1 - Acesso à internet no CTAN restabelecido

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) comunica que a fibra da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), que fornece o acesso à Internet no Campus Tancredo Almeida Neves (CTAN), foi restabelecida no início da tarde desta segunda, 18. 
 

2 - Inscrições para projetos de exposições temporárias no Museu Regional

 
O Museu Regional de SJDR publicou nesta segunda-feira, 18, as regras do chamamento público para exposições de curta duração. A chamada é aberta aos interessados de todo território nacional e os proponentes podem enviar seus projetos via correio, e-mail ou entregar presencialmente no Museu, até 17 de junho. Confira
 

3 - Recital de piano no Centro Cultural

 
O Centro Cultural da UFSJ convida para recital de piano, nesta quarta, 20 de abril, às 20h, com o músico Rafael Ruiz. Rafael atuou com orquestras no Brasil e no exterior, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, St. John's Chamber Orchestra, Stockport Symphony Orchestra e Royal College of Music Ensemble.
 

4 - Capes oferece capacitação gratuita para professores

 
A Capes, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), oferece capacitação gratuita para professores, alunos de licenciatura e outros profissionais que atuam na educação básica. São seis cursos de apoio ao uso de tecnologias em salas de aula. As inscrições estão abertas para as aulas de Psicologia da Educação, Desenho Didático para o Ensino On-line, Como Produzir Videoaulas, Mediação em EaD e Multimeios em Educação.
 
*Com informações de CCS/Capes
 

5 - DAAD Brasil oferece Teste onSET Alemão

 
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD Brasil) voltou a oferecer o Teste onSET Alemão, que avalia o nível de conhecimento do idioma e determina em qual nível o estudante se encontra no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (a partir do nível A2 e até o C1). O próximo teste ocorre em 29 de abril, de 17h às 18h10.
 
Para participar, o interessado deve enviar e-mail para sarah.jacobs@daad-lektorat.de, informando para qual bolsa de estudos quer se candidatar, ou qual outro motivo tem para fazer o teste. Em seguida, o candidato receberá um e-mail com o número TAN e mais informações sobre como prosseguir. A participação é gratuita e o resultado sai logo após a prova. 
 

6 - Enap oferece oportunidades de trabalho e cursos de capacitação

 
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) disponibiliza mais de 40 cursos de capacitação, em modalidade remota, com início previsto para abril e maio. São cursos nas áreas técnica, de instrumentalização, gerenciais e comportamentais, com 58 turmas no total. Confira todas as modalidades oferecidas aqui
 

7 - Voucher de desconto no TOEFL iBT 

 
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB. Saiba mais.
 

8 - [Oportunidade] Curso geral de propriedade intelectual 

 
Estão abertas, até 2 de maio, as inscrições para a segunda edição do Curso geral de propriedade intelectual a distância (DL 101P BR), oferecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI). O curso é gratuito, com carga horária de 75h, e conta com tutoria de especialistas nacionais, além de apresentar uma visão geral sobre diversos temas relativos à propriedade intelectual, com enfoque na legislação brasileira. Fique por dentro
 

9 - [Colaboração em pesquisa] Influência de comportamentos inadequados no ambiente de trabalho

 
Aluno do Mestrado Profissional em Administração Pública, Luís Eduardo Franco solicita contribuição em pesquisa para averiguar o nível de exposição dos servidores a comportamentos inadequados no ambiente de trabalho e como tal percepção afeta a disposição do servidor em se submeter às normas de conduta vigentes. Os dados obtidos nessa pesquisa podem promover o aperfeiçoamento do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal. Basta clicar neste link e responder às questões, até o dia 30 de julho. 

Última atualização: 18/04/2022