1 - Novo espaço colaborativo para fomento ao ecossistema de inovação

 
O Hub de Inovação do CCO, inaugurado no final de setembro, é um espaço de interação e criatividade que tem por objetivo se consolidar como ambiente de coworking para atividades de empreendedorismo e inovação desenvolvidas por estudantes, professores e servidores do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). Confira!
 

2 - Seminário debate projetos e práticas de iluminação cênica

 
Se você tem interesse em participar do IV Seminário do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (GPHPC/UFSJ), se inscreva gratuitamente neste link, até 10 de outubro. O evento vai debater, entre os dias 10 e 14 de outubro, no CTAN, Projetos e Práticas Pedagógicas em Iluminação Cênica no Brasil e Argentina – criação e documentos de luz, trazendo professores e coordenadores responsáveis por cursos de iluminação naqueles países. Saiba mais.
 

3 - Assista à  palestra de abertura do XIX CPC

 
“Se é que a gente pode dizer que teve algo de positivo na pandemia, foi perceber que estamos numa sociedade que depende da colaboração, da interação, da troca de conhecimento para evoluir.” Essa foi uma das principais ideias do cientista e pesquisador Gustavo Mendes, durante sua palestra na abertura do XIX Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XIX CPC), na noite da última segunda, 3. Acompanhe a íntegra.
 

4 - Pibid e RP: inscrições prorrogadas até esta sexta, 7

 
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica (RP) informam que vão receber inscrições até o dia 7, sexta-feira, para projetos a serem desenvolvidos nessa nova etapa de financiamento.
 
Vale lembrar que os programas foram destaques na seleção nacional, ficando o Pibid entre as cinco primeiras universidades em Minas Gerais, conquistando um total de 120 bolsas para estudantes dos 12 cursos de  licenciatura que fazem parte do Programa. A Residência Pedagógica, por sua vez, alcançou o sexto lugar entre as 21 mineiras, o que garantiu a totalidade das bolsas solicitadas.
 
Para mais informações, consulte as páginas das Coordenadorias dos cursos envolvidos.
 

5 - Congresso Internacional Movimentos Docentes: inscrições terminam dia 7

 
O Congresso Internacional Movimentos Docentes recebe inscrições de professores, pesquisadores e estudantes até esta sexta-feira, 7 de outubro. A participação no evento, on-line, durante os dias 14 e 15 de outubro, é totalmente gratuita. Os resumos publicados no Congresso podem ser selecionados para publicação como artigo científico em revistas parceiras, como a Humanidades e Tecnologia em Revista. E os trabalhos completos podem ser selecionados para publicação como capítulo de livro.
 
No dia 14, às 9h, será transmitido a aula inaugural, com o tema A Educação frente às crises globais, ministrada pelo professor da Unicamp, Dermeval Saviani, e apresentada pela professora da Unifesp e Rede MD, Marilena Rosalen.
 

6 - PPGCA convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida para defesa de dissertação, intitulada Coinoculação de Azospirillum sp. e Fungos Micorrízicos Arbusculares no desenvolvimento inicial da Urochloa brizantha, da mestranda Júlia Pimenta Pereira. Nesta sexta-feira, 7 de outubro, às 9h, via Google Meet.
Banca: Prof. Ivanildo Evódio Marriel (Embrapa – orientador)
Dr. Frederick Mendes Aguiar (Embrapa) 
Profa. Nadia Nardely Lacerda Durães Parrella (UFSJ)
 

7 - Sétima edição do Prêmio Internacional Unesco

 
Estão abertas as inscrições para o 7º Prêmio Internacional Unesco – Guiné Equatorial para Pesquisa em Ciências da Vida, que se destina a premiar projetos e atividades de indivíduos, instituições ou organizações não-governamentais para pesquisa científica em Ciências da Vida, que levaram à melhoria da qualidade da vida humana. O Prêmio busca incentivar a pesquisa, bem como o estabelecimento e desenvolvimento de redes de centros de excelência naquela área.
 
Nesta edição, serão selecionados três ganhadores, que receberão prêmio de US$ 350.000, diploma e estatueta do artista equatorial guineense Leandro Mbom. As inscrições vão até 15 de novembro. 

Última atualização: 05/10/2022