1 - Iniciação Científica: fique atento ao prazo de submissão!

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que estão abertas, até o dia 23 de maio, as inscrições para os editais de Iniciação Científica, disponíveis aqui. Docentes podem submeter suas propostas pelo Sistema PIBIC e devem ficar atentos para a data limite para atualização do Currículo Lattes, que é dia 23 de maio. O calendário e os textos de todos os editais estão disponíveis via link.
 
Para os projetos participantes de editais com bolsas financiadas pelo CNPq, a vigência será de setembro de 2022 a agosto de 2023. Já os projetos submetidos aos editais com bolsas financiadas pela Fapemig terão vigência de outubro de 2022 a setembro de 2023.
 
Dúvidas: Setor de Pesquisa, sepes@ufsj.edu.br.
 

2 - PROGP abre inscrições para o Curso sobre Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP),  por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), informa a abertura de inscrições para o  Curso sobre Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes, que acontecerá via Plataforma Moodle, no período de 16 a 27 de maio de 2022. O curso visa capacitar servidores acerca das noções básicas de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, instruir sobre riscos ambientais, equipamentos de proteção individual e coletiva, sinalização de segurança e prevenção e extinção de princípio de incêndio.
 
As inscrições deverão ser feitas no SIGRH, aba Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição pode ser lido neste link.
 

3 - Professores do Depel são nomeados membros seniores do IEEE

 
Os professores Márcio Júnior Lacerda e Wesley Peres, do Departamento de Engenharia Elétrica (Depel), foram nomeados membros seniores do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O IEEE é atualmente a maior sociedade técnica e sem fins lucrativos no mundo, contando com mais de 400 mil membros em 160 países. Ambos os professores atuam nos cursos de graduação e pós-graduação (PPGEL/UFSJ), orientando alunos de Iniciação Científica e mestrado, e coorientando alunos de doutorado em instituições parceiras.
 
Para o professor Wesley Peres, vice-chair da Seção Minas Gerais do Instituto, e também integrante do IEEE Power and Energy Society, “trata-se de um reconhecimento das atividades de ensino e pesquisa realizadas na UFSJ, além de motivação para continuarmos contribuindo com a formação de recursos humanos e com a produção técnico-científica.”
 
Análise que o professor Márcio Lacerda, membro do  IEEE Control Systems Society e do Comitê Técnico de Sistemas Híbridos, ratifica: “Esse reconhecimento é mais uma validação do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos.”
 
Alunos da UFSJ interessados em participar do IEEE podem se vincular ao Ramo Estudantil, que conta com os seguintes capítulos: Circuits and Systems Society (CAS), Power and Energy Society (PES) e Women in Engineering (WIE).
 

4 - PPGCA convida para qualificação 

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida a comunidade para exame de qualificação, de trabalho intitulado Efeito do estádio de maturação nos compostos bioativos, atividade antioxidante e características físico-químicas de tomate tipo Grape, da mestranda Andreia Aparecida dos Anjos Chagas. 
 
Quando: 9 de maio, às 9h, na Sala de Videoconferência, 2º andar do Prédio Principal do CSL
Banca: Profa. Lanamar de Almeida Carlos (UFSJ – orientadora)
Profa. Ana Paula Coelho Madeira Silva (UFSJ)
Profa. Cintia Nanci Kobori (UFSJ)
 

5 - Pós em Ciências Agrárias convida para seminário

 
O PPGCA convida a comunidade para o seminário Marcha de absorção de nutrientes em cana de açúcar (Soca) a partir de duas estratégias de fertilização, com a participação de Michel Anderson Silva Lourenço, do Departamento de Ciências Agrárias. O evento ocorre na segunda-feira, 9, às 10h, na sala 2.16 do Campus Sete Lagoas (CSL).
 

6 - [Oportunidade] Prefeitura de Ouro Branco lança edital de convocação

 
A Prefeitura de Ouro Branco convoca a comunidade para representatividade na constituição do novo Conselho Municipal de Política Cultural. O Fórum acontece em 27 de maio, de 13h às 18h. Confira o edital.
 

7 - [Oportunidade] USP abre inscrições para curso gratuito de Astronomia para meninas

 
Você conhece alguma menina de 14 a 17 anos que gostaria de participar de um curso gratuito de Astronomia na USP? 
 
O grupo de mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo criou, em 2019, o Projeto Astrominas, que oferece cursos gratuitos de Astronomia para meninas, com professoras e pesquisadoras consagradas na área. O objetivo é facilitar o acesso de jovens alunas à Universidade, estreitando o contato dessas meninas com mulheres cientistas, de forma a estimular a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia, numa forma de desconstruir a ideia de que as Ciências Exatas não são para meninas. As inscrições ficam abertas até dia 29 deste mês. Leia mais.
 

8 - [Oportunidade] Programa de Estágio Globo 2022

 
A Globo está com as inscrições abertas para o Programa de Estágio. Para participar, é necessário ter se formado entre julho de 2023 e julho de 2024, com disponibilidade para estagiar 6h ou 4h por dia. Saiba mais.

Última atualização: 05/05/2022