1 - Treinamento on-line sobre o SCDP
O Setor de Gestão e Controle de Diárias e Passagens (Sedip) informa que realizará, no dia 13 de junho, treinamento on-line sobre os processos de concessão de diárias e passagens na UFSJ. O curso abordará os principais conceitos relacionados ao tema, com ênfase nos aspectos relativos ao cadastro de solicitação de diárias e passagens na UFSJ. Também serão abordadas as principais mudanças recentes do Sistema. Informações sobre a forma de inscrição e carga horária serão divulgadas em breve.
Para melhor aproveitamento desse curso, o Sedip recomenda aos usuários do SCDP a realização dos cursos gratuitos virtuais disponibilizados pela Escola Virtual de Governo (Enap):
Também é importante que os usuários sempre consultem os documentos disponíveis em Documentação de Apoio, na
página inicial do SCDP.
2 - CNPq: chamadas abertas para bolsas de produtividade e desenvolvimento
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança chamadas para a concessão de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). A submissão de propostas vai até 7 de julho. O resultado final deve ser divulgado em fevereiro de 2023.
Saiba mais.
3 - IF-Sudeste MG promove oficinas gratuitas de redação
O IF-Sudeste MG, Campus São João del-Rei, oferece a oficina Desenrola, voltada para turmas do Ensino Médio Integrado da instituição e escolas parceiras. A iniciativa visa desenvolver a escrita de textos que prezam pela fluência, argumentação consistente e senso crítico, que são critérios exigidos aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
São, ao todo, 60 vagas para duas turmas, 40 delas reservadas para os alunos do IF-Sudeste e outras 20, para os parceiros. Os selecionados participarão de seis encontros às terças, de 15h50 às 17h30, a partir de 31 de maio. O aluno poderá escolher entre oficina de texto criativo ou texto argumentativo. As vagas serão preenchidas por ordem de
inscrição.
4 - Profiap convida para defesa
O Programa de Mestrado em Administração Pública (Profiap) convida para defesa de dissertação, intitulada A biblioteca universitária e a educação superior a distância na Universidade Federal de São João del-Rei, da mestranda Celsimara Martins do Carmo Guimarães.
Quando: 30 de maio, às 14h. Interessados em participar deverão solicitar link ao Profiap por e-mail
Banca: Prof. Marcello Angotti (Presidente)
Prof. André Luis Bertassi (UFSJ)
Prof. Pablo Luiz Martins (UFSJ)
Profa. Carolina Mafra de Sá (UFRPE)
5 - Prêmio Capes de Tese recebe 1.266 trabalhos
A 17ª edição do
Prêmio Capes de Tese teve 1.266 inscritos. A seleção vai reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021. Cada uma das 49 áreas do conhecimento, reconhecidas pela Fundação, terá uma tese selecionada, conforme
Edital nº 11/2022.
6 - Universidade de Lisboa seleciona para doutoramento em Educação
O Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, oferece, até 8 de junho, candidaturas aos ciclos de estudos conducentes aos graus de mestre e doutor em Educação, em suas diferentes áreas de especialização. O Doutoramento em Educação combina o conhecimento aprofundado e atualizado na área científica com formação teórica e metodológica. As áreas oferecidas são: Administração e Política Educacional; Didática das Ciências; Didática da Matemática; Formação de Adultos; Formação de Professores e Supervisão; História de Educação, Psicologia da Educação e TIC na Educação. Saiba todos os
detalhes aqui.
7 - “Você cai em fake news ou só os outros?”
Sabemos que é uma pergunta pessoal e, apesar de não executarmos essa pesquisa nesse momento, o artigo Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento, de Sheila Freitas Gomes (2020) se encarregou de fazer esse questionamento on-line com 232 participantes de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A maioria das respostas à pergunta deste post foi “não”, com pouquíssima porcentagem do “sim”. A pesquisadora chamou esse efeito de “efeito terceira pessoa”, no qual os indivíduos superestimam suas capacidades críticas, se considerando, portanto, menos vulneráveis a cair em fake news do que terceiros.
Essa convicção, como é comum acontecer em certezas absolutas, também é oposta ao seu propósito: quanto maior atribuição a outras pessoas da vulnerabilidade às fakes, maior a chance de ser vítima delas.
O próprio estudo de Gordon Pennycook, Fighting COVID-19 Misinformation on Social Media: Experimental Evidence for a Scalable Accuracy-Nudge Intervention (2020), concluiu que indivíduos com maior confiança nas suas intuições sobre o discernimento de notícias falsas ou verdadeiras, antes de analisá-las a fundo, eram os que mais estavam dispostos a compartilhar fake news sobre a covid-19. Segundo o autor, a desatenção é um fator que a fluidez midiática proporciona a qualquer um, sendo um fator mais agravante para a desinformação do que as bolhas sociais.
No entanto, as bolhas sociais nas redes continuam sendo aceleradoras de fake news e prejudicam ainda mais a capacidade crítica de todos os internautas (não só terceiros) e serão discutidas no próximo boletim.
Referências bibliográficas
GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Juliana Coelho Braga de Oliveira; ARROIO, Agnaldo. Fake News Científicas: percepção, persuasão e letramento. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 26, p. 1-3, 10 jul. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200018.
PENNYCOOK, Gordon; MCPHETRES, Jonathon; ZHANG, Yunhao; LU, Jackson G.; RAND, David G.. Fighting COVID-19 Misinformation on Social Media: experimental evidence for a scalable accuracy-nudge intervention. Psychological Science, [S.L.], v. 31, n. 7, p. 770-780, 30 jun. 2020. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0956797620939054.
8 - [Colaboração em pesquisa] Variação da interpretação de dados de comportamento animal
A pesquisadora da Unifesp, Marcela Becegato, convida pesquisadores ou estudantes que trabalham com animais de laboratório a responderem a pesquisa
Variação da interpretação de dados de comportamento animal, disponível
neste formulário. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail
marcela.becegato@unifesp.br.
Última atualização: 27/05/2022