1 - Inserção da extensão nos currículos encerra atividades do XIX CPC

 
O XIX Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XIX CPC) encerrou as atividades desta edição com a palestra A importância da inserção da extensão na matriz curricular dos cursos de graduação. O conteúdo foi ministrado pela coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cograd), a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria do Socorro de Lima Oliveira. A palestra foi transmitida pela TV UFSJ. Acompanhe a cobertura completa do evento aqui.
 

2 -  Agendamento de férias para 2023

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e a Divisão de Administração de Pessoal reitera que o prazo para programação de férias referente ao ano de 2023 se estende até 31 de outubro, via SigRH, conforme Resolução 13/2021/CONSU. As chefias imediatas deverão analisar a escala de férias da unidade e posteriormente homologá-las até o dia 4 de novembro, conforme calendário de férias do Sistema. Em caso de discordância do período de férias cadastrado, a chefia imediata deverá comunicar ao servidor solicitando indicação de novos períodos a serem usufruídos.
 
Em virtude da necessidade de adequação da normativa interna e do Sistema Interno de Gestão de Recursos Humanos (SigRH), salientamos que as férias não devem ser agendadas no SouGov. Após o processamento pelo Setor de Registro no Siape, será possível visualizar e consultar normalmente pelo SouGov.
 
Os Manuais de Férias estão disponíveis neste endereço. Em caso de dúvidas, gentileza entrar em contato por sereg@ufsj.edu.br e dipes@ufsj.edu.br
 

3 - FQMAT promove seminário nesta sexta

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) promove encontro com o professor da UEMG, Renan Augusto Pontes Ribeiro, que trabalha a temática Magnetismo em nanomateriais multifuncionais: O papel da Química de Superfície no ordenamento magnético. É nesta sexta-feira, 14 de outubro, às 10h, via YouTube
 

4 - Live Tira Dúvidas da Fapemig

 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) promove nesta terça-feira, live para tirar dúvidas sobre o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias estratégicas com os Estados III, Edital 38/2022. O evento contou com a presença do presidente da Fapemig, Paulo Beirão; do Diretor de C,T&I da Fapemig, Marcelo Speziali, e da Gerente de C&T, Simone Rodrigues. A íntegra está disponível no YouTube – confira.
 

5 - Últimas semanas para inscrições do 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher – Meninas cientistas

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida Pró-Reitorias de Graduação e Pesquisa, Secretarias de Educação, escolas e organizadores de olimpíadas e feiras científicas para enviarem indicações ao 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. Serão seis premiadas: três do Ensino Médio e três da Graduação –  de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. A avaliação vai se pautar pela criatividade e boa aplicação do método científico em projetos de iniciação científica, bem como o potencial de contribuição com a Ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.
 
As indicações, com a devida documentação, devem ser enviadas até 31 de outubro, exclusivamente por este formulário on-line. O anúncio das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2023, e o prêmio entregue em 10 de fevereiro, durante o evento anual realizado pela SBPC, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo.
 

6 - Projeto Mulheres na Ciência: confira próximo encontro

 
Violência contra a mulher é o tema da próxima edição do projeto Mulheres na Ciência, marcada para o dia 21 de outubro, às 15h. Deborah Malta, professora da Escola de Enfermagem da UFMG; Ludmila Ribeiro, do Departamento de Sociologia da UFMG; Juliana Maggi Lima, integrante da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB-SP e Lettycia Vidal, fundadora da Gestar, plataforma que atua no combate da violência obstétrica, discutem as diferentes faces da violência no contexto feminino.
 
Os encontros do projeto Mulheres na Ciência são promovidos pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e pelo State Innovation Center, hub de inovação localizado em São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela Plataforma Sympla. O Biotechtown, hub de inovação voltado exclusivamente para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida, é parceiro da iniciativa.

Última atualização: 11/10/2022