1 - Atenção ao prazo da validação cadastral obrigatória

 
Até o dia 31 de maio, os agentes públicos federais devem realizar a validação dos seus dados pessoais e funcionais cadastrados junto à Administração Pública Federal. A obrigatoriedade do procedimento está prevista na Portaria SGP/SEGDD/ME nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022. A validação cadastral deve ser realizada pelo SouGov.br.
 

2 - Atenção, alunos! Inverno Cultural seleciona bolsistas

 
Está no ar o edital para seleção de bolsistas para atuarem no Inverno Cultural UFSJ 2022. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em qualquer período dos cursos de graduação da Universidade. As inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 6 de junho, exclusivamente por este formulário. Confira todos os detalhes.
 

3 - Novas instalações do Sinac –  Campus Santo Antônio

 
O Setor de Inclusão e Acessibilidade (Sinac) agora está ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). As equipes trabalham juntas no Campus Santo Antônio. O administrativo do Setor funciona na sala 3.37, atende no (32) 3379-5448 e no e-mail sinac@ufsj.edu.br
 
A equipe de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais ficou com a sala 3.24, telefone (32) 3379-5447, e o e-mail para contato é  tils@ufsj.edu.br. Vale lembrar que as demandas para tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ainda continuam sendo encaminhadas via formulário.
 

4 - Enap seleciona consultores para pesquisa

 
A Fundação Nacional Escola de Administração Pública (Enap) abre processo seletivo para contratação de consultoria técnica para pesquisa sobre contratualização de serviços na educação pública. As inscrições vão até 31 de maio. Confira as vagas:
 
*Pesquisador Coordenador: responsável por realizar serviços de  pesquisa sobre o tema da contratualização de serviços na educação pública e elaboração de proposta de documento técnico abordando as possibilidades do tema e coordenação de estudos de caso. Interessados devem preencher formulário, submetendo seu currículo à Comissão de Seleção. O contrato prevê a entrega de cinco produtos, totalizando R$ 45.600,00. Detalhes aqui.
 
**Pesquisador Sênior Assistente: responsável por realizar serviços de pesquisa sobre o panorama da legislação acerca da contratualização de serviços na educação pública e elaboração de proposta de documento técnico abordando o tema, incluindo a análise das legislações contidas em estudos de caso a serem indicados. Interessados devem preencher esse formulário. O contrato prevê a entrega de quatro produtos, totalizando R$ 30.400,00. Saiba mais.
 

5 - Profnit convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit) convida para defesa da dissertação Gestão do conhecimento e avaliação quadrienal da Capes: um olhar sobre a percepção dos gestores da área da Administração, da mestranda Gisele Amanda de Oliveira Santos. 
 
Quando: 27 de maio, às 8h, via Google Meet
Banca: Prof. Daniel Bonoto Gonçalves (Orientador)
Prof. Paulo Afonso Granjeiro (Coorientador)
Profa. Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima (UFSJ)
Prof. Dalton Chaves Vilela Júnior (UFAM)
 

6 - PMBqBM: agenda de defesas e qualificações

 
O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) divulga agenda de defesa e exames de qualificação. Confira:
 
A mestranda Priscila Amaral Diniz defende dissertação de mestrado intitulada Desenvolvimento de um sistema de expressão heteróloga em Penicillium camemberti, no dia 30 de maio, às 8h30, via Google Meet. Na banca, os professores Daniel Bonoto Gonçalves (Presidente), Maíra Nicolau de Almeida (UFSJ), Moacyr Comar Júnior (UFU), Ivan Carlos dos Santos (UFSJ), Klédna Constância Portes Reis (UFSJ) e Ronaldo Alves Pinto Nagem (UFMG)
 
São três os exames de qualificação:
*Estudo bioquímico da produção de biomassa por isolados de bactérias do ácido lático e sua aplicação na indústria de cosméticos, da doutoranda Tuânia Natacha Lopes Silva
Quando: 27 de maio, às 8h, via Google Meet
Banca:  Prof. Paulo Afonso Granjeiro (Presidente)
Profa. Maria Esperanza Cortes Segura (UFMG)
Profa. Telma Porcina Vilas boas Dias (UFSJ)
Prof. Daniel Bonoto Gonçalves (UFSJ)
Prof. Adriano Guimarães Parreira (UEMG)
 
**Avaliação do potencial de aplicação em meio ambiente e saúde de um biossurfactante a partir de microrganismos, da mestranda Maria Auxiliadora Oliveira
Quando: 27 de maio, às 14h, via Google Meet
Banca: Prof. Paulo Afonso Granjeiro (Presidente)
Prof. Daniel Bonoto Gonçalves (UFSJ)
Prof. Adriano Guimarães Parreira (UEMG)
Profa. Juliana Teixeira de Magalhães (UFSJ)
Profa. Marina Quádrio Raposo Branco Rodrigues (UFSJ)
 
***Enterocina B: expressão, purificação, caracterização e análise dos seus efeitos antitumoral e antifúngico, da mestranda Priscilla Oliveira Gil
Quando: 31 de maio, às 13h30, via Google Meet
Banca: Profa. Vanessa Faria Cortes  (Presidente)
Prof. Leonardo Vazquez (University of Illinois at Urbana-Champaign)
Profa. Simone da Fonseca Pires (IF-Sudeste)
Prof. Daniel Bonoto Gonçalves (UFSJ)
Profa. Jaqueline Maria Siqueira Ferreira (UFSJ)
 

7 - A crise financeira na Fapemig

 
No dia 31 de maio, em parceria com o CTSmovMG, o Inteligência Coletiva Minas Gerais realiza live sobre o contínuo descaso com a Fapemig, a principal instituição de financiamento à pesquisa de Minas Gerais e os impactos na produção de conhecimento e o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado. O encontro, marcado para às 10h, via YouTube, terá entre os debatedores o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, que atualmente preside o Foripes, o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais.
 

8 - Capes: divulgada lista de instituições que receberão brasileiros nos EUA

 
A Capes divulgou a relação das instituições de ensino superior (IES) que receberão pesquisadores brasileiros pelo Programa Capes-Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos. As informações complementam o processo seletivo do Edital nº 5/2021 e foram publicadas ontem, 24 de maio, no Diário Oficial da União.

Última atualização: 25/05/2022