1 - Nucal é contemplado com recursos da Finep

 
O Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da UFSJ (Nucal) foi selecionado pela Chamada Pública MCTI/FINEP/Ambientes Controlados e Salas Limpas. O espaço será contemplado com o valor de R$ 3.694.950,07, montante que será utilizado na execução do projeto Adequação de infraestrutura de ambiente controlado no Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da UFSJ (Nucal) com vistas ao avanço da produção em CT&I. Confira a íntegra.
 

2 - Co-autoria de pesquisador do Dpsic publicada em portfólio da Nature

 
Fatores de risco modificáveis, individuais e de família na infância para a condenação criminal: um estudo de coorte de 7 anos no Brasil é o título do artigo publicado pelas Scientific Reports, periódico mantido pelo portfólio da Nature, uma das maiores revistas do mundo na área de Ciências Naturais e Biomédicas. O estudo tem co-autoria do professor do Departamento de Psicologia (Dpsic), Mário Cesar Resende Andrade. Acompanhe.
 

3 - Prêmio Capes de Tese: pesquisa da UFSJ recebe Menção Honrosa na área de Materiais

 
O estudante do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da UFSJ (FQMAT), Brenner Rodrigo de Carvalho Vale, recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2022. Intitulado Exciton and charge carrier dynamics in colloidal semiconductor nanocrystals, o trabalho de conclusão de doutorado foi menção honrosa na área de Materiais defendida no Brasil, em 2021. O aluno teve como orientador o professor Marco Antônio Schiavon. Saiba mais
 

4 - XXII Edição da Semana da Economia

 
De hoje até 9 de setembro, acontece a XXII edição da Semana da Economia: um momento de reconstrução, que ocorre no auditório do CTAN. A semana acadêmica visa estimular a realização de atividades extracurriculares e a troca de experiências entre os estudantes universitários e toda a comunidade acadêmica, incluindo professores da UFSJ e profissionais da sociedade. A proposta é desenvolver habilidades que completam o que se aprende em sala de aula. No caso da temática deste ano, o intuito é promover reflexões sobre os caminhos da economia brasileira. Confira.
 

5 - Campanha Além do Abraço

 
Em apoio ao Setembro Amarelo, o Programa NASCER promove a campanha Além do abraço, voltada para a construção de uma rede de apoio coletiva. Durante o mês de setembro, serão quatro dias marcados para a ação de abraçar. Cada voluntário irá ficar de olhos vendados, com uma placa que convida as pessoas que precisam a serem abraçadas. Participe.
 

6.- Inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT

 
A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) abre inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT – ENA 2023. O prazo vai até as 17h de 3 de outubro, e  podem participar professores em exercício da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área. O ENA acontece dia 22 de outubro, das 14h às 17h. Para mais informações, acesse o site do PROFMAT.
 

7 - Seminário FQMAT

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) convida para seminário on-line nesta sexta, 9 de setembro, às 10h, via YouTube, com o professor Bruno Campos Janegitz (UFSCAR). O tema é Uso de impressão 3D para o desenvolvimento de sensores.
 

8 - Nova exposição no Museu Regional de SJDR

 
Nesta quinta, 8 de setembro, a partir das 19h, será inaugurada a exposição Mostrar arte é sempre bom, do artista plástico são-joanense Wanderlei Guilherme, o Wangui. A mostra, que fica em cartaz no Museu Regional de São João del-Rei, é uma das selecionadas no chamamento público realizado pela instituição e conta com pinturas em tela, madeira e objetos reciclados. 
 
Inaugurada junto às comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, Mostrar fica em cartaz até novembro e está inserida no calendário da 16ª Primavera de Museus. A visitação acontece de terça à sexta-feira, das 10h às 17h; e nos finais de semana, das 12h às 16h. A entrada é gratuita. 
 

9 -  Show Dois a Dois no Centro Cultural

 
A parceria musical de Luísa Lacerda (voz e violão), Maria Clara Valle (violoncelo, voz e percussão) e Diego Zangado (bateria, percussão e voz) deu luz ao show Dois a Dois, a ser apresentado na próxima segunda, 12, às 19h30, no Centro Cultural UFSJ. Os artistas se propõem a explorar as sonoridades de seus instrumentos, mesclando o popular e o erudito, a música cantada e instrumental, lançando-se numa aventura de recriação e ousadia. Entrada franca.

Última atualização: 05/09/2022