1 - Educação, respeito à democracia e construção do futuro

 
O FORIPES-MG, fórum que congrega as universidades e os institutos federais mineiros, o CEFET-MG e as universidades estaduais, abaixo relacionados, vêm a público se manifestar sobre as eleições nacionais, cujos resultados foram oficializados pelo Tribunal Superior Eleitoral e amplamente reconhecidos, inclusive internacionalmente. Fique por dentro.
 

2 - Oportunidades na pós: programas com inscrições abertas

 
A UFSJ oferece diversos cursos de pós-graduação. Acompanhe, a seguir, aqueles que estão recebendo inscrições, e como fazer para se candidatar a uma das vagas. Acompanhe.
 

3 - Edital Pibic Jr. Fapemig

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que o Edital 014/2022/PROPE, ainda em vigência, regulamenta propostas para a seleção de bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr.), financiada pela Fapemig. O período de submissões vai até 21 de novembro. Doutores, mestres e especialistas podem fazer a submissão de até dois projetos de estudo. 
 

4 - PROGP e Dimap abrem inscrições para curso

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP)  e a Divisão de Materiais e Patrimônio (Dimap), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), abrem inscrições para o curso Solicitações de materiais de consumo e permanente no âmbito da UFSJ, que acontece na próxima quinta, 10, de 9h às 11h, e de 14h às 16h, via Google Meet. O curso visa  aprimorar os conhecimentos sobre esse fluxo na UFSJ.
 
As inscrições serão recebidas via SIGRH, na alça Capacitação. O passo a passo está disponível neste endereço
 

5 - RNP oferece curso gratuito para capacitar profissionais na área de saúde digital

 
A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) abriu inscrições para um programa de atualização na área de saúde digital, em uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), oferecido na modalidade de Ensino a Distância. Acesse aqui o site para inscrições. 
 
A proposta é aprimorar a capacitação para que os profissionais possam atuar com mais eficácia na prática digital da saúde, usando recursos de tecnologia, como o teleatendimento e o prontuário eletrônico, em sua rotina de trabalho. O curso, gratuito, inscreve até 30 de dezembro. Confira os detalhes.
 

6 - PGDPLAT convida para seminário

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT) convida para seminário com o discente Rafael Augusto Santos Drumond, que vai falar sobre Planejamento do uso do solo para mitigação de enchentes urbanas: simulação de cenários de adoção de técnicas verdes e azuis a partir do novo Plano Diretor de Belo Horizonte. Rafael é orientado pelo professor Renan Pereira Almeida. Nesta sexta-feira, 4, às 16h, via Google Meet.
 

7 - SBPC prorroga inscrições para o 4º Prêmio Carolina Bori Ciência&Mulher

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) prorrogou, até 6 de novembro, o prazo para as inscrições ao 4º Prêmio Carolina Bori Ciência&Mulher. Contemplando nesta edição a categoria Meninas Cientistas, a premiação é dedicada às estudantes do Ensino Médio e Graduação com notório talento para uma carreira científica promissora. Inscreva-se e tire suas dúvidas.
 

8 - [Oportunidade] Serrapilheira abre três editais 

 
O Instituto Serrapilheira abre três editais de fomento à pesquisa: 1) Chamada para pesquisa em doenças raras, com inscrições até 2 de dezembro; 2) Formação em Ecologia Quantitativa, até dia 8; 3) Chamada de Apoio à Ciência, que inscreve até 28 de novembro. Todos os detalhes das chamadas podem ser conferidos via link
 

9 - [Colaboração em pesquisa] Padrão de alimentação dos brasileiros

 
O Estudo NutriNet Brasil, realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (Nupens/USP) e coordenada pelo professor Carlos Augusto Monteiro, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, busca participantes voluntários para responder à pesquisa que investiga a relação entre os padrões de alimentação do brasileiro e diversas condições crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer, entre outras.
 
Os participantes respondem periodicamente a questionários sobre alimentação e estado de saúde. Para se cadastrar, é preciso ter no mínimo 18 anos, morar no Brasil e dispor de acesso à internet. O link para se inscrever na pesquisa é https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br.

Última atualização: 03/11/2022