1 - De olho na XIX SEMEX: inscrições abertas!

 
Estão abertas até o dia 5 de setembro as inscrições para a XIX Semana de Extensão Universitária, que ocorre entre 3 e 7 de outubro. O evento reúne oito diferentes áreas da extensão por meio de exposições de trabalhos e resultados dos projetos e programas extensionistas. A inscrição deve ser realizada no link pelo coordenador do projeto/programa de extensão. É necessário enviar um trabalho completo, sendo ele um artigo ou relato de experiência, que será apresentado oralmente, por um dos membros da equipe, em 20 minutos, através do Google Meet. Saiba mais.
 

2 - PROEX lança edital de Bolsas para Extensão

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) lança, nesta terça-feira, dia 16, o edital Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex 2023), para a submissão de propostas ao processo seletivo de projetos e/ou programas de extensão da UFSJ. Os interessados têm até 17 de outubro de 2022, para cadastrá-las. Podem se inscrever como coordenadores, docentes e técnicos do quadro permanente da Universidade. Serão selecionados projetos e programas a serem desenvolvidos no período de um ano, entre abril de 2023 e março de 2024, com a possibilidade de uso dos recursos do Fundo de Extensão.
 
O resultado preliminar será divulgado no dia 25 de novembro, e o final, até 16 de dezembro. Informações sobre como se inscrever e o edital completo estão publicados aqui. Outras informações com o Setor de Extensão Universitária, pelo e-mail: setex@ufsj.edu.br.
 

3 - Aula inaugural da graduação e pós em Filosofia

 
Nesta quarta-feira, 17, às 19h, no Salão da Peteca (CDB), acontece a aula inaugural da graduação e pós-graduação em Filosofia da UFSJ, com o tema Ciência e compaixão: o que a filosofia tem a dizer sobre a pandemia? O evento conta com a presença do professor do Departamento de Filosofia da USP e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro. Também com transmissão pela TV UFSJ. Veja mais.
 

4 - Projeto de extensão UnATI abre inscrições

 
A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) abre inscrições para novos participantes do projeto de extensão, até que o limite de vagas seja preenchido. As atividades serão realizadas às sextas-feiras, a partir das 14h, no campus Dona Lindu (Divinópolis) da UFSJ. 
 
O projeto é direcionado à pessoas com 60 anos de idade ou mais, e visa proporcionar ao participante o conhecimento sobre os mais variados conteúdos, principalmente relacionados a bem-estar e saúde, além da promoção de rodas de conversa e oficinas. O projeto é, ainda, um instrumento de sociabilidade, permitindo a interação social e troca de experiências entre os participantes e a equipe. 
As atividades ocorrerão no segundo semestre letivo de 2022, a partir de 26 de agosto. Para inscrição, envie e-mail unatiufsj@gmail.com ou pelo número (35) 99146-4541. 
 

5 - LAPPIS lança site do programa

 
Em 5 de agosto, o Laboratório Acadêmico de Promoção e Práticas Integrativas em Saúde (LAPPIS), anunciou o lançamento do site do programa, via redes sociais. A data do lançamento foi escolhida por coincidir com o Dia Nacional da Saúde no Brasil, que objetiva conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida saudável, foco principal das ações do LAPPIS. Visite aqui.
 

6 - Mudanças no SouGov 

 
O módulo Currículo e Oportunidades do SouGov passou por atualizações, ampliando a automatização dos processos seletivos internos na Administração Pública Federal. A partir de agora, para se candidatar às oportunidades com inscrições abertas na plataforma é necessário que o servidor preencha seu currículo com, no mínimo, as seguintes informações: minicurrículo, dados pessoais, e-mail, pelo menos um conhecimento técnico, pelo menos uma competência comportamental, formação acadêmica e pelo menos uma experiência.
 
Se ainda não tem, cadastre seu currículo no SouGov.br. Se já está lá, preencha o currículo com todas as informações possíveis e mantenha-o atualizado.
 

7 - [Oportunidade] Trainee com a Folha de São Paulo

 
Estão abertas as inscrições para o Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo. A edição deste ano será híbrida, com atividades presenciais e online. Os participantes que vivem fora de São Paulo terão todos os custos cobertos pelo programa. Saiba mais aqui
 

8 - [Colaboração em pesquisa] Perfil do Cientista Brasileiro

 
Está disponível, até 31 de agosto, a pesquisa idealizada pelos membros afiliados à Academia Brasileira de Ciências, que visa mapear o perfil do jovem cientista brasileiro. Não deixe de participar! Clique aqui.

Última atualização: 16/08/2022