1 - UFSJ sedia evento integrado das pós-graduações em Biologia Celular do Estado

 
Neste ano, o VII Simpósio de Integração dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular (VII SIBC) será organizado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com a participação das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV) e Uberlândia (UFU). O evento acontece entre 20 e 23 de setembro, no Teatro do Campus Dom Bosco, e recebe inscrições até a próxima quarta, 14, com taxas que variam de R$ 50 a R$ 130. Veja mais.
 

2 - Programa que monitora as redes sociais nas eleições repercute no MG TEC

 
A edição do MG1, da TV Integração (Rede Globo), do dia 7 de setembro, apresentou aos telespectadores, o Panorama Virtual das Eleições (Pave), desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Ciências da Computação da UFSJ (DCOMP). A plataforma monitora e analisa posts em redes sociais relacionados aos candidatos às eleições presidenciais deste ano. Coordenada pelo professor Leonardo Chaves Dutra da Rocha, a pesquisa protagonizou o quadro MG TEC que mostra as principais novidades do mundo da tecnologia e da inovação. Acompanhe.
 

3 - Reitoria e sindicatos esclarecem detalhes de licitação para contratação de terceirizados

 
O reitor, Marcelo Andrade, e o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Lucas Aarão, se reuniram nesta quinta-feira (08) com representantes do Sinds e da ADUFSJ. O encontro, solicitado pelas entidades sindicais, tratou da situação de parte dos colaboradores da UFSJ, cujo contrato com a empresa responsável pela terceirização vence em primeiro de outubro de 2022, o que obriga a universidade a realizar nova licitação. Veja a íntegra.
 

4 - CCO recebe o XI InterPET UFSJ

 
Os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade estarão reunidos, neste final de semana, de 9 a 11 de setembro, no XI InterPET, sediado no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis. O encontro é  ação obrigatória do MEC, e visa dar suporte a esses grupos, que apresentarão seus projetos desenvolvidos no período de um ano. Leia mais.
 

5 - PPGCF convida para qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) convida para o exame de qualificação do discente Wellington Fernandes de Carvalho, que apresenta trabalho intitulado Avaliação do efeito cocktail de Dipirona, Paracetamol e Nimesulida, utilizando o desenvolvimento embrionário de Zebrafish (Danio rerio) como modelo experimental.
Quando: 19 de setembro, às 9h, via Google Meet.  O link será publicado na página do PPGCF.
Banca: Prof. Hélio Batista dos Santos (Presidente)
Prof. Ralph Gruppi Thomé (UFSJ)
Profa. Camila Mariangela Pacheco (UFSJ)
Prof. Whocely Victor de Castro (UFSJ)
Prof. Leandro Augusto de Oliveira Barbosa (UFSJ)
 

6 - PPMEC: defesa à vista

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPMEC) convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação, intitulada Um estudo sobre a influência da temperatura do fluido de corte no microcorte do titânio comercialmente puro, do mestrando João Octávio Assis Marçal.
Quando: 13 de setembro, às 14h, via link
Banca: Prof. Robson Bruno Dutra Pereira (UFSJ)
Prof. Lincoln Cardoso Brandão (UFSJ)
Prof. Carlos Henrique Lauro (UFSJ)
Prof. Etory Madrilles Arruda (UFSJ)
Prof. João Paulo Davim Tavares da Silva (UA)
 

7 - UFV: evento One Health, One World

 
One Health, One World – Sindemia global, é um evento em modalidade híbrida promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e está marcado para os dias 21, 22 e 23 de setembro. É uma iniciativa do Grupo de Estudo em Ciência da Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (NUTRIEN) em parceria com a Iniciativa UFV em Saúde Única e apoio dos Programas de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV), em Ciência da Nutrição (PPGCN) e em Fitopatologia (PPGFP), da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) e das agências de fomento Capes e Fapemig. O objetivo é abordar a temática da Saúde Única, com foco na Sindemia Global e seus sistemas impulsionadores. Inscreva-se aqui.
 

8 - [Colaboração em pesquisa] Qualidade do sistema de delivery de alimentos

 
A mestranda Érika Araújo, no Programa de Pós-Graduação de Saúde e Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto, sob orientação da professora Natália Caldeira de Carvalho, convida a comunidade a responder um questionário on-line sobre a qualidade do sistema de delivery de alimentos, com o objetivo de elaborar uma ferramenta para controle de qualidade desses estabelecimentos. Para participar, clique aqui. O tempo total de preenchimento é de cerca de 10 minutos. 

Última atualização: 12/09/2022