1 - Confira o funcionamento dos RUs na próxima semana

 
O Setor de Alimentação e Moradia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Samor/Proae) informa que, na semana de 13 a 17 de junho, o funcionamento dos RUs ficará da seguinte forma:
 
Campi de São João del-Rei (Santo Antônio, Dom Bosco e CTAN)
Abertos em 13 e 15/06
Fechados em 14, 16 e 17/06
 
Campus Sete Lagoas (CSL)
Aberto em 14 e 15/06
Fechado em 13, 16 e 17/06
 
Campus Alto Paraopeba (CAP)
Aberto em 14 e 15/06
Fechado em 13, 16 e 17/06
 
Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO)
Aberto em 13, 14 e 15/06
Fechado em 16 e 17/06
 
Mais informações sobre os restaurantes universitários da UFSJ: https://ufsj.edu.br/proae/restaurantes.php.  
 

2 - PPBE divulga edital

 
O Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPBE) abre processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado, na área de concentração Engenharia de Sistemas Biológicos. As inscrições ficam abertas até 29 de julho.
 

3 - Inscrição com desconto no BCCM6: vagas limitadas

 
O 6th Brazilian Conference on Composite Materials (BCCM), congresso que busca fomentar a integração entre pesquisadores brasileiros e internacionais na área de materiais compósitos, está sendo organizado pela UFSJ e UFMG e será realizado entre os dias 14 e 18 de agosto de 2022 no Santíssimo Resort em Tiradentes.
 
Serão disponibilizadas 60 vagas para participação de alunos de graduação em Engenharia e áreas afins da UFSJ no valor de R$ 200,00. Esta inscrição contempla a participação integral no evento, exceto o jantar de confraternização, no dia 17. Além disso, esse valor inclui dois minicursos, dias 14 e 16, a serem escolhidos no ato da inscrição. Aqueles que desejarem participar do jantar poderão pagar o valor integral de R$ 400,00.
 
As inscrições serão realizadas na secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção (Dempe), sala 4.09MP do Campus Santo Antônio, no horário de 8h às 17h. As vagas nos minicursos são limitadas e, portanto, serão preenchidas conforme opção do aluno e ordem de inscrição.
 

4 - Prorrogados prazos do Parfor

 
Quem quiser participar do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) terá mais tempo para manifestar seu interesse. A Capes prorrogou para 18 de julho o prazo para pré-inscrição na Plataforma Capes de Educação Básica, onde constam os cursos pré-aprovados. Serão abertas 12 mil vagas, seis mil em 2022 e o restante em 2023. Para isso é preciso cadastrar ou atualizar o currículo na Plataforma até 13 de julho.
 

5 - Inscrições abertas para a chamada da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abre chamada para seleção de projetos para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que busca incentivar e fomentar a prática científica, ocorre entre os dias 17 a 23 de outubro de 2022, com o tema Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. O prazo para submissão de propostas é 4 de julho. Confira detalhes.
 

6 - “Universidades federais têm cracolândia”

 
“Universidades federais têm cracolândia" foi uma frase dita em 2019 pela liderança do Ministério da Educação na época, junto às outras fake news pronunciadas no mesmo ano: sobre as universidades plantarem maconha  e desenvolverem metanfetaminas nos seus laboratórios. Por essa razão, não deveriam receber maior  orçamento do governo, afinal, o ministério não iria financiar a “balbúrdia”. Confira as falas em https://bit.ly/39jMipq e https://bit.ly/3xlVwtd
 
As afirmações foram feitas antes do ano da pandemia, em que os laboratórios universitários produziram, em vez de metanfetamina, 823 pesquisas sobre a covid-19, segundo o levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) - além de testes, produção de álcool gel, EPIs, campanhas educativas, ações solidárias e até mesmo vacina.
 
O  presidente da Andifes da época, o  reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires, afirmou que, mesmo com os recursos escassos, os hospitais universitários ofereceram seus leitos e fizeram um trabalho semelhante ao do SUS para o combate do surto de coronavírus de 2020, porém o trabalho poderia ter sido bem mais eficaz se houvesse maior orçamento.
 
Voltando para 2022, já com outro ministro da educação, as federais seguem ameaçadas, mesmo com o visível impacto positivo que ela teve e segue tendo no país. A explicação pode ser dada pelo artigo “Fake News e educação à luz dos afetos em Baruch Espinosa”, de Daniel Calbino. Espinosa reforça que os afetos são priorizados diante dos fatos, ou seja, uma fake news sobre as "balbúrdias" nas faculdades ocultam seus impactos positivos, porque corroboram com crenças pré-existentes.
 
O artigo indica que, para solucionar uma crença em fakes, não basta apenas corrigi-la, mas substituí-la pela crença na notícia verdadeira e com foco na ideologia que ela apresenta, pois os afetos ideológicos não são facilmente mudados. Neste caso, um programa de combate aos mitos se faz necessário, inclusive nas próprias instituições federais, mas esse será o tema do próximo boletim.
 
 
Até a próxima fake!! Se você souber/ler alguma fake news, manda pra gente: sextafake@ufsj.edu.br.
 
Referências bibliográficas
 
VALPORTO, Oscar. Sem balbúrdia: universidades federais têm 823 pesquisas sobre covid-19. 2020. Disponível em: https://projetocolabora.com.br/ods4/sem-balburdia-universidades-federais-tem-823-pesquisas-sobre-covid-19/. Acesso em: 08 jun. 2022.
 
BERMðDEZ, Ana Carla. Sem provas, Weintraub diz que federais têm plantações extensivas de maconha... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/11/22/weintraub-ha-plantacoes-extensivas-de-maconha-em-universidades-federais.htm?cmpid=copiaecola. 2019. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/11/22/weintraub-ha-plantacoes-extensivas-de-maconha-em-universidades-federais.htm. Acesso em: 22 nov. 2019.
 
CAPITAL., Carta. Abraham Weintraub diz que universidades federais “têm cracolândia”... Leia mais em:https://www.cartacapital.com.br/educacao/abraham-weintraub-diz-que-universidades-federais-tem-cracolandia/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos. 2019. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/abraham-weintraub-diz-que-universidades-federais-tem-cracolandia/. Acesso em: 23 set. 2019.
 
CALBINO, Daniel. Fake News e educação à luz dos afetos em Baruch Espinosa. 2021. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/1/#inbox/FMfcgzGpGKjZqRsBfBcnjCSgtVNjZCJD?projector=1&messagePartId=0.1. Acesso em: 09 jun. 2022.

Última atualização: 10/06/2022