1 - Nota Andifes: Governo Federal faz novo corte e inviabiliza funcionamento das universidades

 
Na última sexta-feira, 30/09, às vésperas do primeiro turno das eleições, o Governo Federal publicou uma norma (o Decreto 11.216, que altera o Decreto nº 10.961, de 11/02/2022, que se refere à execução do orçamento deste ano em curso) sacramentando novo contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação. A Diretoria da Andifes realizou reunião extraordinária de seu Conselho Pleno, nesta quinta, 6, para discutir o contexto e debater ações e providências. Acompanhe.
 

2 - Programas de Pós-graduação da UFSJ conquistam 10 bolsas de pós-doutorado

 
Cinco programas de pós-graduação da UFSJ foram contemplados com duas bolsas de pós-doutorado, com duração de 24 meses. Os projetos foram submetidos e aprovados no Edital Nº 16/2022 da Capes.
 
Os programas contemplados foram: Psicologia (PPGPSI), Letras (PROMEL), Ciências Agrárias (PPGCA), Engenharia Elétrica (PPGEL) e Biotecnologia (PPGBIOTEC). O resultado final pode ser consultado neste link.
 

3 - Conep, Condi e CPPD: eleições à vista

 
A Comissão Eleitoral da UFSJ abre inscrição para composição dos Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP), Conselho Diretor (CONDI) e Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), no período de 14 a 18 de outubro. Veja a íntegra do edital.
 

4 - UFSJ recebe Campus France Brasil

 
Você já pensou em estudar na França? Nos dias 10 e 11 de outubro, a UFSJ recebe o Campus France Brasil, agência oficial do governo francês para promoção do ensino superior, para uma série de apresentações sobre os estudos na França. É uma ótima oportunidade para conhecer bolsas, benefícios, programas de intercâmbio e diferentes formas de ingressar em uma instituição de ensino superior francesa. Veja a programação:
 
*Segunda-feira, 10: 16h30 no Campus Santo Antônio, na sala 3.03/3.04 (Pavilhão de aulas) e às 19h30 no Campus Dom Bosco, sala 2.48 (Salão da Peteca)
 
*Terça-feira, 11: 14h no Campus Alto Paraopeba, no auditório anexo à Biblioteca. 
 

5 - Grupo PET com vagas abertas

 
É aluno de Engenharia Mecânica e quer participar de um projeto que envolve ensino, extensão e ainda oferece bolsa? O Grupo PET-Materiais e Inovação Tecnológica está com vagas abertas para bolsistas e cadastro de reserva. As inscrições vão até o dia 15, via link.
 

6 - Seminários FQMAT amanhã, 7

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) promove nesta sexta-feira, 7 de outubro, dois seminários on-line:
 
*Química Analítica Verde, com a mestranda do Programa de Pós-Graduação Multicêntrica em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG), Fernanda Luna, às 10h, via YouTube.
 
**Metodologia para Implementação do Plano de Manutenção, Operação e Controle em um Sistema de Climatização Artificial, com a doutoranda do FQMAT, Kamila Nascimento. Às 11h, via YouTube
 

7 - PPGCA convida para seminário

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida para o seminário Desenvolvimento de métodos para seleção de microrganismos sinérgicos para co-inoculação em milho, ministrado pela aluna do Departamento de Ciências Agrárias, Gleyce Aparecida dos Santos Moreira. Nesta segunda-feira, 10, às 10h, na sala 2.16 do Campus Sete Lagoas.
 

8 - DMUSI convida para evento Nossas Canções 

 
Nesta quinta-feira, 6 de outubro, na Rua Coronel Tamarindo, 39, Centro, às 17h, acontece o Projeto de Extensão do Departamento de Música, As Nossas Canções: trilhas sonoras de vida e cantorias na cidade, que propõe a prática coletiva do canto em espaços públicos de São João del-Rei. 

Última atualização: 06/10/2022