1 - Prefeitura de Madre de Deus e UFSJ criam grupos de trabalho para discutir parcerias

 
Representantes da Universidade Federal de São João del-Rei e da Prefeitura de Madre de Deus de Minas se reuniram na última terça, 12, com o objetivo de estabelecer parcerias para a solução de questões pontuais enfrentadas pelo município. As principais demandas se concentram nas áreas da Saúde, Educação, Urbanismo e Transporte. Veja a íntegra.
 

2 - Egressos da pós em Elétrica são aprovados para doutorado na Irlanda

 
Os ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL), Lucas Giovani Nardo e Thalita Emanuelle de Nazaré, foram aprovados para cursar doutorado na Irlanda. Ambos tiveram suas dissertações de mestrado orientadas pelo professor Erivelton Geraldo Nepomuceno. Fique por dentro.
 

3 - PPGCA convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida a comunidade para a defesa de dissertação, intitulada Efeito da aplicação de molibdênio e diferentes fontes de nitrogênio na fisiologia, nutrição e qualidade dos frutos de laranja ‘Pera’ (Citrus sinensis (L) Osbeck), da mestranda Gilma Alves da Silva, na próxima segunda-feira, 18 de julho, às 9h, via Google Meet.
 
Banca:  Prof. José Carlos Moraes Rufini (UFSJ – orientador)
Profa. Ana Cláudia Costa (UFLA) 
Dra. Thaís Regina de Souza Chichia (Yara Fertilizantes)
 

4 - Grupo A.T.A. seleciona bolsistas

 
O Grupo de Pesquisa A.T.A., em colaboração com pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, abre processo de seleção para bolsista de extensão para o programa de extensão (R)Urbanidades Afro, Latino e Pan Americanas. Interessados têm até 20 de julho para se inscreverem, via e-mail ata@ufsj.edu.br. Acompanhe o edital.   
 

5 - Faltam 10 dias para começar a 74ª Reunião Anual da SBPC

 
Dentro de 10 dias começará a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Essa edição será híbrida e contará com 117 atividades presenciais nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) e 110 on-line, com transmissão pelo YouTube. O evento será realizado de 24 a 30 de julho, e terá como tema Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Confira.
 

6 - Unifei lança revista sobre estudos interdisciplinares em Educação

 
O Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá (CEDUC-Unifei) lançou mais uma edição da Revista Aman-Ti-Kyr, de divulgação científica. Publicado três vezes ao ano, o periódico conta com produções de diversos profissionais relacionados à área da educação. Veja mais.
 

7 - [Oportunidade] USP promove evento sobre imunologia

 
Estão abertas as inscrições para o Pré-Congresso do Immunometabolism 2022. O evento acontece nos dias 19 e 20 de setembro, antes do início do Congresso, na Faculdade de Medicina da USP. Os interessados têm até o dia 31 de agosto para se inscrever, entretanto as vagas são limitadas até 100 participantes e serão encerradas assim que o limite for atingido. Veja a programação.
 

8 - “Questione o seu amigo negacionista!”

 
O Brasil iniciou o ano de 2021 com 7% da população crente de que a Terra é plana. Apesar de uma minoria populacional, esse percentual representa, não menos do que 11 milhões de indivíduos que negam princípios básicos da Física (APF, 2021). 
 
O fenômeno do negacionismo, porém, não é uma exclusividade nacional: o avanço de movimentos antivacina, a descrença no aquecimento global, e até mesmo na própria existência da pandemia da covid-19, têm suas bases justamente em países com os maiores índices de desenvolvimento humano. 
 
Nesse contexto, novamente nos perguntamos: como estabelecer um diálogo com indivíduos negacionistas, aqueles que se baseiam em fontes pouco ou nada justificáveis?
 
Estudos no campo da Filosofia das emoções apontam que argumentar apenas por meio de raciocínios lógicos e/ou científicos nem sempre surte resultados positivos. Isso ocorre porque a crença em uma determinada verdade é passível de afetos que justificam a escolha de pressupostos. Ao serem refutados, podem aumentar esses afetos, conforme vimos no boletim que tratou do “efeito backfire”. 
 
Assim, o esforço do diálogo exige também a compreensão das emoções que sustentam determinados argumentos. Em termos práticos, o recente artigo publicado na Nature pelo filósofo Lee Mcintyre (2021), aponta para uma técnica clássica e interessante de refutamento: a arte socrática dos questionamentos empáticos.
 
Em sua participação em conferência internacional que debateu a Terra plana, no ano de 2018 – embora Mcintyre não tenha “convencido” os participantes de que a Antártida não é um bloco de gelo que segura a água dos continentes em suas extremidades –, ele, após ouvir respeitosamente as teorias negacionistas, usou de perguntas, como: que evidências serão necessárias para mudar as suas atuais crenças? Por que as evidências existentes não são insuficientes para mudar a sua opinião? 
 
Quando os respondentes apresentaram teorias da conspiração para se justificar, o filósofo contemporâneo perguntou quais os motivos para se confiar naquelas evidências? Ao fugir de um monólogo de fatos científicos, ao mesmo tempo, criou condições para que os participantes pudessem se questionar, pois não puderam responder a determinadas indagações.
 
Portanto, as conclusões de Mcintyre (2021) é que, se dedicarmos mais tempo ao diálogo empático socrático, com questionamentos no lugar de apenas explicações, os indivíduos tendem a se tornarem mais propensos a prestar atenção às argumentações que oferecemos e a caírem menos em fake news. No próximo e último boletim veremos mais uma técnica para chegarmos no mesmo efeito de elucidação. 
 
Até a última fake!!
Se você souber/ler alguma fake news, manda pra gente: sextafake@ufsj.edu.br.
 
Referências bibliográficas
AFP. 11 milhões de brasileiros acreditam que a Terra é a plana. Isto É, Comportamento, 2021. Disponível em: https://istoe.com.br/para-milhoes-de-brasileiros-a-terra-e-plana/
McIntyre Lee. Talking Science deniers and sceptics is not hopeless. Nature, v.596, 2021.

Última atualização: 15/07/2022