1 - Viação Presidente: novos horários de ônibus 

 
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e a Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre), em acordo estabelecido com a Viação Presidente, definem novos horários de ônibus da linha 15 – Biquinha/CTAN, devido a ajustes na demanda da comunidade acadêmica. 
 
O ônibus de 11h, trajeto Tejuco com destino ao CTAN, foi realocado para novo horário: às 22h20 (CTAN/Biquinha), buscando atender melhor à alta demanda de discentes na saída do Campus Tancredo Neves. À exceção dos horários diretos, todos passam pelo Matosinhos. Essa mudança começa a valer a partir desta segunda, 6 de junho.
 
Confira os horários:
Biquinha – CTAN
6h15 - 7h10 - 7h10 (direto, saindo da Igreja São Francisco) - 9h10 - 12h05 (direto) - 12h10 - 14h25 - 16h15 - 17h50 (direto) - 18h10 (direto) - 18h10 - 20h10
 
CTAN – Biquinha
10h15 - 12h15 - 13h15 (direto) - 15h30 - 17h15 - 18h20 (direto) - 19h20 - 21h20 - 22h20 (direto) - 22h55 (direto) - 23h10
 
Mais informações: www.presidentesjdr.com.br, contato@presidentesjdr.com.br, (32) 3371-6568 e 3372-1729. 
 

2 - Atenção: prazos de inscrições dos editais do Inverno Cultural

 
Alunos e servidores, fiquem atentos aos prazos de inscrição dos editais do Inverno Cultural! Veja as datas finais:
 
#Sexta-feira, 03/06
*Chamada para seleção de propostas voluntárias de atrações na comunidade interna da UFSJ para atuação no 33º Inverno Cultural 2022. Acesse.
 
#Segunda-feira, 06/06
*Edital de Chamamento Público nº 004/2022/UFSJ/PROEX – Seleção de propostas de parcerias voluntárias 33º Inverno Cultural UFSJ.
 
**Edital N° 005/2022/UFSJ/PROEX – Seleção de propostas voluntárias para lançamento de livros  na programação do 33º Inverno Cultural. 
 
**Edital N° 006/2022/UFSJ/PROEX – Seleção de bolsistas de extensão  para atuação no 33º Inverno Cultural.
 

3 - Convite aos professores que ministram disciplinas sobre empreendedorismo na UFSJ

 
O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec) irá realizar o UFSJ Demoday, uma competição de pitch com times de estudantes que cursaram unidades curriculares sobre o tema empreendedorismo no primeiro semestre de 2022. O evento será realizado no dia 22 de agosto, às 9h, com transmissão ao vivo pela TV UFSJ.
 
Caso você seja professor que ministra a matéria, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e tenha interesse em ter seus times participando dessa competição, inscreva-se até 20 de junho. 
 

4 - Ação Cultural do Festival Artes Vertentes neste domingo, 5

 
Neste domingo, 5 de junho, às 11h, o Centro Cultural da UFSJ recebe a apresentação das atividades musicais da Ação Cultural do Festival Artes Vertentes, com alunos do Curso de Musicalização, o Coro VivAVoz e os Pequenos Grandes Violinistas. Não perca!
 

5 - Retorno das atividades presenciais da Brinquedoteca da UFSJ 

 
A Brinquedoteca UFSJ reabre suas portas para receber os brincantes da comunidade interna e externa da UFSJ. Durante os primeiros meses de 2022, o espaço foi reorganizado: tanto móveis quanto objetos lúdicos passaram por intensa e cuidadosa higienização. Atualmente, a equipe conta com bolsistas e estagiários de diversos cursos da UFSJ, com a técnica administrativa Luciene Lopes, sob a supervisão da professora Alessandra Pimentel, do curso de Psicologia da UFSJ. Visitas de grupos, como escolas, também podem ser agendadas.
 
Para  o atendimento das crianças e jovens da comunidade interna, solicita-se o prévio preenchimento de formulário de autorização, por seus pais e responsáveis. O horário disponível para a comunidade interna é às quintas-feiras, de 19h às 21h. Seguindo as normas atuais que regem as atividades presenciais na UFSJ, a criança deve ter 5 anos no mínimo, e estar em dia com o esquema vacinal contra a covid-19.
 

6 - PPGFIL prorroga edital

 
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) informa que o prazo de inscrição no Edital nº 02/2022 para ingresso no curso de mestrado foi prorrogado até dia 15 deste mês. Mais detalhes aqui.
 

7 - PPGCS: agenda de defesas

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) convida a todos para as seguintes defesas:
 
*Prevalência de bactérias do grupo Eskkapee em uma unidade de terapia intensiva em um hospital de referência em Infectologia em Minas Gerais, da mestranda Ludmila de Paula.
Quando: 7 de junho, às 9h, via Google Meet
Banca: Profa. Jaqueline Maria Siqueira Ferreira (Presidente)
Profa. Magna Cristina Paiva (UFSJ)
Profa. Roberta Carvalho de Figueiredo (UFSJ)
Prof. Adriano Guimarães Parreira (UFMG)
 
**Avaliação da qualidade de vida dos estudantes de graduação da área da saúde em instituições federais de ensino superior: estudo multicêntrico, do doutorando Pedro Henrique Batista de Freitas
Quando: 9 de junho, às 13h30, via Zoom
Banca: Profa. Clareci da Silva Cardoso (Presidente)
Profa. Camila Teixeira Vaz (UFSJ)
Profa. Denise Alves Guimarães (UFSJ)
Prof. Helian Nunes de Oliveira (UFMG)
Profa. Nayara Dornela Quintino (SES-MG)
 
***Desprescrição de benzodiazepínicos em idosos: facilitadores, dificultadores e estratégias para identificação de pacientes elegíveis ao processo, da doutoranda Luciana Soares Rodrigues
Quando: 10 de junho, às 13h30, via Google Meet
Banca: Prof. André de Oliveira Baldoni (Presidente)
Profa. Liliana Batista Vieira (Unifal)
Profa. Jéssica Azevedo Aquino (UFMG)
Prof. Márcio Galvão Guimarães de Oliveira (UFBA)
Profa. Maria Auxiliadora Parreiras Martins (UFMG)
Profa. Mariana Linhares Pereira (UFSJ)
 

8 - Recital de Música no Centro Cultural

 
O Centro Cultural da UFSJ e o Departamento de Música convidam a comunidade para o Recital de Música de Câmera para clarineta, percussão e piano, com Bruno Santos, Iura de Rezende e Elisa Galeano. É nesta terça-feira, 7 de junho, às 19h30, no Solar da Baronesa. A entrada é gratuita e o uso de máscara, obrigatório. 
 

9 - "COCÔ DE VACA É BOM PARA O CORONAVÍRUS!!”

 
Sabe-se que as fezes das vacas têm propriedades fertilizantes. A Índia, porém, atribuiu a elas  mais uma função durante a  pandemia: a  de remédio para o coronavírus.
 
Vacas são animais sagrados no país mas, especificamente no dia 2 de março de 2020, a deputada do estado de Assam, Suman Haripriya, pronunciou essa frase em plenário: “Sabe-se que a urina e o esterco de vaca têm valores medicinais e que estão sendo usados até para tratamento de câncer. Acho que usar esterco de vaca e urina para curar o coronavírus seria benéfico.”
 
Suman Haripriya faz parte do Partido do Povo Indiano (BJP), nacionalista, o que fez com que seu discurso repercutisse entre os “nacionalistas hindus”, ao ponto de um vídeo no YouTube mostrar quatro homens se banhando com estrume de vaca e recomendando o método para pelo menbos uma vez ao mês. Confira aqui (https://www.sabado.pt/video/detalhe/na-india-recorre-se-a-banhos-de-bosta-de-vaca-para-travar-a-covid-19.)
 
Na Índia, as receitas caseiras, segundo o médico Gargeya Telakapalli, fazem parte de uma estratégia de apoio ao governo nacionalista, tendo sido usadas, durante a pandemia, para ressaltar dogmas. Esse comportamento esdrúxulo pode ser explicado com base no artigo Quando a fake news acelera o Antropoceno: o caso da Floresta Amazônica, do professor Daniel Calbino. Durante o pico do coronavírus, o meio de comunicação mais usado foram as redes sociais, o que, no entanto, não significou um diálogo aberto entre os indivíduos, porque cada algoritmo recomendou aos usuários  aquilo com que ele já concordava, sem mostrar oposição, o que gerou verdadeiras bolhas sociais (echo bubbles). Nas quais, ainda, influiu o aspecto psicológico de se ter apenas amigos nas redes com ideologias parecidas, criando um falso consenso da realidade. Ou seja: o  grupo nacionalista hindu estava com dificuldades de aceitar sem críticas a realidade insalubre do tratamento com fezes, por questões algorítimicas e psicológicas.
Outro aspecto a se levar em consideração em um caso de fake news como esse é a educação formal de cada ambiente, conforme veremos no próximo boletim.
Até a próxima fake!!
Se você souber/ler alguma fake news, manda pra gente: sextafake@ufsj.edu.
 
Referências bibliográficas
MELITO, Leandro. Saúde precária faz políticos indicarem até urina de vaca contra coronavírus na Índia. 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/03/12/saude-precaria-faz-politicos-indicarem-ate-urina-de-vaca-contra-coronavirus-na-india. Acesso em: 31 maio 2022.
SÁBADO. Na Índia, recorre-se a banhos de bosta de vaca para travar a covid-19. 2021. Disponível em: https://www.sabado.pt/video/detalhe/na-india-recorre-se-a-banhos-de-bosta-de-vaca-para-travar-a-covid-19. Acesso em: 31 maio 2022.
PINHEIRO, Daniel Calbino. Quando a Fake News acelera o Antropoceno: o caso da floresta amazônica (2018-2021). Liinc em Revista, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 5927, 28 abr. 2022. Liinc em Revista. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5927.

Última atualização: 03/06/2022