1 - Projeto Música nos RUs

 
Teve início nesta quinta, 10, o projeto Música nos RUs, que promove, uma vez ao mês, sempre às 12h15, apresentações musicais no entorno dos restaurantes universitários. A estreia foi no Restaurante Universitário do CSA. A iniciativa decorre de parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e o Departamento de Música da UFSJ (Dmusi), com o objetivo de oferecer experiências musicais significativas aos estudantes, como forma de lazer e descontração no horário do almoço. 
 
Os artistas são alunos do curso de Música, que trazem para a comunidade acadêmica uma nova oportunidade de socialização, por meio da cultura musical, especialmente a Música Popular Brasileira. Música nos RUs é notícia, diversão e arte!
 
Confira a agenda das apresentações:
10-11:  Campus Santo Antônio
24-11: Campus Dom Bosco 
01-12:Campus Tancredo Neves 
07-12: Campus Santo Antônio
 

2 - Limitação de armazenamento do Google: veja o vídeo

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) publicou mais um vídeo sobre a limitação de armazenamento dos serviços do Google Workspace, para esclarecer dúvidas quanto às restrições de espaço. Nesse vídeo, é mostrada também outra forma de fazer backup dos dados. Assista aqui.
 

3 - 11º Encontro com Imagens e Filosofia

 
O Grupo de Estudos em Filosofia e Imagens (GEFI), presente na UFSJ e em universidades parceiras (UNB, UFRGS e UEFS), promove o 11º Encontro com Imagens e Filosofia, junto ao II Seminário Anual do Núcleo de Estudos Corpo, Cultura, Expressão e Linguagem (NECCEL). 
 
O objetivo desses encontros em conjunto é pensar a Educação entre corpos e imagens e promover um espaço para discussão e reflexões a partir da obra Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções do pensamento das diferenças para a Educação, dos autores Alexandre Filordi de Carvalho e Silvio Gallo, publicada em 2022 pela Fino Traço.
 
O 11º Encontro ocorre na próxima sexta-feira, 18 de novembro, a partir das 14h30, no Campus Dom Bosco, também com transmissão on-line. Inscreva-se – haverá emissão de certificado.
 

4 - Formatura da Turma XI da Universidade Para a Terceira Idade 

 
Em 30 de novembro, a 11ª Turma do programa de extensão Universidade para a Terceira Idade promove a formatura de suas alunas e alunos, na solenidade de encerramento do Curso de Atualização de Conhecimentos e Preparação para o Envelhecimento. Será no Campus Dom Bosco, às 17h.
 

5 - PPGEQ convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida para defesa da dissertação do mestrando Matheus Furlan Pinheiro, intitulada Desenvolvimento de protótipo gerador de micro e nano bolha para processo de flotação catiônica reversa, associado ao desenvolvimento de depressor a base de amido modificado. Nesta sexta-feira, 11 de novembro, às 14h30, via Google Meet.
Banca: Prof. Fabiano Luiz Naves (UFSJ)
Prof. Eduardo Prado Baston (UFSJ)
Profa. Renata Carolina Zanetti Lofrano (UFSJ)
Prof. José Izaquiel Santos da Silva (UFVJM)
Prof. Alexandre Bôscaro França (UFSJ - Suplente)
 

6 - forumdoc.bh: evento começa nesta quinta!

 
O forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema –  chega à 26ª edição em 2022. O evento será realizado entre os dias 10 a 20 de novembro, no Cine Humberto Mauro e no Cine Santa Tereza. A programação é gratuita e em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line.
 
A abertura é nesta quinta-feira,  às 19h, no Cine Humberto Mauro. Haverá a exibição comentada da obra Mato Seco em Chamas (Adirley Queirós e Joana Pimenta, Brasil/Portugal, 2022) com a presença dos diretores e da montadora Cristina Amaral. Confira a programação.
 

7 - [Oportunidade] Programa de estágio Aperam

 
A Selpe Trainee & Estágio, empresa parceira da Aperam, está com inscrições abertas para seu programa de estágio. Podem participar graduandos que estejam cursando os últimos três anos do curso e que tenham disponibilidade para realizar o estágio, presencialmente, no período de 11 meses. Confira as vagas e localidades:
 
#Timóteo (MG): Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências de Dados, Engenharias de Materiais, da Computação, de Controle e Automação, de Produção,         Engenharia Elétrica, Mecatrônica, Mecânica, Metalúrgica e Química, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Sistemas de Informação, Psicologia, Turismo.
#Capelinha (MG); Itamarandiba (MG): Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências de Dados, Engenharias Agronômica, Física, Ambiental, Civil, Florestal, de Produção, Elétrica, Mecânica, Química, de Processos, Mecatrônica, de Controle e Automação, Processos Logísticos, Sistemas de Informação.
#Belo Horizonte (MG): Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Economia, Engenharias de Materiais, de Produção, Mecânica, Metalúrgica e Química.
#São Paulo (SP): Administração, Economia, Relações Internacionais, Ciências de Dados, Ciências Contábeis, Estatística, Engenharia de Materiais, de Produção, Engenharia Mecânica, Metalúrgica, Química e Psicologia.

Última atualização: 10/11/2022