1 - Bolsas de graduação e pós em ações afirmativas

 
Estão abertas inscrições ao edital para concessão de bolsas mensais de estudo e permanência, para graduação e pós-graduação em ações afirmativas, nos valores de R$ 3.500 para mestrado e R$ 5.000 para doutorado. As inscrições começam nesta quarta, 31 de agosto, e vão até 27 de setembro. Fique por dentro.
 

2 - PGE convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PGE) convida a comunidade para defesa de dissertação, intitulada Mudanças climáticas podem alterar a distribuição Vriesea (Bromeliaceae) na Serra do Espinhaço?, da mestranda Sofia Gonçalves Matos.
Quando: 30 de agosto, às 17h, via Google Meet
Banca: Profa. Gislene Carvalho de Castro (UFSJ)
Prof. Marco Aurélio Leite Fontes (UFLA)
Prof. Cleber José da Silva (UFSJ)
 

3 - XX Semana Acadêmica de História 

 
Em sua vigésima edição, a Semana Acadêmica de História da UFSJ (SEMHIS) aborda o Bicentenário da Independência do Brasil e seus desafios na contemporaneidade, trazendo para discussão a luta e resistência dos povos indígenas e da população negra. Considerando que a raiz do racismo e das ameaças e retrocessos contra os povos originários advêm da divisão da sociedade em classes, a XX SEMHIS também estende debates econômicos acerca do tema.
 
O evento é uma parceria entre o Centro Acadêmico e a Coordenadoria do Curso de História e está  marcado para os dias 5 a 9 de setembro. Saiba mais.
 

4 - Primeiro hub de gastronomia e turismo em Minas

 
Foi inaugurado, em 19 de agosto, o hub.S, o primeiro hub de gastronomia e turismo de Minas Gerais. Localizado em Tiradentes, cidade referência nessas áreas em todo o país, o hub.S nasce para conectar, apoiar, inspirar, formar e capacitar profissionais, por meio de ações de educação, empreendedorismo, inovação e tecnologia. O hub.S, iniciativa do Senac Minas, junta seis pilares fundamentais: capital humano, cultura, capital, acesso a mercados, suporte e experimentação.
 
A professora Paula Salume esteve presente no evento representando o Núcleo de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFSJ (Netec): “Além do espaço físico ser encantador, a atmosfera do hub.S exala empreendedorismo e inovação, o que, certamente, contribuirá e muito para o fortalecimento do ecossistema da região.” Para o coordenador do Netec, Paulo Granjeiro, o hub.S é um marco importante para o empreendedorismo e a inovação no Estado. A conexão com a UFSJ será fundamental para futuras colaborações e parcerias.” Mais informações, neste link
 

5 - SBPC divulga programação de série de conferências

 
Com o objetivo de iniciar as discussões sobre os 200 anos da Independência, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, de 30 de agosto a 6 de setembro, a série de conferências Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência. As atividades serão presenciais e também com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Não perca!
 

6 - Iphan lança plataforma virtual sobre diversidade linguística indígena no Brasil

 
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), lançou a Plataforma Nimuendajú, uma versão para web do Mapa Etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes, concebido e desenhado pelo etnólogo Curt Nimuendajú na primeira metade do século XX. O evento pode ser assistido na íntegra pelo canal do Iphan no YouTube.
 

7 - [Oportunidade] Processo seletivo Coca-Cola FEMSA

 
A Coca-Cola FEMSA Brasil abre seleção para os programas de estágio e trainee, com vagas presenciais e remotas. Confira.

Última atualização: 29/08/2022