1 - Rematrícula: não perca o prazo!

 
No dia 10 de agosto começa o prazo de rematrículas de inscrição periódica pelo SIGAA, para alunos de graduação, sendo possível modificar as inscrições feitas anteriormente. Não perca!
 

2 - Cortes no orçamento comprometem o funcionamento das universidades públicas

 
Bolsas, terceirização, insumos e pagamentos de fornecedores foram alguns dos serviços afetados, como mostra a reportagem do Bom Dia Brasil, que foi ao ar nesta terça, 9. Diversas universidades no país tiveram que reduzir suas atividades, não sabendo ainda até quando vão conseguir manter suas portas abertas. Fique por dentro.
 

3 - Alunos, servidores e terceirizados da UFSJ em Ouro Branco terão isenção no transporte público

 
A partir de setembro deste ano, os moradores da cidade de Ouro Branco terão isenção da tarifa de transporte urbano, inclusive na linha que faz o trajeto até o Campus Alto Paraopeba, beneficiando estudantes, servidores e colaboradores terceirizados. Essa é uma ação do Programa Tarifa Zero, da Prefeitura Municipal (PMOB). Saiba mais.
 

4 - Simpósio de Pós-Graduação atrai grandes nomes do cenário nacional

 
Importantes personalidades da área acadêmica e científica brasileira participaram do I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ. O evento on-line, de 10 a 12 de agosto, transmitido pelo canal YouTube da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, busca, entre outros objetivos, discutir o panorama atual da pós-graduação na UFSJ e no país e refletir sobre perspectivas para o setor nos próximos anos. Confira.
 

5 - Competição de pitch da UFSJ: conheça os vencedores

 
O UFSJ DEMODAY 2022.1, competição de pitch de modelos de negócios criados dentro das unidades curriculares de Empreendedorismo e Inovação ministradas no primeiro semestre deste ano, anunciou os vencedores: veja aqui.
 

6 - A casa está aberta para o seminário internacional que conjuga Arte e Psicanálise

 
O VI Seminário Internacional CASA ABERTA: o sujeito e a arte, a arte do sujeito, vem comemorar os dez anos do grupo de pesquisa e projeto de extensão de mesmo nome. O encontro é gratuito e acontece de forma presencial e on-line entre os dias 13 e 18 de agosto, no Campus Tancredo Neves da UFSJ (CTAN), no Teatro Municipal de São João del-Rei e via plataforma Google Meet. Inscreva-se e acompanhe.
 

7 - Andifes e SoU_Ciência organizam dados sobre a atuação das universidades durante a pandemia

 
A Andifes e o Centro de Estudos Sou_Ciência realizaram em parceria o painel Atuação das universidades públicas e da ciência na defesa da vida durante a pandemia, iniciativa que detalha como as universidades federais têm atuado desde o início da pandemia, elencando a participação de pesquisadores em todo o país. Leia mais.
 

8 - PPGCS abre credenciamento docente

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) está com vagas abertas para credenciamento de novos pesquisadores. Os interessados deverão enviar para o e-mail ppgcs@ufsj.edu.br, até o dia 2 de setembro, documentos que comprovem os seguintes requisitos:
 
I- Atuar em pelo menos uma das áreas de concentração do programa;
II- Totalizar, no quadriênio anterior ao credenciamento, pelo menos 300 pontos em publicações (artigos completos publicados em periódicos qualificados da Área Medicina II da Capes);
III- Possuir pelo menos uma das publicações classificada no estrato Qualis B1 (ou superior).  Para efeito de pontuação no Programa, um registro/depósito de patente nacional/internacional será considerado equivalente a um artigo Qualis B2.
IV- Ser membro da equipe de no mínimo um projeto aprovado com financiamento e dispor de infraestrutura adequada e compatível com as atividades de orientação.
 
Além do envio dessas informações, os interessados devem encaminhar:
I- Carta de solicitação de credenciamento, com breve histórico de sua atuação como professor/pesquisador,
II- Plano de trabalho (projetos que desenvolverá e disciplinas que ministrará) e demonstração de compromisso de participar de reuniões ordinárias, compor comissões, participar de atividades administrativas e se comprometer com o ensino de, pelo menos, uma disciplina ao ano, obrigatória e/ou eletiva.
 
A princípio, serão credenciados no máximo 3 docentes. A pontuação mínima final e os  credenciamentos serão definidos pelo colegiado mediante os interesses do programa, quantidade de propostas válidas recebidas, distribuição de docentes pelas áreas de concentração e as áreas de atuação dos interessados.
 

9 - PPGEQ: disciplinas isoladas

 
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) informa a abertura de vagas em disciplinas isoladas, ofertadas para o segundo semestre de 2022. As unidades curriculares são Cinética Aplicada e Reatores Químicos; Fenômenos de Transporte; Produção de Artigos de Alto Impacto, Sistemas Inteligentes e Termodinâmica para a Engenharia Química.
 
Inscrições nos dias de 10 a 11 de agosto, exclusivamente via e-mail ppgeq@ufsj.edu.br. Confira mais informações via link.  
 

10 - PPGCC: defesas agendadas

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC) convida a comunidade para as seguintes defesas:
 
*Gamificação aplicada à aprendizagem de critérios de teste de software, do discente Jonas Costa de Souza
Quando: 12 de agosto, às 9h30. Os interessados devem solicitar o link pelo e-mail: ppgcc@ufsj.edu.br
Banca: Prof. Vinícius Humberto Serapilha Durelli (Orientador)
Prof. Elder José Reioli Cirilo (UFSJ)
Prof. Maurício Ronny de Almeida Souza (UFLA)
 
**Uma aplicação neurocriptoanalítica de ataques KPA sobre o AES e seus modos de operação clássicos, do discente Lucas Junio Calsavara Andrade
Quando: 12 de agosto, às 9h. Os interessados devem solicitar o link pelo e-mail: ppgcc@ufsj.edu.br
Banca: Prof. Edimilson Batista dos Santos (Orientador)
Prof. Charles Rodrigues de Barros (Coorientador)
Prof. Vinícius da Fonseca Vieira (UFSJ)
Prof. Laurence Rodrigues do Amaral (UFU)

Última atualização: 10/08/2022