1 - Graduação e pós: como solicitar sua carteirinha de estudante

 
Atenção, alunos: sobre a nota divulgada na edição de ontem de nosso Boletim, retificamos as seguintes informações relativas à solicitação de carteirinhas:
 
A solicitação para alunos de graduação é realizada na página Minha UFSJ / Contac / Consultas acadêmicas / Requerimento eletrônico / Carteirinha unificada. A UFSJ fornece a primeira via gratuitamente. 
 
Para alunos da pós-graduação, a solicitação se dá exclusivamente pelo e-mail carteirinhas@ufsj.edu.br. Dúvidas pontuais também podem ser encaminhadas para esse endereço. 
 
Mais informações disponíveis na página da Divisão de Bibliotecas.
 

2 - Comprovante de rendimentos para IR já disponíveis

 
A Divisão de Administração de Pessoal (Dipes) informa que os Comprovantes de Rendimentos do Exercício 2022/Ano-base 2021 já estão disponíveis no sistema sougov. O período para declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2021 começa em 7 de março e termina em 29 de abril. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail  sepag@ufsj.edu.br. Confira o passo a passo
 

3 - FaE lança portal de acesso aberto a livros do campo educacional

 
A Faculdade de Educação da UFMG (FaE) acaba de lançar o Portal de Livros Abertos, que reunirá a produção acadêmico-científica de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos que têm ou tiveram vínculo com a unidade. O catálogo-portal já conta com algumas dezenas de obras, que podem ser acessadas e baixadas gratuitamente. É possível fazer buscas por autor, editora, assuntos, áreas do conhecimento e ano de publicação, entre outros marcadores. Mais detalhes aqui
 

4 - PPGBiotec divulga agenda de qualificações

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), Campus Centro-Oeste Dona Lindu, convida a comunidade acadêmica para assistir às seguintes qualificações:
 
*Estudo fitoquímico e avaliação das atividades antioxidante e larvicida de sementes de Handroanthus impetiginosus (Mart. ex Dc.) Mattos (Bignoniaceae), da mestranda Luana Cristina Diniz Santos.
Quando: 4 de março, às 9h, via Google Meet
Banca: Profa. Ana Hortência Fonseca Castro (UFSJ – Presidente)
Profa. Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima (UFSJ – Coorientadora)
Prof. Adriano Guimarães Parreira (UEMG)
Profa. Paula Avelar Amado (Farmax)
Prof. Mairon César Coimbra (UFSJ)
 
**Síntese e avaliação da atividade do peptídeo isolado do veneno da aranha Lycosaerythrognatha sobre o desenvolvimento tumoral: estudo in silico e in vitro, da mestranda Lívia Ramos Santiago.
Quando: 10 de março, às 13h30, via Google Meet 
Banca: Profa. Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro (UFSJ – Presidente)
Prof. Jefferson Luiz Princival (UFSJ)
Prof. Rafael César Russo Chagas (UFSJ)
Prof. Ralph Gruppi Thomé (UFSJ)
 
***Análise e purificação de canabinóides obtidos a partir do cultivo in-vitro utilizando Cu2FeO4, do doutorando Brayan Jonas Mano Sousa.
Quando: 11 de março, às 8h30, via Google Meet
Banca: Prof. Joaquim Maurício Duarte Almeida (UFSJ – Presidente)
Profa. Ana Júlia Pereira Santinho Gomes (UFSJ)
Prof. Whocely Victor de Castro (UFSJ) 
Prof. Luís Fernando Soares (UFSJ)
Profa. Giuseppina Negri (UNIFESP)
Prof. Renê Oliveira do Couto (UFSJ)
 

5 - Promel convida para defesas

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida a comunidade acadêmica para a defesa de duas dissertações:
 
*Análise do discurso político: efeitos de sentido sobre a ditadura militar em pronunciamentos de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, da mestranda Bianca Resende Carvalho, sob orientação do professor Edmundo Narracci Gasparini.
Quando: 4 de março, às 14h, via Google Meet
Banca: Profa. Nathália Elvira Sperandio (UFSJ)
Profa. Janaína de Assis Rufino (IF-Sudeste MG)
Prof. Ivan Vasconcelos Figueiredo (UFSJ)
 
*Canthus e Incantare: Uma dialética da função social do cancionista na obra de Belchior, de autoria do mestrando Marco Aurélio Afonso Costa, sob orientação da professora Melissa Gonçalves Boechat.
Quando: 4 de março, às 14h, via Google Meet.
Banca: Profa. Maria  ngela de Araújo Resende (UFSJ)
Profa. Ana Maria Clark Peres (UFMG)
Prof. Luiz Manoel da Silva Oliveira (UFSJ)
 

6 - PPGEQ tem defesa neste sábado

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação Combustão de acrilonitrila sobre catalisadores (Cu ou Ce)-ÓXIDO e (CuO ou CeO2)-BETA, do mestrando Eduardo Zanitti Ávila Couto.
 
Quando: 5 de março, às 10h, via Google Meet.
Banca: Prof. Marcelo da Silva Batista (UFSJ)
Prof. Jorge David Alguiar Bellido (UFSJ)
Prof. André Gustavo Sato (UFV)
Prof. Henrique dos Santos Oliveira (UFMG)
 

7 - [Oportunidade] Curso-oficina Educação em direitos humanos

 
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) divulga a Convocatória do Curso-oficina Educação em direitos humanos: conhecer, aplicar, intervir, lançado pelo Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe (Crefal). O objetivo  é contribuir para a formação de agentes comunitários, promotores, educadores, docentes e discentes, para incorporarem a temática às suas práticas. O curso será desenvolvido remotamente, por meio de plataforma de distribuição de conteúdo educacional on-line, em que participantes do México e de outros países da América Latina desenvolverão atividades individuais e colaborativas. A íntegra da convocatória pode ser acessada via link e o suporte para registro, aqui

Última atualização: 04/03/2022