1 - Sobre as eleições de 30 de outubro

A Universidade Federal de São João del-Rei, como outras instituições federais de ensino superior, reforça a campanha de conscientização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre a importância de todas e todos na eleição que vai definir o futuro do Brasil, a realizar-se neste domingo, 30 de outubro. Desde o processo de redemocratização, há 40 anos, essa tem se configurado como crucial para o futuro da Democracia no Brasil.
 
Como um dos pilares da sociedade brasileira, a UFSJ, assim como outras universidades federais – importantes centros de ensino, pesquisa e extensão –, vem cumprir seu dever de conscientização, neste momento em que propostas, posicionamentos e realizações dos candidatos se apresentam, a fim de assegurar a participação da comunidade universitária nesse pleito.
 
Dessa forma, teremos, nos próximos dias, docentes, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados e discentes se deslocando pelo território nacional, para exercer seu direito e dever cívico do voto. Por esse motivo, será necessária nossa compreensão para que os alunos não sejam penalizados por perderem alguma atividade acadêmica agendada no período eleitoral.
 
Desejamos aos cidadãos e às cidadãs um pleito que aconteça de maneira pacífica, serena e consciente.
 
Boa Eleição!
 
2 - Pós em Agrárias seleciona bolsista para pós-doutorado
 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) abre edital para seleção de um bolsista para pós-doutorado. O Programa se destina a doutores com perfil para realização das atividades no âmbito da área de concentração em Produção Vegetal, no tema do projeto intitulado Avaliação da diversidade genética com base na produtividade, rendimento e qualidade dos frutos de espécies nativas do Cerrado: cagaita, baru e pequi
 
As inscrições vão até 6 de novembro, via SIGAA. O edital do processo seletivo pode ser lido aqui.
 

3 - PPBE promove workshop 

 
O Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPBE) convida para o Workshop Convênio Programa de Bioengenharia e Universidade de Catamarca da Argentina – Ciclo de palestras da linha de pesquisa Bioengenharia de Sistemas Neuronais, organizado pelo professor Antônio-Carlos Guimarães de Almeida. A programação começa na próxima quinta-feira, 3 de novembro. Confira e se inscreva pelo link.
 

4 - PPGCA: seminário dia 31

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) promove seminário intitulado A importância da propagação e micropropagação de plantas frutíferas do Cerrado, estudos sobre pequi, cagaita e bauru, com o discente do Programa, Igor Mateus Araújo Alves. Na próxima segunda, 31, às 10h, na sala 2.16 do Campus Sete Lagoas. 
 

5 - Pós em História: agenda de defesas

 
O Programa de Pós-Graduação em História (PGHIS) convida a comunidade acadêmica para as seguintes defesas:
 
*A cultura material no sul de Minas: padrão de construção e de consumo entre as elites – Baependi, 1800-1850, do mestrando André Geraldo de Sá. Nesta quarta-feira, 26, às 14h30. 
Banca: Prof. Dr. Marcos Ferreira de Andrade
Profa. Dra. Sheila Siqueira de Castro Faria (UFF)
Profa. Dra. Paula Chaves Teixeira Pinto (USP)
 
**A trajetória do jornal La Protesta Humana (Buenos Aires, 1897-1907), do mestrando Bruno Dulci Reis. Próxima segunda-feira, 31, às 14h, via Google Meet.
Banca: Prof. João Paulo Coelho Souza Rodrigues (UFRJ - Orientador)
Prof. Norberto Osvaldo Ferreras (UFF)
Prof. Dr. Danilo José Zioni Ferretti (UFSJ)
 

6 - Bolsistas devem cadastrar dados bancários no Sistema Everest

 
A Fapemig está ajustando seu sistema de pagamento de bolsas. A partir de novembro, o pagamento será feito diretamente na conta corrente do bolsista. Dessa forma, é necessário que todos os bolsistas cadastrem seus dados bancários no Sistema Everest. O cadastro e a conferência dos dados da conta corrente, cujo titular deve ser o próprio bolsista, irá evitar atrasos no recebimento motivados por inconsistências de informação. Acompanhe os detalhes
 

7 - IF-Sudeste MG oferece pós-graduação

 
O IF-Sudeste MG está com inscrições abertas para três cursos de pós-graduação, nas áreas de Didática e Trabalho Docente, Engenharia de Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida nas Organizações. As inscrições vão até 31 de outubro – confira.
 

8 - Serrapilheira promove live amanhã

 
O Instituto Serrapilheira está com a 6ª Chamada Pública de Apoio à Ciência aberta. Projetos que tenham estratégias de risco são bem-vindos. Por isso, para ajudar os candidatos na elaboração de seus projetos e tirar dúvidas sobre o edital, o Instituto promove live nesta quinta, 27, às 13h, pelo YouTube.

Última atualização: 26/10/2022