1 - Esclarecimento da PROPE sobre os termos de compromisso de IC

 
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE) comunica que está trabalhando na emissão dos termos de compromisso para execução dos projetos de iniciação científica aprovados nos Editais 001, 002, 004 e 006/2022. Mesmo diante do atraso nos procedimentos administrativos relacionados ao sistema PIBIC de indicação dos bolsistas e orientandos, o Setor de Pesquisa está trabalhando para que todos os cadastros sejam realizados dentro do prazo determinado, em especial, pelo CNPq.
 
Solicita-se aos bolsistas do CNPq (PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af) atenção especial ao termo de aceite enviado para o e-mail cadastrado no Lattes, que deve ser respondido impreterivelmente até o dia 14 de setembro. Para os editais 003 e 006/2022 o prazo de indicação dos alunos vai até o dia 23 de setembro.
 
Todas as dúvidas podem ser enviadas para o Setor de Pesquisa por meio de mensagem para pibic@ufsj.edu.br ou pelo telefone (32 3379-5131).
 

2 - CPPD em processo eleitoral

 
Estão abertas as eleições para composição da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). As inscrições vão até a próxima segunda, 12 de setembro, e a votação eletrônica está agendada para o dia 16, de 8h às 17h, neste link. Podem se candidatar docentes do quadro efetivo da UFSJ, em exercício. Confira.
 

3 - Prope oferece capacitação. Confira!

 
Nesta sexta, 9 de setembro, acontece o curso de capacitação para pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, oferecido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope). O Compendex: Revise e acompanhe a produção científica mundial em Tecnologia e Engenharia ocorre às 14h, em modalidade on-line. Veja mais
 

4 - Evento discute uma década da Lei de Cotas no Brasil

 
A Lei de Cotas (12.711/2012) completou dez anos no dia 29 de agosto. Para debater a importância, o impacto e as perspectivas dessa política, o Tugu-Ná, grupo de pesquisa, ensino e extensão da UFSJ, realizou, dia 1º, na Sala da Peteca do Campus Dom Bosco, roda de conversa para discutir esse marco na história do país. Leia mais.
 

5 - Especialização em Inteligência Artificial e Computacional recebe inscrições

 
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebe, até esta sexta, 9, inscrições para a terceira turma de pós-graduação lato sensu em Inteligência Artificial e Computacional, totalmente on-line e com valor divisível em até 12 parcelas. Leia aqui.
 

6 - Pró-Reitoria de Extensão lança edital para propostas de exposições no Centro Cultural

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex) abriu processo de seleção de propostas para exposições de Artes Visuais a serem realizadas no Centro Cultural no primeiro e no segundo semestres de 2023, ocupando a Galeria Principal e a Galeria Escada. Veja a íntegra.
 

7 - Projeto ACOLHER convida para curso

 
O Projeto ACOLHE: Cuidado e Educação, do Departamento de Ciências da Educação (DECED) convida para o curso Yoga para você, destinado à comunidade interna e externa. Os encontros ocorrem toda quinta-feira, de 17h30 às 18h30 e aos sábados, de 9h30 às 10h30, na sala 2.49 ou no teatro do CDB. O primeiro encontro é nesta quinta, 8 de setembro, com a convidada Karin Mandelli.
 

8 - Aulas de piano em grupo para crianças

 
O Laboratório de Didática do Projeto de Extensão Piano.Pérolas, abre vagas para aulas de piano em grupo, para crianças entre 4 a 7 anos. A iniciativa é coordenada pelas professoras Liliana Botelho e Carla Reis, com início em 14 de setembro. Interessados devem mandar e-mail para piano.perolas@gmail.com informando nome completo da criança, data de nascimento e telefone para contato. Saiba mais.
 

9 - Semana de Economia: acompanhe!

 
A XXII edição da Semana da Economia, realizada pelo Centro Acadêmico Livre de Economia, juntamente com a Coordenadoria do curso de Ciências Econômicas, prossegue até esta sexta, 9, com palestra e minicurso a cada dia.
O tema deste ano é Um momento de reconstrução, e visa promover reflexões sobre os caminhos que a economia brasileira, em seu sentido mais plural, tem tomado. Serão discutidas também as vulnerabilidades sociais do país, como a crise sanitária. O objetivo da Semana é proporcionar a troca de experiências entre profissionais e comunidade acadêmica. Mais notícias, acompanhe o Centro Acadêmico Livre de Economia no Instagram.
 

10 - Abertas as inscrições para Semana da Criança no Museu Regional de São João del-Rei

 
O Museu Regional prepara uma série de recitais de Órgão para alunos do Ensino Fundamental. As apresentações acontecem entre os dias 3 e 7 de outubro e as escolas interessadas em participar podem fazer inscrições, abertas desde o dia 5 de setembro. Os recitais serão seguidos de rodas de conversas com as crianças, tratando da utilização e história do órgão de tubos do museu e os potenciais usos da música na educação infanto-juvenil. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail mrsjdr.educativo@museus.gov.br até o dia 23 de setembro. 

Última atualização: 08/09/2022