1 - Egresso da UFSJ se apresenta no Carnegie Hall, em Nova York

 
Apresentar-se no lendário teatro Carnegie Hall, templo sagrado da música em Nova York, é o “sonho de consumo” de todo músico que almeja uma carreira internacional. Muitos tentam e não conseguem. Não foi o caso de Octávio Deluchi, violonista formado pela UFSJ, que nesta terça, 10, se apresenta no ambicionado palco, na condição de vencedor da última edição do Grande Prêmio (Grand Prize) promovido pela italiana IBLA. Veja a íntegra.
 

2 - CEPSJ divulga edital para eleição de novos membros

 
O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Unidades Educacionais São João del-Rei (CEPSJ) abre o Edital nº 001/2022 para eleição de novos integrantes. As vagas são destinadas a docentes alocados nos departamentos de Letras, Artes e Cultura; Ciências da Educação; Ciências Sociais; Música, e também oriundos do Campus Sete Lagoas. 
 
As inscrições vão até 21 de maio, pelo e-mail cepsj@ufsj.edu.br. As votações ocorrem em 26 do mesmo mês. Confira detalhes.
 

3 - Promel abre processo seletivo

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) abre processo para seleção de novos alunos. São 12 vagas na linha Discurso e Representação Social, e 13 vagas na linha Literatura e Memória Cultural. As inscrições vão até 12 de junho. Saiba mais.
 

4 - PROFIAP convida para defesa

 
O Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) convida a comunidade para banca de defesa, do trabalho A monetização da saúde nas instituições federais de ensino superior de Minas Gerais, do discente Wanderson Resende Mendes.
 
Quando: 11 de maio, às 8h30. Interessados devem solicitar o link de transmissão via e-mail
Banca: Prof. Carlos Eduardo Infante – UFSJ (Presidente)
Profa. Daniela Martins Diniz – UFSJ 
Prof. André Luiz Bertassi – UFSJ
Prof. Fabrício Molica de Mendonça – UFSJ
Prof. Eduardo Giarola – UFU
 

5 - Chamada pública de divulgação científica para projetos jornalísticos

 
O Instituto Serrapilheira abre chamada pública para jornalistas, empresas, organizações e equipes jornalísticas que queiram investigar O papel da Ciência no Brasil de amanhã. A iniciativa faz parte do Programa de Divulgação Científica, promovido pelo Instituto. As propostas podem ser enviadas no período de 30 de maio a 6 de junho. 
 
Para concorrer, os candidatos deverão apresentar um plano de como abordar a questão em pauta, em qualquer formato de publicação jornalística – impressa, digital, multimídia, audiovisual, fotojornalística etc. Serão selecionadas até dez propostas, que receberão até R$ 50 mil, cada, para execução dos projetos. Leia o edital completo.
 

6 - Segurança pública é o tema da série Projeto para um Brasil Novo

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, no dia 11 de maio, próxima quarta, às 16h, a oitava sessão dos seminários Projeto para um Brasil Novo. O tema do debate on-line é Segurança Pública e será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube. A discussão será coordenada pelo diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor do Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/SP), Renato Sérgio de Lima. 
 

7 - [Oportunidade] Instituto Cervantes com benefícios exclusivos

 
A lista de maio para recebimento dos benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes às instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) estão abertas. Os benefícios são direcionados a estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos. As inscrições podem ser feitas até 30 de maio. Veja mais.
 

8 - [Oportunidade] Inscrições abertas para o Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test

 
O GCUB informa também que estão abertas inscrições para o Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test. Nesse workshop, gratuito e virtual, os diretores da ETS no Brasil apresentarão as principais habilidades avaliadas no TOEFL iBT, bem como os objetivos de aprendizado de cada pergunta avaliada no exame. Confira.

Última atualização: 09/05/2022