1 - Arquitetura representa a UFSJ na Jornada de Iniciação Científica da SBPC

 
A pesquisa O custo das obras sociais: um estudo metodológico, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Artes Aplicadas da UFSJ (Dauap), foi indicada pela universidade para integrar a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC 2022), promovida em julho. O estudo foi desenvolvido pela estudante Bruna Heloísa dos Santos Damas e a pela professora Marcella Franco de Andrade com recursos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC). Leia a íntegra.
 

2 - Evento da pós-graduação em Psicologia recebe professor do Chile

 
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da UFSJ, promove na próxima quinta-feira, 22, às 18h, via Youtube, o encontro Pesquisar em Psicologia, com o tema patologização, despatologização e saúde mental: chaves para uma discussão contemporânea. O evento terá a participação do professor, Raudelio Machin Suarez da Universidade Andrés Bello do Chile e será mediado pela professora visitante do PPGPSI, Tania Coelho dos Santos. Saiba mais
 

3 - Autenticação na rede UFSJ

 
Em continuidade aos Projetos denominados “WiFi UFSJ” e “Melhoria da Gestão da Rede UFSJ”, o Setor de Internet e Redes (SETIR), juntamente com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTINF), implementará, a partir do dia 3 de outubro de 2022, o processo de autenticação de usuário para o acesso às redes cabeadas e sem fio da UFSJ. Confira.
 

4 - Chamadas públicas para Programa de Capacitação Institucional

 
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) disponibiliza, através da Chamada Pública n.04/2022, uma bolsa do Programa de Capacitação Institucional (PCI), com início a partir de dezembro de 2022 e vigência de até cinco anos, voltada para pesquisa científica na área de Modelagem Computacional e Bioinformática. O prazo para envio de propostas é 10 de outubro – inscreva-se e acompanhe o edital.
 

5 - LAPPIS realiza palestra sobre a Medicina Tradicional Chinesa

 
O Laboratório Acadêmico de Promoção e Práticas Integrativas em Saúde (LAPPIS) promove a palestra Medicina Tradicional Chinesa aplicada à oncologia, que será ministrada pela farmacêutica especialista em acupuntura e abordagens oncológicas na área da saúde, Camila Gomes de Melo. O evento acontece no dia 27 de setembro, às 19h30, via Google Meet. O link será enviado aos participantes inscritos, no dia da palestra, por meio do e-mail informado no formulário de inscrição. Será emitido certificado de ouvinte, com carga horária de 2h.
 

6 - Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação

 
O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (NETEC) da UFSJ vem realizar uma consulta interna para pesquisadores da Instituição que tenham interesse em concorrer ao Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professora Odete Fátima Machado da Silveira. Dentre as categorias previstas para premiação, há o Pesquisador Inovador. Poderão concorrer nesta categoria pesquisadores com título de Doutorado há mais de cinco anos até a data do encerramento das inscrições, que ocorre em 4 de novembro de 2022. O NETEC irá escolher um representante da UFSJ para concorrer.
 
Para participar, enviar um e-mail para netec@ufsj.edu.br até às 23h59min do dia 21 de setembro, com o seguinte conteúdo: Descrever a trajetória profissional e das inovações, radicais ou incrementais, transferências de tecnologia, políticas públicas e/ou criação de empresas/startups em que se evidencie significativa contribuição para o fortalecimento do Ecossistema Nacional de Inovação, ao aliar o conhecimento científico e tecnológico às demandas do setor empresarial ou do setor público. Da mesma forma, o (a) candidato (a) deverá estar com o seu Currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq. Saiba mais sobre a premiação aqui.
 

7 - Palestra sobre o Crea-MG nesta segunda

 
O Crea Jr-MG, Núcleo SJDR, convida para a palestra on-line Saiba o Que é o Crea, que ocorre nesta segunda-feira, 19 de setembro, às 18h, via Google Meet, ministrada pelo engenheiro e professor Francisco José Figueredo. Ainda dá tempo de se inscrever!

Última atualização: 19/09/2022