1 - Oficinas do 33º Inverno Cultural: confira!

 
As inscrições para as oficinas da 33ª edição do Inverno Cultural já estão abertas! Veja aqui a lista das oficinas e não perca tempo: as vagas são limitadas.
 

2 - Flexibilização da jornada: propostas começam a ser recebidas

 
A Comissão Permanente de Gestão e Acompanhamento das Modalidades de Jornada de Trabalho (Cogam) dos Servidores Técnicos-administravos em Educação da UFSJ começa a receber, nesta segunda, 18, propostas para o regime de flexibilização da jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
Instituída pela Resolução nº 010, do Conselho Universitário (Consu),  a Cogam tem como objetivo principal analisar e emitir parecer sobre as propostas de flexibilização de jornada de trabalho encaminhadas pelas unidades administrativas e acadêmicas e operacionalizar o Programa de Gestão. Faz, também, cumprir o que determina a Resolução nº 012 Consu, que regulamenta a adoção da flexibilização da jornada de trabalho. Essa comissão é presidida pelo pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas,  Lucas Resende Aarão, e conta com representantes da Progp, do Sindicato dos Servidores, do Conselho Universitário, da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos (Cis) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Pplan).
 
A Comissão possui página própria no portal da UFSJ, na qual o usuário tem acesso à legislação externa e às regulamentações internas sobre a flexibilização de jornada na UFSJ, além de informações sobre a tramitação dos requerimentos apresentados. O endereço da página é https://ufsj.edu.br/cogam/ e o e-mail para contato é cogam@ufsj.edu.br.
 

3 - PPGCA convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida a comunidade para a defesa de dissertação da mestranda Andreia Aparecida dos Anjos Chagas, intitulada Caracterização do tomate cereja tipo grape em diferentes estágios de maturação e estimativa dos teores de licopeno via medidas colorimétricas.
 
Quando: 20 de julho, às 13h30, via Google Meet
Banca: Profa. Lanamar de Almeida Carlos (UFSJ – orientadora)
Profa. Caroline Liboreiro Paiva (UFMG) 
Prof. Felipe Machado Trompete (UFSJ)
 

4 - Live: pós-graduação no exterior e carreira acadêmica

 
A Fundação Estudar convida a comunidade para participar de  live sobre pós-graduação no exterior e carreira acadêmica, parte do conjunto de iniciativas do curso Prep Pós-Graduação. Nathália Santos, que faz doutorado e é assistente de pesquisa na Cornell University, e Maria Clara Silva, aluna de PreDoc na Yale University, vão contar suas experiências estudando no exterior e de que forma os cursos que estão fazendo têm sido importantes para os planos de seguirem na carreira acadêmica. É nesta quarta-feira, 20 de julho, às 19h. Inscreva-se.
 

5 - Agradecimento pelo apoio da UFSJ à realização do X CBPOT

 
A professora Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, presidente honorária do X Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (X CBPOT), realizado presencialmente na UFSJ entre os dias 12 e 14 deste mês, enviou aos parceiros institucionais simpática mensagem de agradecimento, que transcrevemos a seguir:
 
“Em nome de toda a comissão organizadora do X Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (X CBPOT), agradeço a todos/as vocês que não mediram esforços para apoiar a realização do evento. A começar pelo Departamento de Psicologia que aprovou, de forma unânime, em assembleia, nossa candidatura para sediar o X CBPOT presencial. Depois, a chancela da Reitoria da UFSJ, referendando e autorizando todo apoio ao evento, inclusive com a presença do Magnífico Reitor na abertura do Congresso.
 
O apoio de todos os setores foi fundamental. Não foi um apoio burocrático visando fazer uma atividade de trabalho apenas. Foi um apoio comprometido, gentil e de excelência. Os congressistas ficaram encantados com a Universidade: todos os espaços internos e externos limpos, organizados, belos e acessíveis; trabalho impecável da equipe do Espaço Físico, da Assessoria de Comunicação; toda a tecnologia em pleno funcionamento (Setec e NTInf); todos funcionários gentis e cordiais; presença de nossas autoridades, de docentes, de estudantes da graduação e da pós-graduação. Foi um sucesso!  
 
Estou muito agradecida. Na verdade, todos/as da Comissão Organizadora estão muito agradecidos. Tínhamos presentes os maiores expoentes brasileiros em pesquisa da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, representantes da Anpepp, do Conselho Federal de Psicologia, do Conselho Regional de Psicologia, da Capes, do CNPq, da SBPOT. Todos foram pródigos em elogios ao evento e à UFSJ.
 
Nosso muito obrigada a cada uma das áreas para a qual essa mensagem está sendo enviada. O resultado positivo é fruto do trabalho de todos/as nós. Por favor, transmitam nosso agradecimento a cada um que contribuiu.
 
Grande e cordial abraço."

Última atualização: 18/07/2022