1 - UFSJ conquista 139 bolsas PIBIC Jr. da Fapemig

 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou o resultado referente à Chamada 016/2022 – Seleção Pública de Adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica Júnior (PIBIC Jr.). O projeto, escrito pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ (Prope), foi contemplado com 100% das bolsas solicitadas e possíveis, ficando a Universidade na quarta posição do Estado, em relação ao número total de bolsas concedidas. Leia a íntegra.
 

2 - IV Workshop em Ciências Farmacêuticas

 
O IV Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), acontece nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30 de setembro, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis (MG). O evento celebra as atividades de cooperação entre o programa de pós da UFSJ e o da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP).
 
Neste ano, o tema é Ressignificando a pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. As atividades são gratuitas, presenciais e abertas para toda a comunidade acadêmica da UFSJ. Confira a programação.
 

3 - Netec inaugura nova sede no Campus Santo Antônio

 
O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec) está de casa nova. Na manhã da segunda, 26, foi inaugurada a nova sede do Núcleo, que passa a funcionar na sala S02-A, Campus Santo Antônio, próxima ao teatro. Saiba mais.
 

4 - PPGCA abre processo seletivo

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) abre inscrições, até 31 de outubro de 2022, para ingresso no curso de Mestrado no primeiro semestre de 2023. São duas linhas de pesquisa: Sistemas de Produção Agrícola e Sistema Solo-Planta-Ambiente. As inscrições devem ser feitas via SIGAA. Confira detalhes.
 

5 - PPGCC: agenda de bancas

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC) convida para as seguintes bancas:
 
*Defesa da dissertação Um framework multi-agente de aplicações de rastreamento corporal aplicado à reabilitação física e neurofuncional, do discente Felipe Reis Valente.
Em 30 de setembro, às 9h, via Google Meet
Banca: Prof. Diego Roberto Colombo Dias (Orientador)
Prof. Elder José Reioli Cirilo (Coorientador)
Prof. Vinícius Humberto Serapilha Durelli (interno)
Prof. Rafael Serapilha Durelli (UFLA)
 
**Qualificação do trabalho intitulado Proposta e Implementação de uma Biblioteca de desenvolvimento de soluções de rastreamento corporal baseada em sensores inerciais, do discente Elvis Hernandes Ribeiro.
Em 30 de setembro, às 16h, via Google Meet
Banca:  Prof. Diego Roberto Colombo Dias (Orientador)
Prof. Alexandre Bittencourt Pigozzo (interno)
Prof. Vinícius da Fonseca Vieira (interno)
Prof. Rafael Sachetto Oliveira (interno)
 

6 - Projeto abraça estudantes-mães da Universidade

 
As alunas da UFSJ que têm filhos podem contar com o apoio do Projeto Estudantes Mães (R)Existem. A iniciativa, que busca, por meio da arte, colocar em evidência a realidade vivida por essas mulheres se consolidou e, atualmente, é um coletivo que promove pesquisas e contribui para aprimorar a qualidade de vida desse público na Universidade e para reduzir as desigualdades em termos das condições de estudo em relação aos pais das crianças. Acompanhe.
 

7 - Quarteto Del Rey se apresenta no Museu Regional 

 
O Museu Regional de São João del-Rei recebe, dia 29 de setembro, às 19h30, o grupo musical Quarteto Del Rey, formado por violinistas, violistas e violoncelistas. O evento tem como objetivo criar conexões entre os profissionais da Música e os moradores da cidade, promovendo a democratização e a acessibilidade da música erudita para a população. A apresentação é gratuita, com lotação até o limite de capacidade do Museu.

Última atualização: 28/09/2022