1 - Cadastre seu grupo de pesquisa na UFSJ

 
A UFSJ possui 94 grupos de pesquisa científica certificados pelo CNPq, que atuam em mais de 400 linhas de pesquisa diferentes, que podem ser conferidas aqui.
 
Para realizar o cadastro do grupo, é necessário que o Chefe de Departamento ou Diretor de Campus envie à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) uma solicitação informando o nome do grupo a ser criado, o nome completo do líder e seu endereço eletrônico. A mensagem pode ser enviada para prope@ufsj.edu.br ou sepes@ufsj.edu.br
 
Os líderes, depois de cadastrados pelo Dirigente (Prope), passam a ter acesso à página de líderes de grupo, clicando em “Acessar o Diretório”, onde está disponível o formulário on-line. A senha de acesso solicitada pelo sistema é a senha do Lattes do líder.
 
A Prope orienta, ainda, que os líderes dos grupos que estejam com o status "Não-atualizado" ou "Em preenchimento" atualizem o grupo e o enviem ao CNPq para se evitar a exclusão automática pelo sistema, o que pode acontecer após 12 meses nesta condição. Para mais informações, acesse: www.ufsj.edu.br/prope/pesquisa.php
 

2 - Inscrições de professores para o Edital Vuei

 
Está aberto o Edital de Chamamento Público referente ao Projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei) para a seleção de projetos de Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior sediadas em Minas Gerais. O Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei) é um projeto que tem como objetivo fortalecer os ecossistemas de empreendedorismo e inovação universitários. O Vuei trabalha na aproximação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) mineiras e o mercado, incentivando o desenvolvimento da capacidade empreendedora em alunos e professores.
 
Sendo possível somente uma proposta por campus (conforme o edital), o NETEC abriu consulta de pesquisadores interessados em compor propostas para o Vuei, tendo como pressuposto a sinergia entre os professores da UFSJ na elaboração de projetos em conjunto. Por se tratar de uma pré-inscrição, está sendo realizada uma consulta de potenciais interessados para envio de propostas. No caso de mais de um interessado por campus e, estes não queiram enviar uma única proposta em conjunto, será necessária uma seleção interna no campus. Não serão consideradas novas propostas após o término do prazo desta primeira etapa de consulta.
 
Prazo máximo de preenchimento do formulário de pré-inscrição: 14 de julho (2022).
 
Link para cadastro: https://forms.gle/Wt7mJZwsZqnpHvWJA
 
 

3 - DMUSI promove homenagem ao professor Jayme Cabral Guimarães

 
O Departamento de Música da UFSJ (DMUSI) convida a todos para uma homenagem à memória do professor Jayme Cabral Guimarães, falecido em julho de 2021. O evento será realizado no dia 19 de julho, às 19h, na sala 1.23 do prédio do DMUSI, que passará a se chamar Sala Professor Jayme Cabral Guimarães.
 
Pianista e professor de excelência, colega cordial e servidor público dedicado, Jayme deixou um importante legado para o curso de música da UFSJ e muita saudade. 
 

4 - PPGCF convida para defesa 

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas do campus Centro Oeste, convida para o exame de defesa da dissertação intitulada Interação Medicamento-alimento nas bulas brasileiras de medicamento: há concordância com a Literatura?, da discente Magda César Raposo:
 
Quando: 19 de julho, às 14h, via plataforma virtual google meeting. O link será publicado na página do PPGCF.
Banca: Profa. Danyelle Romana Alves Rios (Presidente - UFSJ)
Prof. André de Oliveira Baldoni (UFSJ)
Profa. Renata Adriana Labanca Titular (UFMG)     
Prof. Rafael Santos Santana Titular (UNB)
Profa. Adriana Cristina Soares de Souza (Suplente - UFSJ)
Profa. Leilismara Souza Nogueira (Suplente - UNIFAL)
 

5 - PPMEC: dissertação próxima

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPMEC) convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação, intitulada Compósitos biodegradáveis reforçados com fibras de bananeira descontínuas, da mestranda Letícia Maciel da Fonseca.
 
Quando: 13 de julho, às 9h30, via Google Meet
Banca: Prof. Leandro José da Silva (UFSJ)
Prof. Rodrigo Teixeira Santos Freire (UFSJ)
Prof. André Luis Christoforo (UFSCAR)
Prof. Márcio Eduardo Silveira (Suplente - UFSJ)
 

6 - PGE: defesas à vista

 
A Coordenadoria do Programa de Pós-graduação em Ecologia (PGE) convida para duas defesas, uma de dissertação e outra de qualificação. Confira:
 
*Defesa da dissertação Comportamento predatório da traíra (Hoplias aff. malabaricus) (bloch,1794) em um riacho de altitude, da mestranda Maria Julia de Paula França. 
 
Quando: 13 de julho de 2022, às 9h, via Google Meet
Banca: Prof. Andrey L. F. Castro (Orientador - UFSJ)
Prof. Ricardo Macedo Corrêa e Castro (USP)
Prof. Cristiano Schetini de Azevedo (UFOP)
 
** Qualificação do trabalho Verificação da condição corporal de antas, Tapirus terrestris no Parque Estadual do Rio Doce/MG, da mestranda Santuza Alves Ferreira.
 
Quando: 13 de julho, às 14h, na sala 3.11 - Bloco A - DCNat - Campus Dom Bosco
Banca: Prof. Fernando C. Cascelli de Azevedo (Orientador - UFSJ)
Prof. André Flávio S. F. Rodrigues (UFSJ)
Prof. Andrey Leonardo F. Castro (UFSJ)

Última atualização: 13/07/2022