1 - I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ, em agosto: participe!

 
O I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ já tem data para acontecer: de 10 a 12 de agosto, com o tema Realidades, estratégias, perspectivas. Em formato remoto, para ampliar o acesso ao debate e viabilizar a participação de convidados externos e de toda a comunidade acadêmica dos seis campi da UFSJ, as inscrições podem ser feitas neste formulário. Acompanhe todos os detalhes.
 

2 - DCNAT convida para palestra hoje à noite

 
Nesta terça-feira, 31, às 21h, no auditório do Campus Dom Bosco, acontece a palestra Sobre a forma da Terra, com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fernando Lang da Silveira. Parte da disciplina Formação Universitária e Profissional em Física e Química, é oferecida para calouros dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física e Química da UFSJ, sendo também uma atividade do projeto de extensão PhysicsTube: divulgação científica, produção de conteúdo e conhecimento para fora dos muros da UFSJ, coordenado pelo professor Edson Dias. O evento conta com transmissão on-line via Google Meet e YouTube
 

3 - Orientações de segurança para entrada nos campi

 
A Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre) solicita a todos os usuários dos campi de São João del-Rei que, ao passarem pelas cancelas automáticas nas entradas e saídas, observem as orientações dos vigilantes, reduzam a velocidade de seus veículos e se mantenham sempre atentos ao movimento da haste, de forma a evitar quaisquer acidentes. Cabe observar que as cancelas são importantes para a segurança da instituição, uma vez que permitem o efetivo controle de entrada de veículos. A Dipre orienta também que o limite de velocidade nas vias de circulação dos campi é de 20 km/h.
 

4 - Grupo de teatro da UFSJ se apresenta em Portugal

 
O Coletivo Fuzuê, grupo de teatro universitário da UFSJ, foi protagonista de ação internacional realizada em Portugal. O público pode ver apresentação teatral, exibição de documentário sobre o trabalho do grupo, oferecimento de oficinas de teatro de agitação e propaganda e um seminário teórico. O intercâmbio é uma parceria com o projeto Laboratórios de Teatro & Política do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e com o Teatro Universitário do Porto (TUP), grupo com intenso histórico de 73 anos de teatro político e de resistência. Confira.
 

5 - Divulgado resultado da Faixa A da chamada Universal/2022

 
A chamada Universal da Fapemig, que financia propostas de todas as áreas do conhecimento, divulga o resultado parcial dos projetos Faixa A do edital de 2022. Foram aprovadas, nesta Faixa, 110 propostas, dentre elas três da UFSJ. Os resultados das faixas B, C e D serão divulgados assim que a avaliação pelas Câmaras de Avaliação de Projetos da Fapemig for concluída. Confira a lista aqui.
 

6 - Publicada regras de concessão de bolsas às pró-reitorias

 
A Capes divulgou na última quinta-feira, 26, os critérios para a distribuição da cota de bolsas das pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa. As Instituições de Ensino Superior receberão 3.561 benefícios, que atenderão estudantes de mestrado e doutorado. A concessão começa em julho e vai até fevereiro de 2023. Veja mais
 

7 - Parfor: publicada lista de vagas pré-aprovadas 

 
A Capes divulgou ontem, 30 de maio, a relação de cursos e vagas pré-aprovados no Edital nº 8/2022, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Serão abertas 12 mil vagas, sendo seis mil em 2022 e seis mil em 2023. Os cursos abrangem Ciências Biológicas, Educação do Campo, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras (Libras, Português, Língua Inglesa), Matemática, Pedagogia e Química, entre outros. Leia mais.
 

8 - PPGCC convida para qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC) convida a comunidade para exame de qualificação, do trabalho intitulado Análise de Nomes de Identificadores em Sistema de Software, do mestrando Remo de Oliveira Gresta.
 
Quando: 3 de junho, às 10h. Os interessados devem solicitar o link da apresentação pelo e-mail: ppgcc@ufsj.edu.br.
Banca: Prof. Elder José Reioli Cirilo (Presidente)
Prof. Vinícius Humberto Serapilha Durelli (UFSJ)
Prof. Bruno Barbieri de Pontes Cafeo (UFMS)
 

9 - [Oportunidade] Edital de seleção de bolsistas doutores: confira

 
A Fundação Biblioteca Nacional lançou, em 23 de maio, edital para a seleção de pesquisadores doutores interessados em desenvolver projetos de pesquisa com base no acervo da instituição. A escolha do tema do projeto é livre, contudo, haverá bônus na avaliação de projetos nas seguintes áreas: 200 anos da Independência do Brasil; Livro, leitura e bibliotecas, ou Letras Clássicas. Todas as informações aqui.

Última atualização: 31/05/2022