1 - UFSJ abre processo seletivo para doutorandos estrangeiros

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) e os programas de doutorado da UFSJ, publica o Edital 001/2022 para seleção de doutorandos estrangeiros, com início das atividades em março de 2023. Confira.
 

2 - Reitores debatem desafios no contexto da comunicação

 
Na última sexta, 26, mais de 60 representantes de universidades de todo o país estiveram presentes no VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes de Universidades, promovido pela Fundação Roberto Marinho e pelo Canal Futura, que completa 25 anos. Veja a íntegra.
 

3 - IX Semana da Computação 

 
Tradicionalmente programadas para o segundo semestre letivo, as semanas acadêmicas dos cursos de graduação da UFSJ começaram. A agenda deste ano é encabeçada pelo curso de Ciência da Computação. A Secomp 2022 vai até o dia 2 de setembro, no Campus Tancredo de Almeida Neves, e traz como tema Nem tudo é 0 ou 1. A ideia é ampliar o conhecimento sobre a área, com o objetivo de quebrar o paradigma que o público tem sobre a temática, buscando expandir horizontes e promover o intercâmbio de experiências de ensino, de pesquisa e de extensão.
 
Organizada por alunos e professores do curso de Ciência da Computação, pela Linked Informática Júnior, Centro Acadêmico, Departamento de Ciência da Computação e pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, a programação completa da Semana pode ser lida neste link.
 

4 - PPMEC convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMEC) convida a comunidade para defesa da dissertação Investigação das propriedades mecânicas de painéis-sanduíche sustentáveis de alumínio contendo núcleo corrugado em arco, do mestrando Rogério Teixeira Lopes.
Quando: 31 de agosto, às 14h, via Google Meet
Banca: Prof.Túlio Hallak Panzera (Presidente)
Prof. Rodrigo Teixeira Santos Freire (UFSJ)
Prof. Júlio César dos Santos (UFSJ)
Prof. André Luís Christóforo (UFSCAR)
 

5 - Aquarius Produções Culturais em SJDR

 
A Aquarius Produções Culturais apresenta ao público de três cidades do Campo das Vertentes (Tiradentes, São João del-Rei e Coronel Xavier Chaves) o espetáculo dramático-musical Molhem minha goela com cachaça da terra, de Luiz Carlos Prestes Filho e Lucas Bueno. A peça se baseia no livro O caminho do alferes Tiradentes – uma viagem pela Trilha dos Inconfidentes, do historiador Ivan Alves Filho, recentemente publicado pela Aquarius. É nesta quinta-feira, 1º de setembro, às 19h, no Centro Cultural da UFSJ.
 

6 - Congresso Internacional Movimentos Docentes

 
O Congresso Internacional Movimentos Docentes 2022, realizado nos dias 14 e 15 de outubro, é a segunda edição de um evento on-line internacional que tem como público-alvo professores, pesquisadores e estudantes de todas as áreas do conhecimento. O evento visa trocar experiências, propiciar discussões sobre formação, práticas educativas e dar visibilidade ao trabalho docente. 
 
As inscrições são gratuitas e a submissão de trabalhos está aberta. Saiba mais.
 

7 - IF-Sudeste MG abre período para isenção de taxa

 
Está aberto, até 12 de setembro, o período para solicitar isenção da taxa de inscrição do processo seletivo, com ingresso no primeiro semestre de 2023. Serão mais de quatro mil vagas em toda a rede IF, distribuídas entre uma centena de cursos diferentes. Estudantes que cursaram todos os anos do Ensino Fundamental ou Médio em escola pública ou filantrópica, ou com bolsa integral na rede privada, podem solicitar a gratuidade da taxa de inscrição, nas modalidades dos cursos Técnicos Integrados, de Graduação e de Pós-Graduação.
 
A solicitação da taxa poderá ser feita de duas maneiras: on-line, por meio de formulário eletrônico presente nos editais, ou presencialmente, pelo comparecimento em uma das unidades. Em ambos os casos, é preciso apresentar cópia do CPF do próprio candidato e cópia do Histórico Escolar ou Declaração da Escola.
 
A lista dos pedidos de isenção deferidos será divulgada no dia 22 de setembro. Entre 23 e 26 de setembro, o candidato que não concordar com o resultado poderá entrar com recurso. O resultado definitivo será publicado em 29 de setembro.

Última atualização: 30/08/2022