1 - RU do Dom Bosco já tem previsão de retorno: 11 de abril
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) informa que o restaurante universitário do Campus Dom Bosco retoma suas atividades na segunda-feira, 11 de abril. A empresa deixará o caixa aberto para que estudantes possam realizar a compra de créditos, nas seguintes datas: 7 de abril, de 13h às 17h; e 8 de abril, das 8h às 13h.
Saiba mais.
2 - Professor do CCO lança livro
O professor Richardson Miranda Machado, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), está com seu quarto livro pronto. Sala de aula invertida: propostas lúdicas para prevenção do uso de substâncias é voltado para professores e profissionais da saúde que trabalham com o público adolescente. A cerimônia oficial de lançamento vai fazer parte da programação do 33° Inverno Cultural UFSJ, que acontece de 23 a 31 de julho. O autor participa também do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais.
3 - Chamada Universal 2022: alerta para membros da equipe
Encerrou-se no dia 28 de março o prazo para submissão de propostas à Chamada Universal Fapemig 2022. Ao todo, foram recebidas 1.267 propostas que vão passar pelos processos de julgamento e avaliação. Todos os membros de equipe que ainda não realizaram o aceite no
Sistema Everest, deverão confirmar a participação nos projetos até o dia 7 de abril. Aqueles que não efetuarem a confirmação serão excluídos do processo. A
chamada considera que, independentemente do recebimento do e-mail automático de consulta sobre o aceite, é de integral responsabilidade dos integrantes das equipes atestarem suas atuações nas propostas.
Íntegra aqui.
4 - CNPq divulga resultado final da Chamada Universal e outros cinco editais
Uma das chamadas mais tradicionais do CNPq, o Universal apoia projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. Nesta chamada, foram aprovados 2.694 projetos nas mais diversas áreas do conhecimento. A lista divulgada agora conta com 1.350 novos projetos que complementam a
lista divulgada no início de fevereiro deste ano.
5 - Aberta submissão de propostas para apoio a evento
A Fapemig acaba de lançar a
Chamada 06/2022, que vai financiar a organização de eventos em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) sediadas em Minas Gerais. A chamada prevê três entradas para a submissão de projetos. A primeira, que passa a receber propostas a partir de hoje, 1º de abril, se destina a eventos que serão realizados entre 1° de outubro de 2022 e 31 de janeiro de 2023. O prazo de submissão vai até 30 de maio.
Veja detalhes.
6 - “Luz solar e injeção de desinfetante tratam o coronavírus”
Primeiro de abril!!
Notícia absurda, não? Mas, por incrível que pareça, foi dita pelo ex-presidente norte-americano, Donald Trump, durante coletiva de imprensa na Casa Branca, no dia 23 de abril de 2020.
Trump sugeriu que a luz solar poderia ser utilizada para tratar pacientes com covid-19, além de levantar a possibilidade de aplicações de desinfetantes no corpo humano.
Confira aqui.
Nas 18 horas seguintes, foram registrados 30 casos de nova-iorquinos que recorreram às autoridades sanitárias por intoxicação com produtos de limpeza, segundo
reportagem da NBC. Após a repercussão negativa, Trump disse que estava fazendo uma pergunta sarcástica a repórteres, apenas para ver o que aconteceria.
O fato acima define as fake news, informações criadas deliberadamente com a intenção de enganar, na busca de retorno econômico ou político.
O Pinóquio pegou covid? Desmistificando as notícias falsas em tempos de pandemia quer avaliar as consequências das fake news sobre a covid-19 no Brasil. A próxima pauta vai contar a história do movimento antivacina. Esse projeto de extensão, financiado pelo Pie-Covid-19, é coordenado pelo professor Daniel Calbino (Campus Sete Lagoas) e redigido por Gabriela Lima, estudante de Jornalismo na UFSJ.
Até à próxima fake!!
Referências bibliográficas
DALE, Daniel et al. Trump sugere luz solar e injeção de desinfetante para tratar coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-sugere-luz-solar-e-injecao-de-desinfetante-para-tratar-coronavirus/. Acesso em: 20 fev. 2021.
CONTEÚDO, Estadão. NY registra aumento de intoxicação por desinfetante após sugestão de Trump: na cidade, número de ocorrências por envenenamento relacionado aos produtos mais do que dobrou nas 18 horas seguintes à sugestão do presidente. Na cidade, número de ocorrências por envenenamento relacionado aos produtos mais do que dobrou nas 18 horas seguintes à sugestão do presidente. 2020. Disponível em: https://exame.com/mundo/ny-registra-aumento-de-intoxicacao-por-desinfetante-apos-sugestao-de-trump/. Acesso em: 07 mar. 2022.
Última atualização: 01/04/2022