1 - Netec UFSJ cadastra empresas-filhas

 
O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec) retoma o cadastramento de empresas-filhas da UFSJ, aquelas que tenham alunos, ex-alunos e servidores da Universidade como sócios. O objetivo é convidá-los a fazer parte da comunidade de empreendedorismo e inovação da instituição. 
 
As empresas cadastradas passam a ter certos benefícios:
- Certificação como empresa-filha da UFSJ
- Desenvolvimento de rede de negócios
- Business network
- Possibilidade de parcerias com projetos de inovação
- Participação em eventos da instituição
- Link no site do Netec
- Participação em programas de mentoria para empreendimentos da UFSJ
 
Caso já tenha se cadastrado, tudo certo: confira neste link se sua empresa está com a gente! Se não estiver, basta preencher esse formulário para se juntar a nós. 
 
Nesse vídeo, o professor Paulo Granjeiro, coordenador do Netec UFSJ, convoca a comunidade acadêmica a colaborar com esse mapeamento.
 

2 - Interrupção de energia elétrica no CDB dia 28

 
O Setor de Serviços Gerais (Seseg) comunica o desligamento da energia elétrica no Campus Dom Bosco, no sábado, 28 de maio, entre 7h e 12h, para poda de árvores próximas à rede elétrica. Caso alguma unidade tenha algum evento marcado, sem possibilidade de adiamento, favor comunicar previamente ao Seseg, via e-mail seseg@ufsj.edu.br.   
 

3 - Colóquio Pecatta Mundi: não perca!

 
O Centro Cultural da UFSJ convida para o Colóquio Pecatta Mundi: estudos inquisitoriais nas travessias entre Minas Gerais e Portugal, que ocorre no dia 27 de maio, de forma híbrida (presencial e com transmissão via Google Meet). O evento vai mostrar os resultados das pesquisas de jovens investigadores de universidades mineiras sobre a atuação da Inquisição, seja pelos mecanismos e atuação dos agentes do Santo Ofício, seja pelo levantamento e análise de denúncias e processos contra os moradores, compondo um panorama representativo da produção historiográfica recente.
 
Ao final do evento, será lançada a coletânea homônima. Inscreva-se aqui
 

4 - Segunda etapa de seleção para a UAB abre 20 mil vagas

 
A Capes divulgou o resultado final da segunda fase do Edital nº 9/2022, da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Serão abertas 20.100 vagas, em 66 cursos para apoiar o desenvolvimento de economias locais e 68 para a formação de agentes públicos. Confira.
 

5 - PGENF convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGENF) convida a comunidade para defesa da dissertação Construção e validação de bundle para prevenção de lesões de pele relacionadas a adesivos médicos em adultos em terapia intensiva, da mestranda Ariana Luiza Rabelo.
 
Quando: 23 de maio, às 13h30, via Microsoft Teams
Banca: Prof. Juliano Teixeira Moraes (UFSJ – Presidente)
Dra. Paula Cristina Nogueira (USP)
Dr. Daniel Nogueira Cortez (UFSJ)
Dra. Thalyta Cristina Mansano Schlosser (UFSJ – Suplente)
 

6 - PPGCA: seminário agendado

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida para o seminário Relações entre o desenvolvimento e produção de plantas de milho em função de doses de nitrogênio submetidas a estresse hídrico, com Geiza Maria Vieira Alves, do Departamento de Ciências Agrárias. Nesta segunda, 23 de maio, às 10h, na sala 2.16 do Campus Sete Lagoas.
 

7 - Saiba quem são as maiores vítimas dos grupos antivacinas!

 
“Uma mentira contada mil vezes se torna verdade.” O ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, conseguiu elaborar uma frase de fato verdadeira e atemporal.
 
Atemporal porque conteúdos constantemente reforçados em grupos de redes sociais acabam se tornando verdadeiros para seus seguidores, conforme estudado pela pesquisadora Amanda Milléo Almeida, em sua dissertação Movimento antivacinas na internet: da apropriação e recirculação do jornalismo de saúde ao empoderamento de grupos no Facebook.
 
Amanda Almeida considera que o movimento antivax está crescendo no Brasil, pela análise de dois dos seus maiores grupos no Facebook: O lado obscuro das vacinas  e Sou contra a vacina do HPV: “Foi possível traçar o perfil dos membros mais ativos do grupo, que resultou em um público majoritariamente formado por: mulheres, casadas, com filhos, ensino superior, moradoras da região Sudeste do país, com interesses que variam de política nacional e vida saudável (principalmente no grupo O lado obscuro das vacinas) à maternidade e religião (principalmente no grupo Sou contra a vacina HPV).’’ Ou seja, são elas quem mais interagem com as fake news divulgadas nesses meios virtuais.
 
A maioria das falsas postagens, segundo a pesquisadora, usam como argumento fontes jornalísticas, imagens, vídeos e também a religiosidade. Outro fator explicativo para tal fenômeno, porém, é o chamado “efeito repetição”, de Sander Van Linden, como discutido no boletim anterior. Para Linden, as desinformações vão se aproveitar das mídias virtuais, por causa de seu alcance e principalmente fluidez, o que exige que sejam constantemente reforçadas.
 
Esse bombardeio de conteúdo, normalmente associado a algum grupo ideológico, e turbinado pelos algoritmos, acaba criando consenso, uma bolha social (echo chambers) negacionista, resultando em baixo engajamento para a vacinação. É exatamente como se comportam os dois grupos antivax citados. Ambos fazem uso do efeito repetição e também do “efeito terceira pessoa”, tema do próximo boletim!
 
Até a próxima fake!!
Se você souber/ler alguma fake news, manda pra gente: sextafake@ufsj.edu.br.
 
Referências bibliográficas
ALMEIDA, A. Movimento antivacinas na internet: da apropriação e recirculação do jornalismo de saúde ao empoderamento em grupos no Facebook. Dissertação, Mestrado em Comunicação, UFPR, 2019
 
LINDEN, Sander van Der. Misinformation: susceptibility, spread, and interventions to immunize the public. Nature Medicine, [S.L.], v. 28, n. 3, p. 460-467, mar. 2022. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1038/s41591-022-01713-6
 

8 - [Oportunidade] Next Frontiers to Cure Cancer

 
O Next Frontiers to Cure Cancer é um Congresso Internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center, para discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer. O evento ocorre de 22 a 25 de junho, em modalidade on-line. 
 
Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas, como enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros. Para submeter seu resumo científico com enfoque em Oncologia até 28 de maio, confira o edital no site.
 

9 - [Colaboração em pesquisa] Pesquisa sobre mobilidade em São João del-Rei

 
O Grupo de Pesquisa em Logística, Transporte e Sustentabilidade, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), realiza estudo sobre o impacto da covid-19 nos deslocamentos e atividades diárias dos moradores de São João del-Rei. Você está convidado a responder a esse questionário, clicando aqui

Última atualização: 20/05/2022