1 - Alerta de chuvas: suspensão de expediente nesta sexta, 7 

 
Como medida de prevenção, a Reitoria da UFSJ libera servidores técnicos, professores e terceirizados, a partir desse momento, 15h, do expediente presencial, hoje, 07 de outubro. Tal medida se deve ao alerta de TEMPESTADE SEVERA COM GRANIZO, VENDAVAL E CHUVA FORTE emitida pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais.
 

2 - UFSJ tem movimentação limitada em mais de R$ 2 milhões

 
O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, Marcelo Andrade, realizou coletiva de imprensa, na tarde da última quinta-feira, 6, para trazer à comunidade as preocupações com o novo contingenciamento orçamentário anunciado pelo Governo Federal. O termo técnico, "estorno de limite de movimentação e empenho", alcança um percentual de 5,8% do orçamento do Ministério da Educação, resultando em uma redução na possibilidade de empenhar despesas das universidades no valor de R$ 328,5 milhões. A decisão do Governo foi anunciada por meio do Decreto nº 11.216, que altera o Decreto nº 10.961, de 11/02/2022. Fique por dentro.
 

3 - Declaração de acúmulo de cargos: prazo vai até 31 de outubro

 
Em atendimento à Resolução/UFSJ/CONSU/008/2021 – que dispõe sobre os procedimentos para atualização contínua das informações de acumulação de cargos/participação de sócio-gerência dos servidores efetivos da UFSJ – todos nós, servidores ativos, devemos entregar a Declaração de Acúmulo de Cargos, Empregos, Funções, Proventos e Outros Vínculos no ato de admissão/início de exercício na UFSJ, e anualmente, quando houver alteração (ou não) nas informações declaradas.
 
Neste ano, todos os servidores ativos deverão atualizar essa Declaração até 31 de outubro, via SIGRH: Menu Servidor > Serviços > Declaração de Acúmulo de Cargos.
 
Ressaltamos que, caso a servidora ou o servidor informem algum tipo de acumulação de cargos, empregos, funções, proventos e outros vínculos, será necessário anexar os documentos comprobatórios referentes ao que for informado e, também, anexar o Quadro de Horário Semanal de Atividades que exerce na UFSJ e fora da UFSJ, conforme o modelo disponível na página da Comissão para Análise das Declarações de Acumulação de Cargos (CPAAC).
 
Mantida a condição do ano anterior, documentos como declarações e contracheques deverão ser atualizados. Assim, orientamos que acessem antecipadamente a página da CPAAC e verifiquem quais informações ou documentos serão necessários para a atualização da Declaração. Em caso de dúvidas: nopes@ufsj.edu.br.
 

4 - Medidas preventivas quanto às chuvas

 
A Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre/Proad) informa que estão sendo tomadas todas as providências necessárias para reparar os danos causados pelas recentes chuvas, sobretudo aqueles que afetam as coberturas, telhados e janelas das instalações prediais. Entretanto, devido à extensão dos estragos, o pouco tempo para a solução e a previsão de novas chuvas, orientamos os usuários e responsáveis pelas instalações, principalmente do CDB, o Campus mais afetado, a afastarem equipamentos, mesas e ferramentas de trabalho das janelas e cobrirem com plásticos para proteção contra a água de goteiras.
 

5 - Interrupção na prestação de serviços de reprografia, impressão e encadernação nos campi de SJDR

 
A Dipre informa que o contrato com a empresa responsável pela prestação dos serviços de reprografia, impressão e encadernação nos campi de SJDR foi rescindido hoje, dia 7 de outubro, a pedido da contratada. Com isso, haverá interrupção dos serviços mencionados. Entretanto, está sendo providenciada a contratação de nova empresa para impedir que o pleno funcionamento das atividades administrativas e acadêmicas da UFSJ seja afetado. Tão logo o novo contrato entre em vigor, divulgaremos mais informações.
 

6 - PROGP abre inscrições para curso sobre conceitos básicos de Ouvidoria

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), abre inscrições para o curso Controle Social - Ouvidoria: Conceitos básicos, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, das 14h às 16h30, via Google Meet. O curso visa  apresentar a Ouvidoria Geral da UFSJ e suas competências, bem como promover as atividades desenvolvidas pela unidade e conscientizar sobre as possibilidades de interação com a Ouvidoria. 
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH, na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço
 

7 - Centro Cultural inaugura exposições nesta sexta-feira

 
O Centro Cultural da UFSJ inaugura três exposições nesta sexta, 7 de setembro, às 19h, que ficam em cartaz até dia 15 do mesmo mês. Confira:
 
*Labirinto: Narrativas Antrópicas, de Luciana Beatriz Chagas. A exposição apresenta esculturas cerâmicas e aquarelas sobre papel. O labirinto está presente como metáfora do percurso longo e confuso em que nossa civilização entrou e agora precisa sair para sobreviver. As crisálidas trazem a ideia de ocupação e infestação dos insetos para o debate sobre as Artes Aplicadas e as Artes Visuais na cultura da sustentabilidade.
 
**Paisagens do Ferro, de Bruno Amarante. O modelo da indústria minerária instaurado sobre o território do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais é altamente impactante no espaço, permeando as dinâmicas sociais, econômicas, ambientais, num delicado e extenso quadro de insustentabilidades. Esse tema é motivo da exposição do professor Bruno Amarante do curso de Artes Aplicadas da UFSJ, em que realiza leitura crítica, política e simbólica desse modelo minerário sobre o território.   
 
**AQUA, uma exposição de ArteCiência, que tem como objetivo principal divulgar a diversidade microscópica da água doce, por meio da Arte. O trabalho surgiu a partir do projeto de extensão Gota D’Água, coordenado pelo professor André Flávio Rodrigues, do curso de Ciências Biológicas da UFSJ. As aquarelas foram feitas pela professora Luciana Beatriz Chagas, do curso de Artes Aplicadas. Em AQUA, os visitantes terão também a oportunidade de observar esses organismos em microscópio. Haverá visitas guiadas às segundas e quartas, das 14h às 16h, enquanto a exposição estiver em cartaz. 
 

8 - 51° Conversando Agroecologia

 
O Grupo Guayi de Agroecologia convida para o 51º Conversando Agroecologia, que trabalha a temática A construção do sistema participativo de garantia da qualidade orgânica/SPG-FLORIÔ na Zona da Mata-MG. A palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo, mestre em extensão rural e pesquisador colaborador da UFV, Eugênio Resende. É na próxima terça-feira, 11, às 19h30, via Google Meet. Não perca!

Última atualização: 07/10/2022