1 - Andifes e congressistas fazem ato pelo desbloqueio do orçamento das federais

 
Na última quarta, 22, o reitor Marcelo Andrade participou, em Brasília, do ato pelo desbloqueio dos orçamentos das universidades federais. A manifestação contou com a presença dos membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), representantes das entidades sindicais dos técnicos-administrativos, professores, e da UNE, a União Nacional dos Estudantes. A promoção foi da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, presidida pelo deputado federal Léo de Brito (PT-AC). Confira.
 

2 - Escolha do editor: pesquisa do Dcnat é destaque no Química Nova

 
Artigo de pesquisadores do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ (Dcnat) foi a “escolha do editor” do periódico Química Nova, um reconhecimento, segundo o professor Clebio Soares Nascimento Jr., da “qualidade e relevância de nossa pesquisa realizada no Laboratório de Química Teórica e Computacional.” O trabalho é fruto da dissertação da mestranda Lilian Zin, que foi orientada pelo professor Clebio e pela professora Luciana Guimarães, no Programa de Pós-Graduação em Química e Física de Materiais (FQMAT).
 

3 - Indisponibilidade do link de internet em todos os campi da UFSJ

 
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) informa que na próxima segunda-feira, 27 de junho, das 23h às 5h de terça-feira, 28, ocorrerá manutenção programada no PoP-MG. O objetivo é atualizar o firmware de roteadores de acesso do PoP. Dessa forma, os links de internet em todos os campi da UFSJ ficarão indisponíveis durante o período. 
 

4 - Capacitação Explorando Mendeley: ainda dá tempo de se inscrever!

 
Nesta sexta-feira, 24 de junho, acontece o webinário Explorando Mendeley: o gestor de referências da Elsevier, oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope). Mendeley é um gestor gratuito que apoia no armazenamento, organização e compartilhamento de documentos e referências contidos em uma biblioteca pessoal. O evento é às 14h: inscreva-se!
 

5 - Prope convida pesquisadores para palestra sobre Orcid e Publons

 
Considerando as exigências sobre o uso das plataformas Orcid e Publons pelas revistas científicas e pelas agências de fomento, incluindo o CNPq para os editais de Bolsista de Produtividade, a Prope convida a comunidade acadêmica para a apresentação Orcid e Publons como possibilidades de visibilidade da produção científica, agendada para o dia 1º de julho, a partir das 10h, neste link. A palestra será ministrada pela professora Martha Suzana Cabral Nunes, da Federal de Sergipe. Faça sua inscrição
 

6 - Funarte recebe inscrições de projetos

 
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) está com edital aberto para o Prêmio Funarte Murais do Centenário da Semana de Arte Moderna, que recebe inscrições até 1º de agosto. Com abrangência nacional, a iniciativa integra o conjunto de ações relacionadas aos 100 anos do evento, considerado um dos marcos artístico-culturais mais importantes do país.
 
As obras devem ser inspiradas, estética e/ou simbolicamente, no Centenário da Semana de Arte Moderna. Serão contempladas cinco propostas, no de R$ 50 mil cada uma. Fique por dentro.
 

7 - Arquitetura Habitacional da URSS: últimos dias de exposição

 
O público tem até o dia 30 deste mês para visitar, no Centro Cultural UFSJ, a exposição Arquitetura Habitacional da URSS: concurso entre camaradas 1926. A galeria fica aberta de 9h às 20h, em dias úteis, e 9h às 17h, nos finais de semana e feriados. 
 

8 - [Oportunidade] Workshop Crea Jr-MG

 
O Crea Jr-MG, núcleo SJDR, convida para o workshop on-line Dicas para mandar bem em um processo seletivo, ministrada pelo coordenador de estratégia da 99jobs, Vinicius Ramos. Na próxima terça-feira, 28, às 17h. Haverá emissão de certificado para ouvintes. Participe
 

9 - [Colaboração em pesquisa] Moradia Estudantil Universitária

 
Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gabrielle Fernandes, solicita colaboração em pesquisa para seu Trabalho Final de Graduação, que tem como temática as moradias estudantis universitárias visando entender melhor as demandas e desejos dos discentes, com relação às habitações. Para responder, clique aqui

Última atualização: 23/06/2022