverá propor a abertura de, pelo menos, 40 vagas por curso e cada estado, se tiver proposta aprovada, tem garantido o mínimo de 120 vagas. A documentação deve ser apresentada no Sistema Integrado Capes
 
*Com informações de CCS/Capes
 

5 - PPGCS: veja a agenda de defesas

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (CCO) convida a comunidade acadêmica para a seguintes defesas:
 
*Avaliação do efeito neuroprotetor do esteróide cardiotônico semissintético BD-15 na prevenção do dano cognitivo e ações neurotóxicas causadas durante isquemia encefálica, do discente Bruno de Souza Gonçalves.
Quando: 21 de fevereiro, às 14h, via Google Meet.
 
**Avaliação do potencial antitumoral e caracterização de mecanismos de ação de alcalóides beta-carbolínicos sintéticos em linhagens celulares humanas, da discente Kimberly Brito Tecchio.
Quando: 24 de fevereiro, às 13h30, via Google Meet.
 

6 - PPGBiotec chama para defesa de tese

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia convida a comunidade acadêmica para defesa de tese, intitulada Prospecção de atividade antiviral contra os arbovírus Zika e Mayaro em extratos e compostos isolados de Maytenus quadrangulata (Celastraceae), da doutoranda Damiana Antônia de Fátima Nunes.
 
Quando: 23 de fevereiro, às 14h, via Google Meet
Banca: Prof. José Carlos de Magalhães – orientador (Presidente)
Profa. Jaqueline Maria Siqueira Ferreira – UFSJ (Coorientadora)
Prof. Luiz Felipe Leomil Coelho – UNIFAL (Titular)
Prof. Geraldo Célio Brandão – UFOP (Titular)
Profa. Cíntia Lopes de Brito Magalhães – UFOP (Titular)
Profa. Ana Hortência Fonseca Castro – UFSJ (Titular)
Profa. Daniela Leite Fabrino – UFSJ (Suplente)
Prof. Antônio Helvécio Tótola – UFSJ (Suplente)
Profa. Jordana Grazziela Alves Coelho dos Reis – UFMG (Suplente)
 

7 - Profnit convida para qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) convida para a banca de qualificação da discente Vanessa de Souza Silva, com a apresentação Indicação geográfica: uma revisão bibliométrica e cientométrica.
 
Quando: 23 de fevereiro, às 9h, via Google Meet
Banca:  Prof. Mateus da Silva Junqueira (Presidente)
Prof. José Willer do Prado (UFLA)
Prof. Fernando Melo da Silva (UEMG) 

Última atualização: 21/02/2022