1 - Divulgados os resultados do Enade 2021

 
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgaram os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. A prova, que foi aplicada em novembro do ano passado, envolveu as áreas de conhecimento em Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes, entre outras. Leia mais.
 

2 - Reitores mineiros pedem recomposição orçamentária em encontro

 
Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que integram o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) entregaram nesta quarta-feira, dia 21, um documento ao senador Alexandre Silveira, em que reivindicam a recomposição do orçamento das universidades sediadas no estado. Saiba mais.
 

3 - Evento comemora 10 anos da lei de cotas com presença de lideranças

 
A fim de discutir o racismo no país, alunos do oitavo período de Comunicação Social-Jornalismo, promoveram nesta terça-feira, 20, no Campus Santo Antônio, o evento “Diálogos sobre racismo estrutural: vivência negra e a importância da política afirmativa de cotas raciais”. A palestra faz parte de uma série de encontros promovidos pela disciplina Seminário III, ministrada pela professora do Departamento de Comunicação Social (DCOMS), Filomena Maria Avelina Bomfim. Fique por dentro.
 

4 - Seminário de Psicologia discute sobre enfrentamentos ao suicídio

 
Promovido nesta terça-feira, 20, no Campus Dom Bosco, o Seminário “Psicologia e suicídio: atuações e enfrentamentos”, teve como proposta a discussão de temáticas do Setembro Amarelo. Organizado pelas estagiárias do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), as graduandas de psicologia, Izabella Dias Lombardi e Maria Paula Batista Martins, o evento contou com palestras e mesa-redonda sobre saúde mental e uma apresentação artística, que abriu o encontro. Acompanhe.
 

5 - Teatro inclusivo para a comunidade universitária abre vagas

 
O projeto de extensão Terceiro Sinal: apresentações teatrais gratuitas para a comunidade são-joanense está com inscrições abertas para voluntários. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, das 9h às 11h30, na sala 2.21 do prédio principal do Campus Santo Antônio, para os ensaios e atividades de preparação. Veja mais.
 

6 - Projeto Inserir: um debate sobre a Deficiência Mental e Psicossocial

 
A UFSJ foi uma das universidades brasileiras a integrar o Projeto Inserir (do Programa de Esquizofrenia - PROESQ - da Universidade Federal de São Paulo), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Leia a íntegra.
 

7 - Evento da Arquitetura promove discussão sobre cidade inclusiva

 
A UFSJ recebeu o evento Espaço em debate 2: Incursões transversais: do movimento LGBTQIA+ à ideia de cidade inclusiva, que trouxe ao Campus Santo Antônio o professor e coordenador do curso de Direito da Federal de São Paulo (Unifesp), Renan Quinalha. Saiba mais
 

8 - PPGCF: agenda de defesas

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) convida para as seguintes bancas de defesa:
 
*Perfil epidemiológico da apreensão de maconha, cocaína e crack em municípios da região centro-oeste de Minas Gerais, da mestranda Paula Lamounier Lima. Em 28 de setembro, às 14h, via Google Meet.  O link será publicado na página do PPGCF.
Banca: Prof. Joaquim Maurício Duarte Almeida (Presidente)
Prof. Farah Maria Drumond Chequer Baldoni (UFSJ)
Profa. Danyelle Romana Alves Rios (UFSJ)
Yuri Machado (PCMG)
 
**Avaliação dos parâmetros hematológicos de gestantes com e sem doença periodontal, da mestranda Patrícia Costa Souza de Sá. Em 30 de setembro, às 13h30,  via Google Meet.  O link será publicado na página do PPGCF.
Banca: Profa. Melina de Barros Pinheiro (Presidente)
Profa. Maria das Graças Carvalho (UFMG)
Prof. Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu (UFMG)
Profa. Danyelle Romana Alves Rios (UFSJ)
Profa.  Caroline Pereira Domingueti (UFSJ)
Profa. Leilismara Sousa Nogueira (UNIFAL)

Última atualização: 23/09/2022