1 - Dia do Servidor, 28 de outubro, será feriado

 
O Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, será feriado para os estudantes e servidores da UFSJ. Por meio da Decisão Ad Referendum Nº 15/2022, o presidente do Conselho de Ensin, Pesquisa e Extensão, reitor Marcelo Andrade, estabeleceu a alteração nos calendários acadêmicos da graduação e da pós-graduação, em consonância com o que consta no calendário administrativo.
 
 

2 - Observatório Urbano de SJDR participa de feira de artesanato no Senhor dos Montes

 
O Observatório Urbano de São João del-Rei participa neste domingo, 16 de outubro, da feira de artesanato no bairro Senhor dos Montes. O evento será realizado de 8h às 17h, na Rua Nossa Senhora da Saúde.
 
A iniciativa integra as atividades o Observatório junto à população do bairro. As ações previstas visam ampliar a compreensão e o reconhecimento territorial da comunidade por meio de intervenções fotográficas e interações com elementos de representação espacial.  Por meio de maquetes e mapas do território, busca aproximar os moradores de outras formas de apreensão da dinâmica no bairro através de diferentes escalas.
 
Parte das interações poderá ser acompanhada no domingo, no Instagram do Observatório Urbano.
 
 

3 - XXIV Semana de Administração promove discussões sobre Tecnologias

 
A XXIV Semana de Administração (SEMAD) será realizada entre os dias 17 e 21 de outubro com diversas atividades. A abertura oficial acontece na terça-feira (18), às 19h, no Anfiteatro do Campus Tancredo Neves (Ctan), com o painel Tecnologia Social como instrumento de inovação: Rompendo a ideia do tecnicismo. Com atividades presenciais e online, o evento é promovido pela Coordenação do Curso de Administração da UFSJ, em parceria com a Dinâmica Consultoria Empresa Jr. Acompanhe.
 
 

4 - Grupo PET - Materiais e Inovação Tecnológica abre vagas para bolsistas

 
O Grupo PET - Materiais e Inovação Tecnológica está com vagas abertas para bolsistas e para formação de cadastro de reserva. Para quem se interessar, as inscrições vão até o dia 15 de outubro. Acesse o edital e fique por dentro dos requisitos e atribuições para concorrer à bolsa. Confira.
 

5 - Torneio de xadrez em homenagem ao Dia do Professor

 
Neste domingo, 16 de outubro, acontece o II Torneio San-São de Xadrez, em homenagem ao Dia do Professor. O objetivo é fomentar a prática do jogo de xadrez entre moradores da cidade de São João del-Rei e Santa Luzia, bem como cidades vizinhas e de outras regiões de Minas Gerais e Brasil. O evento está marcado para às 8h30, no Largo da Igreja São Francisco de Assis (SJDR), e é aberto a todos.
 
 

6 - PPMEC abre edital

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMEC) abre inscrições para seu processo seletivo, no período de 7 a 11 de novembro. São 20 vagas para ingresso no terceiro quadrimestre letivo. O edital completo e manual do inscrito estão disponíveis neste link.
 
 

7 - Inscrições para o curso Controle Social - Ouvidoria: Conceitos básicos terminam dia 17 de outubro

 
As  inscrições para o curso Controle Social - Ouvidoria: Conceitos básicos encerram na próxima segunda-feira, 17 de outubro. Para participar, é preciso acessar o SIGRH, na alça Capacitação se seguir o passo a passo para realização da inscrição. As aulas serão realizadas nos dias 18 e 19 de outubro, de 14h às 16h30, via Google Meet.
 
O curso visa  apresentar a Ouvidoria-Geral da UFSJ e suas competências; - Promover as atividades desenvolvidas pela unidade; - Conscientizar sobre as possibilidades de interação com a Ouvidoria.
 
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED) da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP).
 
 

8 - PPGCA convida para seminário

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) promove encontro com a aluna Lorraine Moreira, do Departamento de Ciências Agrárias, nesta segunda-feira, 17 de outubro, às 10h, na sala 2.16 (Pavilhão de aulas - Campus Sete Lagoas). O tema é Ozonização das cascas de batata (Solanum tuberosum L.) e avaliação dos efeitos sobre parâmetros físico-químicos de qualidade e influência nos níveis de resíduos de agrotóxicos.
 
 

9 - PPGBIOTEC convida para qualificação de doutorado

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC), do Campus Centro Oeste Dona Lindu, convida para a banca de qualificação de doutorado do aluno Anderson Kelvin Saraiva Macêdo. O trabalho é intitulado Avaliação da toxicidade combinada de metais pesados em peixes associado ao impacto ambiental causado por atividades mineradoras.
A apresentação será no dia 18 de outubro, às 13h30, via Google Meet, neste link.
 
Banca:
Dr. Ralph Gruppi Thomé – orientador- UFSJ (Presidente)
Dr. Fabricio Flávio Theophilo Domingos - Artífice Soluções Biológicas
Dr. Mayron Alves de Vasconcelos - UEMG
Dra. Magna Cristina de Paiva - UFSJ 
Dr. Rafael Cesar Russo Chagas - UFSJ (Suplente)
Dr. Fernando de Pilla Varotti - UFSJ (Suplente)
 
 

10 - PMBqBM convida para defesa de dissertação

 
O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) convida para a defesa de dissertação da mestranda Priscilla Oliveira Gil. O trabalho é intitulado Enterocina B: Expressão, purificação, caracterização e análise do seu perfil antifúngico em cepas de Candida sp.
 
A apresentação será no dia 19 de outubro, às 13h30, via Google Meet, neste link.
 
Banca:
Dra. Vanessa Faria Cortes  – UFSJ (Presidente)
Dra. Jaqueline Maria Siqueira Ferreira - UFSJ (Titular)
Dra. Simone Fonseca Pires - IFSUDESTE - (Titular)
Dr. Israel Pereira Garcia - UFSJ (Suplente)
Dra. Leilismara Sousa Nogueira - UNIFAL (Suplente)
Dr. Leonardo Vazquez - University of  Illinois  (Suplente)

Última atualização: 17/10/2022